São Paulo: quais as situações dos jogadores que vivem fim de contrato?
O São Paulo passará por uma renovação em seu elenco para 2024. Dos mais de 40 atletas do elenco profissional, 11 deles têm contrato até o fim da atual temporada e vivem diferentes situações para o ano que vem — além dos que devem ser negociados independentemente da duração dos vínculos.
Alguns dos jogadores, como Lucas e Rafinha, são idolatrados pela torcida e devem passar por conversas com a diretoria para uma permanência. Já nomes como Pato e Walce, pouco aproveitados por Dorival Júnior, veem futuro cada vez mais longe do Tricolor.
Jogadores com contrato até dezembro
Rafinha. O experiente lateral-direito de 38 anos já confirmou sua aposentadoria em 2024, mas não indicou em qual momento da temporada vai pendurar as chuteiras. As próximas semanas serão fundamentais para o São Paulo definir se continua com o jogador por mais algum tempo.
Felipe Alves. O goleiro perdeu muito espaço nos últimos meses, chegou a ser afastado por indisciplina e, emprestado pelo Fortaleza, deve voltar ao time de Juan Pablo Vojvoda ao final da atual temporada.
David. Outro emprestado que vive situação complicada é o atacante de 27 anos. Ele pertence ao Inter e, após lesão, atuou como titular do São Paulo em apenas uma oportunidade desde julho. Nomes pesados do setor ofensivo — como Lucas, Luciano e James Rodríguez — têm prioridade em relação a David.
Ferraresi. Ele foi cedido pelo Manchester City ainda em 2022, mas acumulou lesões que o impediram de mostrar serviço à comissão de Dorival. O zagueiro venezuelano defendeu o Tricolor em apenas três jogos neste ano, mas ganhou a confiança da diretoria, se recuperou e deve ser comprado em definitivo para 2024.
Walce. O zagueiro também não vive bom momento físico: ele precisou fazer uma série de intervenções no joelho e ficou quase três anos afastado dos gramados. A incerteza sobre sua condição deve fazer o São Paulo liberar Walce — por empréstimo ou em definitivo — nos próximos meses.
Caio Paulista. Titular da lateral-esquerda, o jogador é um dos maiores destaques do elenco: o atleta pertence ao Fluminense e está emprestado até o fim da temporada, mas tomou conta da posição e fez a diretoria negociar com os cariocas uma transferência em definitivo.
Lucas. Ídolo da torcida, o meia voltou em agosto, mas só assinou vínculo até dezembro. Recentemente, Lucas indicou que "há muita chance" de permanecer no São Paulo — que vê, por sua vez, a continuidade do camisa 7 como um reforço para o futuro.
Marcos Paulo. Uma grave lesão no joelho tirou qualquer chance de Marcos Paulo encantar Dorival Júnior antes do fim de seu empréstimo do Atlético de Madri. O meia-atacante deve, portanto, retornar ao futebol espanhol.
Pato. Ele participou de apenas dez jogos sob o comando de Dorival Júnior e não conseguiu engatar uma sequência no time, fato que deixa em xeque a continuidade no elenco. Pato tem 34 anos e, apesar de ser querido nos bastidores, vem deixando a desejar na questão individual dentro dos gramados.
Erison. O atacante que pertence ao Botafogo é mais um que perdeu espaço ao se machucar na temporada. Ele também vive cenário desfavorável e, por enquanto, não terá extensão de seu vínculo no Tricolor.
Canal do São Paulo
Quer saber tudo o que rola com o São Paulo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.