Debinha salva e Brasil de Arthur Elias estreia com vitória sobre o Canadá
Na estreia de Arthur Elias como técnico, a seleção brasileira feminina sofreu, mas venceu o Canadá por 1 a 0 com gol no último minuto. A partida aconteceu hoje (28), em Montreal.
Debinha foi a autora do gol da vitória. Ela entrou no segundo tempo e foi muito bem.
Esse foi o primeiro jogo da seleção após a Copa do Mundo. Na outra Data Fifa, a equipe ficou treinando na Granja Comary.
As duas equipes voltarão a se enfrentar na terça-feira, em Halifax, também em solo canadense. O jogo será às 20h30 (de Brasília).
A grande novidade de Arthur Elias foi Marta e Cristiane juntas na primeira escalação. A atacante assumiu a camisa 9 e volta ao time após dois anos e meio fora da seleção.
Christine Sinclair foi homenageada antes do jogo. Ela deixará a seleção em dezembro. Aos 40 anos, é a maior artilheira da história da seleção. A jogadora entrou no segundo tempo e foi ovacionada.
Como foi o jogo
O primeiro tempo acabou sendo equilibrado. O Canadá ficou mais com a posse e o Brasil teve dificuldades para criar boas oportunidades no começo, chegando mais na bola parada. As brasileiras tentaram fazer uma marcação pressão e forçar os erros. A partir dos 15 minutos, o time melhorou e assustou mais.
O Brasil melhorou na marcação da saída de bola e passou a recuperar mais no campo de ataque. A seleção de Arthur Elias foi quem levou mais perigo, mas voltou a mostrar problemas na hora de finalizar. O Canadá, com liberdade na frente, chegou a marcar, mas Gilles estava impedida. Além disso, deu outros sustos.
Arthur Elias fez mudanças importantes no segundo tempo e o Brasil foi dominante. Ele voltou com uma dupla de ataque diferente com Debinha e Gabi Nunes. Depois, ainda tirou Marta, que saiu ovacionada, para colocar Bia Zaneratto. Já com essas mudanças, a dinâmica melhorou e o jogo virou um amasso brasileiro para cima do Canadá.
Debinha entrou muito bem na partida e liderou as chances da seleção brasileira. Ela participou das oportunidades mais perigosas e o Brasil reclamou de um pênalti após toque de mão claro na área, mas a árbitra mandou seguir. Mesmo assim, a equipe de Arthur Elias fez pressão e encurralou o Canadá, que teve somente uma finalização (com milagre de Lelê). Faltando capricho nas conclusões, as jogadoras quase não converteram o domínio em gols, mas Debinha salvou no último minuto e garantiu a vitória.
Lances importantes
De boa. Aos oito minutos, Tamires cruzou alto da esquerda e Cristiane subiu para cabecear, mas sem muito perigo. A bola ficou tranquila com Sheridan.
Melhorou. Aos 15 minutos, Antônia cruzou da direita, Cristiane tentou novamente de cabeça, mas a goleira ficou com a bola.
Mais uma. Aos 24, Cristiane recebeu na entrada da área e arriscou de longe com o pé esquerdo, mas não deu muita força. Sheridan defendeu no canto.
Perto. Aos 25, Luana arriscou de longe mesmo com as atacantes livres e a bola passou perto da trave.
Não valeu! Aos 27, após escanteio curto, Grosso cruzou e Vanessa Gilles fez de cabeça totalmente livre de marcação, mas o lance foi anulado por impedimento.
Perdeu. Aos 29, Adriana avançou em velocidade e cruzou rasteiro. Tamires chegava livre na segunda trave, mas furou o chute.
Espalmou! Aos 31, Adriana chutou cruzado da entrada da área, mas Sheidan voou e defendeu, colocando para escanteio.
Assustou. Aos 41, Grosso passou pela marcação na entrada da área e chutou cruzado, mas Adriana Leon não alcançou.
Errou. Aos 46, Lauren falhou e Prince avançou pela esquerda. Adriana Leon bateu de primeira e acertou a própria Prince, que não conseguiu colocar para o gol mesmo totalmente livre e na cara.
Salvou! Aos 17 minutos, Debinha criou a melhor chance do jogo até ali. Ela recebeu de Gabi Nunes na esquerda e finalizou em cima da goleira, que fez boa defesa.
Uh! Aos 26, Ary Borges chutou cruzado da entrada da área e Sheridan espalmou no canto direito.
Quase lá! No minuto seguinte, Debinha chutou rasteiro, Sheridan esticou para defender. Antônia, impedida, tentou o chute no rebote, mas a goleira pegou de novo.
Susto. Aos 41, Bia Zaneratto chegou pela esquerda e ensaiou o cruzamento, mas acabou criando boa chance para o Brasil. A bola, porém, foi para fora.
Milagre! Aos 47, a defesa do Brasil vacilou e Gilles chutou cruzado. Letícia mandou para escanteio em linda defesa. No lance seguinte, também salvou e sofreu falta.
0x1. O Brasil recuperou a bola no ataque, Debinha recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola desviou em duas marcadoras e entrou no gol.
Ficha técnica
Canadá x Brasil — amistoso
Data: 28 de outubro de 2023
Hora: 15h30 (de Brasília)
Local: Estádio Saputo, Montreal (CAN)
Cartões amarelos: Buchanan (CAN), Cristiane (BRA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Debinha (aos 48 minutos do segundo tempo)
Canadá: Sheridan; Collins(Riviere), Buchanan, Gilles, Lawrence (St-Georges); Quinn, Prince (Huitema), Fleming (Grosso), Adriana Leon (Rose), Lacasse (Sinclair); Jade Rose. Técnica: Bev Priestman.
Brasil: Letícia; Antônia, Lauren, Rafaelle; Luana (Angelina), Ary Borges (Duda Sampaio), Tamires, Adriana (Gabi Portilho); Marta (Bia Zaneratto), Cristiane (Gabi Nunes) e Geyse (Debinha). Técnico: Arthur Elias.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.