Palmeiras revê filme de 2022 e mira repetir jornada que terminou em título
Faço só um pedido: aceitem, deem os parabéns para o nosso adversário, que não tem culpa, eles vão desfrutar, gostaríamos de estar lá, mas esta não é para nós. Parabéns ao nosso adversário. 24 horas é o que eu lhes peço. Amanhã vamos ter um descanso, vamos para casa descansar e temos 13 finais até o fim, com essa atitude, 13 finais até o fim, isso que você precisam ter na cabeça, cada um de nós em seu departamento, dar o melhor de si.
A frase acima foi dita pelo técnico Abel Ferreira após a eliminação do Palmeiras na semifinal da Copa Libertadores de 2022, contra o Athletico-PR, em pleno Allianz Parque. Um ano e um mês depois, o Alviverde se reencontra na mesma situação do ano passado, eliminado nas semifinais da competição, dessa vez contra o Boca, e também com 13 rodadas a serem disputadas no Campeonato Brasileiro.
Hoje, contra o Santos, às 16h (de Brasília), o Palmeiras inicia a primeira das treze 'finais' que tem para tirar a vantagem de oito pontos para o líder Botafogo — e fechar o ano com uma resposta positiva ao torcedor, que esperava mais.
O que aconteceu?
Abel Ferreira afirmou que 'o Botafogo tem tudo para ser campeão brasileiro', mas discurso interno é outro. Após a queda para o Boca, Abel jogou o favoritismo no Brasileirão para o time carioca. No entanto, o UOL apurou que no vestiário a mensagem é que existe a chance do Palmeiras fechar o ano com o título.
Classificação e jogos
Cenário atual tem coincidências com 2022, mas Palmeiras precisa correr atrás dessa vez. Quando o Palmeiras foi eliminado pelo Furacão, a equipe liderava o Brasileirão com 51 pontos, e precisava ter bom desempenho nos 13 jogos restantes para não depender de seus rivais para ficar com o título — o Flamengo era o vice-líder com 44. Desta vez, o Alviverde é o quarto colocado com os mesmos 44 pontos do Fla na última temporada, e o Botafogo lidera a competição com 52. São oito pontos de diferença, mas agora o Alviverde não depende só dele.
Desempenho do Palmeiras no ano passado terminou com título e apenas uma derrota nas '13 finais'. O Palmeiras teve um desempenho muito forte quando pôs todas suas energias no Brasileiro e não deu chances para os rivais. Foram nove vitórias, três empates e uma derrota — o revés foi na última da rodada da competição, quando o Alviverde enfrentou o Inter com muitos jogadores reservas no Beira-Rio e perdeu por 3 a 0.
Veja o desempenho do Palmeiras nas '13 finais' de 2022
Rodada 26 - Palmeiras 2 x 1 Juventude
Rodada 27 - Palmeiras 1 x 0 Santos
Rodada 28 - Atlético-MG 0 x 1 Palmeiras
Rodada 29 - Botafogo 1 x 3 Palmeiras
Rodada 30 - Palmeiras 4 x 0 Coritiba
Rodada 31 - Atlético-GO 1 x 1 Palmeiras
Rodada 32 - Palmeiras 0 x 0 São Paulo
Rodada 33 - Palmeiras 3 x 0 Avaí
Rodada 34 - Athletico-PR 1 x 3 Palmeiras
Rodada 35 - Palmeiras 4 x 0 Fortaleza*
Rodada 36 - Cuiabá 1 x 1 Palmeiras
Rodada 37 - Palmeiras 2 x 1 América-MG
Rodada 38 - Inter 3 x 0 Palmeiras
*Rodada em que o Palmeiras confirmou o título do Campeonato Brasileiro.
Quem o Palmeiras enfrenta até o final do Brasileiro?
Rodada 26 - Palmeiras x Santos
Rodada 27 - Palmeiras x Atlético-MG
Rodada 28 - Coritiba x Palmeiras
Rodada 29 - Palmeiras x São Paulo
Rodada 30 - Palmeiras x Bahia
Rodada 31 - Botafogo x Palmeiras
Rodada 32 - Palmeiras x Athletico-PR
Rodada 33 - Flamengo x Palmeiras
Rodada 34 - Palmeiras x Inter
Rodada 35 - Fortaleza x Palmeiras
Rodada 36 - Palmeiras x América-MG
Rodada 37 - Palmeiras x Fluminense
Rodada 38 - Cruzeiro x Palmeiras
Canal exclusivo do Palmeiras no WhatsApp
Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.
A opção ainda não aparece para todos. A liberação do recurso pelo WhatsApp está ocorrendo de forma gradual e pode levar mais de um dia. Para saber quando o recurso estará disponível para você, abra nosso canal pelo celular e ative a notificação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.