Corinthians tentou ganhar no estilo Mano, mas perdeu com digitais de Luxa

O técnico Mano Menezes tentou mudar o cenário do Corinthians com apenas quatro treinamentos, mas a eliminação para o Fortaleza na Sul-Americana ocorreu em cenário parecido ao da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo.

O que aconteceu

O Corinthians foi totalmente dominado pelo Fortaleza na derrota de ontem por 2 a 0, no Castelão. Na ida, o Timão havia empatado por 1 a 1 na Neo Química Arena.

A partida teve situação semelhante aos jogos de mata-mata contra Estudiantes (ARG) na própria Sul-Americana e diante do São Paulo, na Copa do Brasil, quando o Corinthians de Luxa apenas tentou se defender e levou um bombardeio do rival.

O Corinthians chegou à semifinal da Sula aos trancos e barrancos. Em um primeiro momento, se classificou usando a base. Quando foi eliminado da Copa do Brasil, resolveu priorizar a competição continental e eliminou o Newell's nas oitavas e o Estudiantes nas quartas. Na semifinal, o desempenho melhor do Fortaleza falou mais alto.

O que Mano tentou fazer?

O novo técnico do Corinthians disse que não podia promover muitas mudanças diante do pouco tempo de trabalho, mas tentou alguns ajustes táticos que não foram suficientes.

Ele escalou Romero como ponta pela esquerda na intenção de ajudar Fábio Santos na marcação. O lateral-esquerdo de 38 anos, porém, foi presa fácil e errou nos dois gols do Fortaleza.

Na direita, Mano optou por Rojas, e o paraguaio também saiu devendo na ajuda para Fagner. O Fortaleza se impôs pelos dois lados do campo e criou diversas chances.

O Corinthians apresentou alguma pequena melhora na marcação pelo meio. O time se defendeu com duas linhas de quatro mais compactas e deixou Renato Augusto e Yuri Alberto na frente, com menos responsabilidade defensiva.

Continua após a publicidade

No primeiro tempo, o Corinthians teve chance clara com Yuri Alberto quando o jogo estava 0 a 0. Na etapa final, o Timão levou dois gols em 10 minutos e passou longe da reação.

Mano tentou, mas a equipe inerte de Luxemburgo voltou a aparecer. O Corinthians só se defendeu e se defendeu mal, não foi criativo e mostrou a todo tempo não saber o que fazer com a bola.

Em nenhum momento do jogo o Timão deu sinais de reação. A pressão inicial do Fortaleza se manteve em todos os minutos, e o Corinthians não foi capaz nem de fazer aquela "blitz" nos acréscimos. A incapacidade de se organizar e de agredir já era uma marca do time sob o comando anterior.

O Corinthians de Luxa era taticamente limitado, mas conseguiu alguns resultados na base da entrega ou do brilho individual. Hoje, com Renato Augusto discreto, o Fortaleza venceu facilmente.

A gente só preparou o jogo em si, não havia muito tempo para algo diferente. Observamos o que foi feito até então, era respeitar a maioria das decisões que trouxeram a equipe até aqui. O futebol precisa ser justo com quem trouxe a gente até aqui. Analisamos adversário, tipo de jogo, tomamos decisões. Não é problema de motivação mental, é dificuldade para jogar, é algo claro há mais tempo

Mano Menezes, em entrevista coletiva.

Continua após a publicidade

E agora?

O Corinthians tem apenas o Campeonato Brasileiro até o fim da temporada. O Timão está na 13ª colocação, com 30 pontos. O primeiro objetivo é se distanciar do Z-4. O Vasco, 17ª colocado, tem 26 pontos e está a apenas quatro do Corinthians.

Em um segundo momento, a ideia é reagir para sonhar com vaga na Libertadores. O Fluminense, primeiro no G-6, tem 41 pontos. As próximas semanas também serão de avaliação sobre o elenco para 2024. Mano Menezes pretende ajudar na definição sobre o grupo para o ano que vem, mesmo que sua permanência seja incerta.

O técnico assinou até o fim de 2025, mas o Corinthians terá eleições em novembro. Candidato da situação, André Negão pretende manter a comissão técnica. Augusto Melo, da oposição, quer mexer.

O atual presidente, Duilio Monteiro Alves, tem mandato até dezembro e não será candidato à reeleição. Ele apoia André Negão, que é da "Renovação e Transparência", grupo de Andrés Sanchez que está no poder há 16 anos.

Quer saber tudo o que rola com o Corinthians sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Continua após a publicidade

A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, o Corinthians jogou contra o Estudiantes no mata-mata da Copa Sul-Americana. O erro já foi corrigido.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.