Morre Sir Bobby Charlton, lenda do Manchester United e da seleção inglesa
Do UOL, em São Paulo (SP)
21/10/2023 12h18
Bobby Charlton, lenda do Manchester United e da Inglaterra, morreu hoje aos 86 anos.
O que aconteceu?
A família do ex-jogador comunicou os fãs pelas redes sociais. "É com grande tristeza que partilhamos a notícia de que Sir Bobby faleceu pacificamente nas primeiras horas da manhã de sábado".
"Ele estava cercado por sua família. Sua família gostaria de agradecer a todos que contribuíram para seu cuidado e às muitas pessoas que o amaram e apoiaram".
"Solicitaríamos que a privacidade da família fosse respeitada neste momento".
Veja a repercussão
Palavras nunca serão suficientes publicou o Manchester United.
A Premier League está profundamente triste ao saber do falecimento de Sir Bobby Charlton, um dos maiores jogadores da história do futebol inglês. Nossos pensamentos e sinceras condolências vão para a família e amigos de Sir Bobby, e para todos no Manchester United lamentou a Premier League.
Lamento ouvir a notícia de Sir Bobby Charlton. O maior jogador de futebol inglês e o maior embaixador do Manchester United. Um campeão dentro e fora de campo e um Busby Babe que abriu caminho para todos virem ao United. Descanse em paz, Senhor Bobby escreveu Gary Neville, lateral histórico da Inglaterra.
Feitos de Bobby
Bobby Charlton ajudou a Inglaterra a conquistar sua única Copa do Mundo, em 1966. Ele foi eleito o melhor jogador da competição.
Atacante histórico do Manchester United. Ele disputou 758 partidas, marcou 249 gols e conquistou 10 títulos com a camisa dos Diabos Vermelhos — com uma Liga dos Campeões na temporada 1967/68.
Ele foi condecorado Sir pela Rainha Elizabeth 2ª em 1994. Foi ela quem entregou a taça de campeão do mundo para ele em 66 — Bobby Moore era o capitão da seleção, mas Charlton também recebeu o troféu da mão da Rainha.
Sobrevivente de desastre a aéreo e problema de saúde
Bobby Charlton foi um dos jogadores do Manchester United que sobreviveu à queda do avião que transportava a equipe em fevereiro de 1958. 23 pessoas, incluindo oito jogadores, morreram naquela ocasião. Ele tinha 20 anos quando o acidente aconteceu.
Em 2020, Bobby Charlton foi diagnosticado com demência. Desde então, poucas informações sobre o estado de saúde do ex-jogador foram divulgadas. Seu irmão, Jack Charlton, também lutou contra o mesmo problema e morreu naquele ano.