Flamengo tem acordo financeiro e fecha contratação de Tite
O Flamengo acertou, hoje, a contratação do técnico Tite. Houve uma reunião entre dirigentes rubro-negro e representantes do treinador, neste domingo, que selou um acordo financeiro entre as partes. Era o último entrave para conclusão da negociação.
Há uma pendência pequena para ser resolvida que é o salário de um auxiliar do treinador, mas que é vista como uma questão menor. A expectativa da cúpula do Flamengo é que o anúncio da contratação de Tite seja feito nesta segunda-feira, e e ele possa treinar o time já na terça-feira.
A reunião que selou a contratação foi do vice de Futebol do Flamengo, Marcos Braz, e do agente de Tite, Gilmar Veloz. A ideia da diretoria rubro-negra é que o técnico aproveite a data-Fifa para treinar o time para a volta do Brasileiro. Além disso, ele atuará na montagem do elenco rubro-negro para 2024.
Relacionadas
Tite assina com o Flamengo até o fim de 2024. O acordo foi finalizado hoje, após negociação que durou desde a saída do argentino.
O treinador precisou mudar os planos iniciais para trabalhar no Fla de imediato, já que a ideia quando deixou a seleção, em dezembro de 2022, era ficar uma temporada sem atuar em clubes brasileiros.
A meta de Tite era inicialmente buscar uma oportunidade atrativa no exterior. Mas a proposta que ele queria não veio. Assim, passou a considerar o mercado nacional.
Primeiro trabalho após a Copa
Este será o primeiro trabalho do treinador depois de deixar a seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2022.
Tite sempre esteve no radar rubro-negro. Com o fracasso de Sampaoli no comando da equipe, o nome do treinador ganhou força nos bastidores.
O treinador era o único nome falado pela diretoria do Fla. O Rubro-Negro tinha só a missão de convencer o treinador a aceitar o projeto antes do fim da temporada.
O técnico já havia sinalizado a interlocutores rubro-negros que não descartaria a possibilidade de trabalhar no Brasil, embora tivesse preferência inicial pelo exterior.
O treinador recebeu algumas propostas de clubes estrangeiros, mas nenhuma o seduziu. Depois da Copa, ele queria trabalhar na Europa, mas as situações não evoluíram.
Algo que também pesou a favor é morar no Rio de Janeiro. Desde que assumiu a seleção, Tite passou a morar na capital carioca e tomou gosto pela cidade, assim como seus familiares.
Elenco e diretoria
Treinador da Seleção de 2016 a 2022, Tite convocou diversos jogadores do Flamengo nesse período.
Onze atletas do Fla foram lembrados pelo técnico, que também elogiava com frequência os principais nomes em convocações. São eles: Santos, Rodrigo Caio, Pablo, David Luiz, Filipe Luís, Gerson, Everton Ribeiro, Everton Cebolinha, Bruno Henrique, Gabigol e Pedro.
Mas houve um certo conflito com Gabigol. Tite não o convocou para a Copa-2022. Em cima de um carro elétrico, após a conquista da Libertadores, a torcida criticou o treinador com palavras ofensivas. Gabigol festejou.