Os colunistas Paulo Vinícius Coelho e Rodrigo Mattos debateram no De Primeira se Neymar deveria jogar de "falso 9" na seleção brasileira. Para PVC, o craque brasileiro seria mais bem aproveitado jogando como ponta de lança, atrás de Rodrygo e Vinicius Junior.
PVC: "Minha formação seria com Neymar jogando de Bellingham [meia do Real Madrid]. É um losango no meio, com Casemiro, Bruno Guimarães, Paquetá e o Neymar fazendo o pêndulo, não como falso centroavante, mas com dois atacantes e um losango. E Vini Jr e Rodrygo com liberdade, o que também significa uma mudança de trabalho nos dois. O Real Madrid está jogando assim, o Bellingham não é um falso centroavante, o Bellingham é a ponta de cima do losango, e os dois atacantes, Rodrygo e Vinicius. Eles dois podem se movimentar e o Neymar vindo de trás".
Mattos: "Concordo com o esquema do PVC, só mudaria alguns nomes. [Sem Paquetá] Esse da esquerda eu não botaria o Joelinton, eu ficaria entre o Veiga e o Gerson. O Gerson jogando de segundo volante não está funcionando, foi o que aconteceu no jogo contra a Venezuela, ele falhou no gol da Venezuela, mas ele jogando como meia ou um terceiro homem de meio de campo está funcionando no Flamengo, inclusive essa posição da esquerda é a dele. O Diniz vê o Gerson um pouco como o Paquetá, ele vê algumas similaridades, embora sejam jogadores diferentes, ele acha que o Gerson é um cara que dá mais passe e o Paquetá tem mais condução de drible do que o Gerson, ele vê a movimentação dos dois como algo parecido. E aí coloco outra polêmica: Casemiro não está tão bem adaptado para esse esquema do Diniz, há uma discussão se ele não deveria usar o André como primeiro volante. O Casemiro tem dificuldade nesse esquema do Diniz, o André faz isso muito bem, mas é uma discussão, pode ser que o Casemiro se adapte mais à frente. Eu sei que é meio ousado tirar o Casemiro do time, ele é um grande jogador, mas eu pensaria e acho que pode funcionar bem".
PVC: "Rodrigo está certo, o jogador que esqueci de citar é o Gerson nessa função de losango no meio de campo. Houve uma época que o Mano Menezes era o técnico da seleção e ele usou o Neymar como centroavante. E o que o Mano entendia? O Mano achava que o Neymar é um jogador que não prepara para os outros, o Neymar prepara para ele mesmo, então ele tinha que ser o último cara. Só que quando você joga Neymar no meio dos zagueiros, é a razão pela qual Rodrygo disse anteontem que não gosta de jogar de 9, ele pode jogar de 7, de 10, de 9 e de 11, mas por que ele não gosta de jogar de 9? Porque é onde ele toma mais pancada, vai jogar entre os zagueiros, ele é pequeno e vai tomar pancada o tempo todo. O Mano entendia que o Neymar era o cara que preparava e girava para ele mesmo finalizar, então ele podia ser o centroavante, só que você tira o espaço do Neymar, de enxergar o jogo de frente".
Classificação e jogos
Mattos: "Esse esquema que o PVC falou tem outra vantagem, que é o Neymar jogar um pouco mais à frente, ele está vindo buscar a bola muito lá atrás e conduz demais a bola. Nem sempre o Neymar consegue dar essa rotatividade de bola vindo de lá de trás, que eu acho que o meio-campista daria. Então, ele conduzindo mais à frente, perto da área, é mais produtivo, trocando de posição com os dois atacantes, o Rodrygo e o Vinicius. Ele vindo de trás conduz demais, acaba apanhando, as jogadas param no meio, eu prefiro ele um pouco mais na frente e mais um jogador no meio de campo para conduzir a bola até ele".
Deixe seu comentário