A Conmebol surpreendeu ao anunciar na manhã de hoje (4) a definição das sedes para a Copa do Mundo de 2030. No entanto, as negociações para que Argentina, Uruguai e Paraguai recebessem o torneio acontecem há meses.
O que aconteceu
Decisão sobre sedes só sairia em 2024. A previsão inicial da Fifa era revelar as sedes do torneio apenas no próximo ano, mas uma negociação com a Conmebol e os presidentes das federações esportivas acabou antecipando o anúncio.
Negociação durou seis meses. Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, vinha costurando o acordo com Gianni Infantino, presidente da Fifa, para tirar o projeto do papel.
Tratativas foram mantidas em sigilo. Apenas os principais dirigentes das federações sabiam da negociação, que foi revelada oficialmente na manhã de hoje (4).
Chile ficou fora do acordo. O país era um dos cotados para sediar a Copa do Mundo em parceria com os vizinhos sul-americanos, mas acabou excluído na reta final e agora quer ser ao menos sede preparatória para as partidas.
Como foi o anúncio
"Acreditamos sempre. A Copa do Mundo do Centenário de 2030 começa onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão as partidas de abertura do Mundial Centenário", escreveu.
Alejandro também citou que a Copa do Mundo da Fifa de 2030 será realizada em três continentes: América do Sul, Europa e África.
Os outros países que também vão sediar a Copa são Portugal, Espanha e Marrocos. Eles faziam parte de uma candidatura conjunta que disputava com os sul-americanos. As seis seleções já estão classificadas para o torneio.
Domínguez mencionou que, o que foi acordado com a Fifa, é que Argentina, Uruguai e Paraguai vão sediar apenas as partidas de abertura de suas seleções. O restante do Mundial será disputado em Portugal, Espanha e Marrocos.
"Acaba de se confirmar no Conselho da Fifa, que fez isso possível, e unir três continentes em uma festa linda do futebol. Acho que há muitos motivos para festejar e celebrar e, sobre tudo, reconhecer quem fez isso possível", disse em coletiva.
"O Mundial Centenário começa aqui, no Estádio Centenário. Vão acontecer três inaugurações, três festas, que vão acontecer nos três países [Uruguai, Paraguai e Argentina], não serão apenas três partidas", completou.
Acreditamos Sempre. A Copa do Mundo Centenário 2030 iniciará onde tudo começou.
-- Alejandro Domínguez (@agdws) October 4, 2023
Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão os jogos de abertura do #MundialCentenario
Domínguez publicou uma foto ao lado dos presidentes das federações dos três países sul-americanos: Chiqui Tapia, da AFA, Ignacio Alonso Labat, da AUF, e Robert Harrison, da APF.
Sudamérica, el lugar donde todo comenzó, volverá a ser el escenario de la inauguración de la Copa del Mundo en el 2030 @tapiachiqui @nachoalonso33 @RHarrisonP pic.twitter.com/qzlttxNeIZ
-- Alejandro Domínguez (@agdws) October 4, 2023
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receber"Nosso país terá orgulho de sediar a partida inaugural da Argentina em 2030. Nós nos juntamos a esta celebração da Copa do Mundo!", escreveu Tapia.
"O trabalho em equipe é o caminho para realizar grandes sonhos e este é o caminho para toda a América do Sul. Parabéns, Alejandro Domínguez, Chiqui Tapia e Ignacio Alonso", publicou Harrison.
"A Copa do Mundo volta para onde tudo começou! Parabenizo e agradeço a todos que trabalharam para isso!", compartilhou Labat.
Posicionamento da Fifa
Após a Conmebol aceitar sediar apenas as partidas de abertura, a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha passou a ser a única candidata a sediar a Copa do Mundo de 2030.
"O Conselho da FIFA, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo FIFA, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos — Uruguai, Argentina e Paraguai — organizarão uma partida de cada Copa do Mundo Fifa 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo Fifa", declarou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
"O Conselho da Fifa também concordou por unanimidade que a única candidatura para acolher o Campeonato do Mundo FIFA 2030 será a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha. Dois continentes - África e Europa - unidos não apenas numa celebração do futebol, mas também no fornecimento de uma coesão social e cultural única. Que grande mensagem de paz, tolerância e inclusão", acrescentou Infantino.
Deixe seu comentário