A CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2024 com um prejuízo para os clubes por perdas de jogadores durante a Copa América. Isso porque o Brasileiro não vai parar durante a competição. Já dá para prever mais reclamação dos clubes.
No total, até nove rodadas do Brasileiro — quase um quarto da competição — devem ser afetadas com desfalques dos atletas convocados para seleções.
Qual a previsão das datas
A Copa América começa em 20 de junho e vai até 14 de julho. Nesse período, já haverá choque com seis rodadas do Brasileirão (da 13ª à 18ª).
No começo de junho, há uma pausa no campeonato para a data Fifa, que dura entre 3 e 11. A seleção vai jogar como preparação final para a Copa América.
Classificação e jogos
Entre o fim da data Fifa e o começo da Copa América, há um intervalo de oito dias, com três rodadas do Brasileirão.
Como a competição de seleções será nos Estados Unidos, nesse período a tendência é que as seleções mantenham os jogadores para os treinos e a reta final da preparação. Com isso, os clubes devem ficar desfalcados nesses três jogos.
O total de rodadas afetadas nesse contexto pré e durante Copa América chega a nove, o que equivale a aproximadamente um quarto do campeonato.
Jogos Olímpicos: outra dor de cabeça
O calendário nacional também não para durante os Jogos Olímpicos. Os clubes não são obrigados a liberar seus jogadores, já que não é data Fifa.
Quem liberar pode perder jogadores para os jogos de ida e volta das oitavas de final da Copa do Brasil e pelo menos três rodadas do Brasileirão — sem contar o período de preparação.
Os outros detalhes do calendário
Os estaduais foram mantidos com 16 datas, tendo início em 21 de janeiro e final em 7 de abril.
A Supercopa do Brasil está marcada para 3 de fevereiro. O São Paulo, campeão da Copa do Brasil, aguarda adversário.
O Brasileirão terá um jogo de abertura, realizado em 13 de abril. Essa medida já aconteceu em anos anteriores. Em 2017, teve show de Alok, por exemplo.
A CBF manteve as finais da Copa do Brasil aos domingos.
No geral, a CBF manteve a interrupção do calendário durante as datas Fifa para amistosos e jogos pelas Eliminatórias. Mas há rodadas nos dias seguintes aos jogos da seleção (exemplo: Brasil joga terça, clubes jogam na quarta).
Fiz questão de manter uma das maiores conquistas da nossa gestão, que é a paralisação do Campeonato Brasileiro Série A nas datas Fifa. Dado o grande sucesso, vamos continuar com as finais da Copa do Brasil em dois domingos, valorizando ainda mais a competição.
— Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF
Mais datas
- Copa do Brasil: 21/02 a 10/11
- Série A: 14/04 a 08/12
- Série B: 20/04 a 26/11
- Série C: 21/04 a 20/10
- Série D: 21/04 a 29/9
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.