Pontinho contra o Flamengo faz crise virar esperança no Corinthians

O empate arrancado contra o Flamengo em Itaquera e o "efeito" Mano Menezes fazem o Corinthians contornar a crise nos bastidores e confiar em uma reação em campo.

Apoio em campo, críticas fora

O Alvinegro sofreu, mas conseguiu escapar da derrota na Neo Química Arena. O Flamengo controlou o jogo e abriu o placar com Gerson, mas um pênalti convertido por Fábio Santos deixou tudo igual.

O pontinho conquistado evitou que a sombra do Z4 ficasse ainda maior. O Corinthians foi para 31 pontos e está em 12º, mantendo a distância da zona da degola em quatro pontos. O resultado ante um adversário poderoso freou a crise que teve início com a demissão de Vanderlei Luxemburgo e a queda na semi da Sul-Americana.

Lucas Veríssimo, do Corinthians, no jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão
Lucas Veríssimo, do Corinthians, no jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/Agif

A Fiel Torcida apoiou os jogadores do início ao fim. A arquibancada fez o de sempre e empurrou o time durante todo o jogo, aumentando os cantos após o gol do adversário e inflamando a atmosfera depois do gol do Corinthians.

Fora do campo, a situação é diferente. A Gaviões, principal organizada do clube, realizou um protesto contra a diretoria antes da partida. Além da falta de conquistas esportivas em mais um ano, pesa nessa equação o cenário político que fica mais efervescente com a proximidade das eleições no clube. Uma derrota certamente faria o ambiente ficar ainda mais pesado.

O resultado também manteve a série de invencibilidade em casa, uma das poucas forças do time na temporada. O Corinthians não perde em seus domínios há 13 jogos, desde o início de julho.

Fator Mano

Técnico Mano Menezes, do Corinthians, durante partida contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro
Técnico Mano Menezes, do Corinthians, durante partida contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Mano Menezes está com moral. Ele foi aplaudido quando teve seu nome anunciado no estádio antes de a bola rolar, diferentemente de seu antecessor, Luxemburgo, que foi vaiado em seus últimos jogos à frente da equipe.

Continua após a publicidade

A ausência das vitórias não joga contra o novo treinador — pelo menos ainda. O Corinthians vem de três jogos sem vencer, mas as mudanças implementadas pelo treinador começam a surtir efeito, mesmo em pouco tempo.

Mano terá agora mais de dez dias livres para trabalhar. Com a pausa para nova Data Fifa, o Corinthians só volta a campo no dia 18, quando enfrentará o Fluminense, no Maracanã. A pausa é celebrada no clube e o treinador entende que vai conseguir encontrar soluções.

Ele, inclusive, adotou "trabalhar" como um mantra e disse que o time já melhorou. "Trabalhar, trabalhar e trabalhar, só acredito nisso para mudar as coisas. Estivemos mais bem posicionados, já bem melhores na parte defensiva.", afirmou Mano, na coletiva.

Os novos ares já estão sendo sentidos pelo elenco. "Agora ele vai ter um tempo maior para implementar [seu trabalho], mas me surpreendeu positivamente a maneira como ele tem passado as mensagens, parando, explicando", comentou Fábio Santos.

De uma forma bem simples, tem passado sua ideia. Em pouco tempo, acho que evoluímos bastante, sabendo o que cada um tem que fazer. Agora é aproveitar ao máximo possível esse tempo.

Fábio Santos

Deixe seu comentário

Só para assinantes