Cruzeiro e Cuiabá empatam em jogo sem inspiração no ataque e com susto
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
14/10/2023 23h01
Em jogo que faltou pontaria e inspiração, Cruzeiro e Cuiabá empataram por 0 a 0 hoje (14), na Arena Pantanal, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo ficou marcado por um lance forte, que assustou os torcedores: William e Uendel tiveram forte contato de cabeça em disputa de bola e foram substituídos de imediato. O lateral do Cuiabá ficou com a cabeça sangrando no incidente.
Com o empate, o Cruzeiro foi para 31 pontos e ultrapassou o Corinthians, mas segue com o radar ligado - a diferença é de quatro pontos para o Vasco, atual 17º colocado. O Cuiabá, por sua vez, subiu para 33 e se manteve em 11º.
Veja como está a briga na parte de baixo da tabela do Brasileirão: Vasco, em 17º, e Goiás, em 18º, estão com os mesmos 27 pontos. Bahia, primeiro time fora do Z4, tem 28. Em seguida vem o Santos, com 30, e Corinthians, com 31.
O Cruzeiro volta a campo na próxima quinta-feira (19) para jogo contra o Flamengo, no Mineirão. Já o Cuiabá encara o Coritiba no Couto Pereira, um dia antes.
Como foi o jogo
Primeira etapa tem Cuiabá levemente superior. Os times travaram duelos bem pegados e pouco finalizaram - na maioria das vezes, os chutes saíram travados ou fracos. O Cuiabá teve as grandes oportunidades através de escanteios: Marllon perdeu gol feito e Allyson carimbou a trave.
Choque de cabeça e discussão generalizada na metade da primeira etapa. Em uma cena forte, Uendel e William foram disputar de cabeça e o lateral do Cuiabá levou a pior, ficando com sangramento no supercílio. Os dois jogadores tiveram que ser substituídos. Clayson foi reclamar com os cruzeirenses e o clima esquentou.
Poucas emoções no segundo tempo e quase nenhuma finalização perigosa. Zé Ricardo tirou o volante Lucas Silva e colocou Mateus Vital para dar mais ofensividade ao time, mas o problema no ataque persistia. O time de António Oliveira teve mais chegada, só que esbarrava na falta de pontaria. Os times claramente não queriam sair derrotados, então o 0 a 0 acabou sendo justo para ambos.
Melhores momentos
Cruzeiro chegou com perigo no primeiro minuto de jogo. Nikão recebeu passe da direita e fez um corta-luz. Arthur Gomes dominou e chutou rasteiro nas mãos de Walter.
Cuiabá perdeu gol incrível. Aos 21, era para o time da casa sair em vantagem, mas Marllon errou o alvo praticamente debaixo das traves. Clayson cobrou escanteio, Derik fez a casquinha, e o zagueiro pegou de canela e mandou a bola para fora.
Na trave! Perto dos acréscimos, em nova cobrança de Clayson, Allyson subiu mais que a zaga cruzeirense e resvalou na bola, acertando a trave direita de Rafael Cabral.
De bicicleta, Deyverson? O atacante recebeu lançamento na área, dominou no peito e emendou a bicicleta. A bola até passou perto, mas a arbitragem já tinha marcado impedimento.
Olho no artilheiro. Aos 4 do segundo tempo, Deyverson entrou em ação de novo, recebeu nas costas da defesa mineira e chutou de primeira por cima do gol.
Deyverson saiu cara a cara e... não chutou. O Cruzeiro saiu errado, Filipe Augusto deixou o camisa 16 na cara do goleiro, mas ele não soube o que fazer com a bola, voltou para trás e tocou errado para o lado.
Rafael Cabral salvou. Já nos acréscimos da etapa final, Fernando Sobral soltou uma bomba em cobrança de falta e o goleiro do Cruzeiro espalmou.
FICHA TÉCNICA
Cuiabá 0 x 0 Cruzeiro
Competição: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Data e horário: 14 de outubro de 2023, às 21h (de Brasília)
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá - Mato Grosso
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Diego Pombo Lopez (BA)
Cartões amarelos: António Oliveira (Cuiabá); Arthur Gomes, Machado, Oliveira (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Não houve
Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson (Filipe Augusto), Uendel (Rikelme); Ronald Lopes, Raniele, Denilson (Fernando Sobral); Derik (Jonathan Cafu), Deyverson e Clayson (Pablo). Técnico: António Oliveira
Cruzeiro: Rafael Cabral; William (Palacios), Neris, Luciano Castán, Marlon; Machado, Oliveira (Ian Luccas), Lucas Silva (Mateus Vital); Nikão, Arthur Gomes (Paulo Vitor) e Wesley (Matheus Pereira). Técnico: Zé Ricardo