Com gol de antes do meio de campo, Bahia e Goiás fazem jogão de 10 gols
Colaboração para o UOL, em Maceió
07/10/2023 18h04
Em um jogo alucinante marcado por quebra de recorde e o primeiro hat-trick do Brasileirão 2023, o Bahia venceu o Goiás por 6 a 4 neste sábado (7), no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia, pela 26ª rodada.
O que aconteceu
Os donos dos 10 gols. Gilberto, Rafael Ratão, Biel e Everaldo (3) marcaram para o Bahia, e Matheus Babi, Guilherme Marques (2x) e João Magno fizeram para os donos da casa.
Muda a tabela. O resultado coloca o Bahia na 15ª posição, com 28 pontos, enquanto o Goiás cai para a 17ª com 27.
Novo recorde. A partida detém a marca da maior quantidade de gols feitos em um 1º tempo do Brasileirão 2023 (6). A marca anterior pertencia a Corinthians 4 x 4 Grêmio (5)
Agenda. No dia 18, Bahia e Goiás voltarão a campo para enfrentar Internacional e São Paulo, respectivamente, ambos pela série A do Brasileirão.
Como foi o jogo
Estratégia definida. No primeiro tempo, o Goiás teveuma maior posse de bola, enquanto o Bahia, apesar de deter apenas 30% da posse, conseguiu ocupar de maneira mais eficaz o terreno ofensivo. Isso se deveu à implementação de uma estratégia bem definida pelo técnico Rogério Ceni, que priorizou a defesa para posteriormente tirar proveito de oportunidades de contra-ataque.
Toma lá, dá cá. Mesmo jogando fora de casa, o Bahia mostrou precisão sempre que avançava para o campo adversário. Esse nível de eficiência só foi perceptível na equipe adversária depois que o segundo gol foi marcado, resultado de um erro cometido pelo goleiro Tadeu. Assim, o que se viu foi um primeiro tempo eletrizante, com seis gols sendo marcados das maneiras mais diversas, três para cada time.
Mais intensidade. A segunda etapa começou tão agitada quanto a primeira. No entanto, ao contrário do que aconteceu no início, o Goiás começou dominando o jogo e marcou primeiro. Contudo, viu o rival reassumir o controle mais uma vez, marcando duas vezes e se colocando à frente do marcador.
Mudanças freiam o ritmo. As alterações promovidas por Armando Evangelista e Rogério Ceni, somadas ao visível cansaço das equipes, conferiram maior solidez aos setores defensivos, notadamente pelo flanco esquerdo, e desaceleraram o andamento do jogo. Pela primeira vez, houve um período de mais de 30 minutos sem que um gol fosse assinalado, com o último sendo marcado aos 49'.
Primeiro hat-trick do Brasileirão. Com os gols de Everaldo marcados aos 14' e aos 36' do 1º tempo e aos 7' do 2º, o jogador é o primeiro — por enquanto o único — a fazer 3 gols na mesma partida na edição 2023.
Gols e lances importantes
1 x 0. Cauly cruzou rasteiro na área para Everaldo, que completou livre para o gol e abrir o placar aos 14'.
2 x 0. Gilberto aproveitou cobrança de falta assinalada aos 18', viu Tadeu adiantado e chutou encobrindo o goleiro de antes do meio-campo.
2 x 1. Palácios acha espaço aos 26' para enfiar bola na medida para João Magno, que rolou para Guilherme aparecer no meio e completar para o gol livre.
3 x 1. Aos 36' Cauly pegou sobra no meio-campo e tocou para Everaldo chutar da entrada da área e marcar o terceiro do Bahia.
Não valeu. Cauly recebeu enfiada e saiu na cara do gol de Tadeu e fez por cobertura, mas o árbitro invalidou por impedimento.
3 x 2. Bruno Melo foi derrubado na área por Rezende e o árbitro marca pênalti já aos 45' de jogo. Na cobrança, Guilherme cobra alto no canto esquerdo de Marcos Felipe e faz.
3 x 3. Nos acréscimos (48'), cruzamento foi feito na área do Bahia e Matheus Babi subiu mais que a zaga para empatar o jogo na Serrinha.
3 x 4. Hugo fez jogada pela esquerda logo aos 4' da segunda etapa e cruza para Hugo chutar rasteiro na entrada da pequena área e virar o placar.
4 x 4. Quatro minutos depois, Cauly sobra para Everaldo que mandou uma bomba e fez o terceiro dele na partida e o quarto do Bahia.
5 x 4. Bahia aproveita contra-ataque aos 10', Everaldo recebeu na ponta esquerda e virou o jogo para Rafael Ratão chegar batendo e fazer mais um gol.
6 x 4. Aos 49' dos acréscimos, Bahia partiu em contra-ataque com Thaciano, que rolou para Biel mandar no gol de Tadeu, que só olhou.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 4 X 6 BAHIA
Competição: Brasileirão 2023 - 26ª rodada
Data e hora: 7 de outubro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Hailé Pinheiro (Serrinha)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Cartões amarelos: Lucas Halter e Bruno Santos (GOI); Rezende e Biel (BAH)
Gols: Everaldo (BAH) (3x) aos 14', aos 36' do 1ºT e aos 7' do 2ºT; Gilberto (BAH), aos 18' do 1ºT; Guilherme Marques (GOI), aos 26' do 1ºT; Guilherme Marques (GOI), aos 46' do 1ºT; Matheus Babi (GOI), aos 48' do 1ºT; João Magno (GOI), aos 4' do 2ºT; Rafael Ratão (BAH), aos 10' do 2ºT.
GOIÁS: Tadeu, Bruno Santos. Lucas Halter (Sidimar). Bruno Melo, Hugo (Sander), Willian Oliveira (Matheus Babi), Raphael Guzzo (Luís Oyama), Guilherme Marques, Julián Palacios, Anderson Oliveira (Alesson) e João Magno. Técnico: Armando Evangelista.
BAHIA: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Vitor Hugo, Camilo Cándido (Matheus Bahia), Rezende, Yago Felipe (Acevedo), Thaciano, Cauly (Raul Gustavo), Ademir e Everaldo (Biel). Técnico: Rogério Ceni