Faltam sete jogos: confira o caminho do Palmeiras na busca pelo título
Colaboração para o UOL, em Santo André (SP)
02/11/2023 10h51
A busca do Palmeiras pelo título brasileiro deste ano ganhou ainda mais fôlego após a virada heroica sobre o Botafogo, ontem (1°), no Nilton Santos. Agora, o time comandado por Abel Ferreira tem mais sete jogos para tentar a sua 12ª taça do Brasileirão.
O que vem pela frente
A maior parte dos jogos finais do Palmeiras no Brasileirão serão como mandante. Das sete partidas, quatro terão mando do Verdão: Athletico-PR, Internacional, América-MG e Fluminense.
O Palmeiras enfrentará Flamengo, Fortaleza e Cruzeiro fora de casa. O aproveitamento como visitante, no entanto, tem sido bom na atual arrancada, com duas vitórias longe do Allianz Parque, contra Coritiba e Botafogo.
A sequência, em ordem, tem: Athletico-PR (C), Flamengo (F), Internacional (C), Fortaleza (F), América-MG (C), Fluminense (C) e Cruzeiro (F).
Dos adversários que o Palmeiras tem pela frente, quatro estão na parte de cima da tabela e aparecem seguidos uns dos outros: Flamengo (6°), Athletico-PR (7°), Fluminense (8°) e Fortaleza (9°).
Cruzeiro (16°) e América-MG (20°) aparecem diretamente envolvidos na luta contra o rebaixamento, com o Coelho bem próximo da queda. O Inter, por sua vez, tem sete pontos de distância para o Z4, mas ainda olha mais para baixo do que para cima.
O Palmeiras é o atual vice-líder do Brasileirão, com 56 pontos, três a menos que o Botafogo, que é o líder, mas com um jogo a menos.
57% de aproveitamento no primeiro turno
Durante o primeiro turno, o Palmeiras conquistou 12 dos 21 pontos que disputou contra esses mesmos adversários. O aproveitamento foi de 57,14%.
O Verdão venceu Fortaleza, América-MG e Cruzeiro, ficou no empate com Athletico-PR, Flamengo e Internacional e perdeu apenas para o Fluminense.
Neste mesmo recorte do Brasileirão, o Palmeiras dividiu suas atenções com as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, mas Abel só mandou a campo uma equipe alternativa nos jogos contra Athletico-PR e Fluminense.
Reta final longe do Allianz Parque
A reta final do Palmeiras no Brasileirão deve acontecer quase toda longe do Allianz Parque. Isso porque, apesar de ter quatro jogos como mandante, o Verdão deve fazer apenas um no estádio.
Os duelos contra Athletico-PR e Internacional vão acontecer na Arena Barueri. O Allianz Parque receberá o GPWeek no próximo sábado (4) e o show do cantor Roger Waters no dia 11, impossibilitando os jogos contra Furacão e Colorado no estádio, respectivamente.
O Palmeiras deve retornar ao seu estádio no jogo contra o América-MG, mas também deve trocar o local do seu mando na sua 'despedida' da torcida contra o Fluminense. Isso porque, o jogo será realizado no dia 3 de dezembro, um após a realização do show "Amigos".
Quer saber tudo o que rola com o Palmeiras sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.