Parque de diversões e praia: conheça onde Arrascaeta nasceu para o futebol

Os portões do estádio Luís Franzini estavam abertos naquela manhã, em um tom de lilás mais escuro que os muros onde o nome Defensor Sporting estava pintado em branco. Foi dentro daquele espaço que surgiu para o futebol Giorgian De Arrascaeta, craque e ídolo do Flamengo.

Lá dentro, seis crianças corriam e chutavam uma bola sob orientação de um treinador em uma quadrinha de grama artificial à direita. Alguns pais e mães conversavam enquanto esperavam os filhos. Duas crianças vestiam camisas de times brasileiros: Palmeiras e Grêmio.

Ali funciona a escolinha de futebol do Defensor Sporting. Quando as crianças completam 13 anos, passam a treinar em outra estrutura, no CT da base do clube, mas seguem alojadas por ali. A casa onde se hospedam fica para o lado esquerdo da entrada, no caminho das arquibancadas.

"Giorgian é um dos grandes por aqui, ele e Alan Matturro, que foi campeão mundial sub-20 agora. Todos querem ser iguais a eles", conta o porteiro do estádio.

Crianças treinando na escolinha de futebol do Defensor Sporting (URU)
Crianças treinando na escolinha de futebol do Defensor Sporting (URU) Imagem: Eder Traskini/UOL

Natural de uma cidade a 400km da capital, o pequeno Arrascaeta chegou aos 15 anos e morou no alojamento que fica ao fundo do estádio. Do lado de fora dos muros basta atravessar a rua para encontrar a diversão dos jovens da região: o Parque Rodó, o mais antigo do Uruguai.

"Estou aqui há 50 anos e quando cheguei o Parque já estava. Sempre vejo jovens jogadores da base do Defensor por ali", conta um funcionário de um restaurante vizinho do estádio.

O parque de diversões mais próximo é bem simples, conta com os brinquedos mais tradicionais como carrossel, carrinho de bate-bate, minhocão, entre outros. Porém, atravessando esse primeiro espaço é possível chegar ao parque dedicado a jovens adultos, onde a adrenalina sobe de nível com barco viking, montanha-russa e casa mal-assombrada.

"O parque está aqui desde sempre. Esse brinquedo aqui, por exemplo, tem uns 100 anos", diz um funcionário. O número parece exagerado, mas é plausível já que o primeiro parque de diversões que se tem notícia data de 1583. O primeiro parque moderno surgiu em 1903, nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade
Parque Rodó, o mas antigo de Montevidéu, para jovens adultos
Parque Rodó, o mas antigo de Montevidéu, para jovens adultos Imagem: Eder Traskini/UOL

Do parque de diversões para a praia Ramírez é só atravessar a rua. Bem como no Rio de Janeiro, onde Arrascaeta brilha hoje, Montevidéu também tem suas praias, menos famosas do que as brasileiras.

Arrascaeta estreou profissionalmente aos 18 anos justamente no Luís Franzini. Era um jogo diante do Danubio. Foram três anos jogando no clube uruguaio antes de ser contratado pelo Cruzeiro e fazer sua carreira em solo brasileiro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes