Torcida pede, Luciano entra e dá vitória ao São Paulo contra o Cruzeiro
Do UOL, em Santos
02/11/2023 21h59
O São Paulo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Morumbi, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi de Luciano, que saiu do banco de reservas após pedido da torcida tricolor.
Após primeiro tempo morno, a partida ganhou em emoção na segunda etapa e as duas equipes tiveram chances claras para abrir o placar.
Quando o jogo caminhava para o empate, Luciano, aos 38 minutos, marcou de cabeça e deu a vitória ao São Paulo. A torcida pediu a entrada do atacante que decidiu o duelo. Luciano comemorou de forma contida.
Com a vitória, o São Paulo subiu para o 10º lugar, com 42 pontos, está a oito da zona do rebaixamento e já classificado para a Libertadores por ter vencido a Copa do Brasil.
O Cruzeiro caiu para a 16ª colocação, com 37, e está a apenas três do Vasco, o primeiro time no Z4.
O jogo do São Paulo contra o Fluminense foi adiado para o dia 22 de novembro, então o Tricolor só voltará a campo para enfrentar o Red Bull Bragantino, dia 8, na VIla Belmiro. O Cruzeiro receberá o Inter no domingo, no Mineirão.
Primeiro tempo morno
O Cruzeiro começou em cima do São Paulo e ganhou dois escanteios nos primeiros instantes, mas depois viu o Tricolor controlar a partida.
Os donos da casa ficaram com a bola, porém, com pouco espaço para criar. A primeira grande chance só veio aos 32 minutos, quando James Rodríguez deixou David na cara do gol e o atacante bateu mal. No rebote, James chutou colocado de direita e o goleiro Rafael Cabral espalmou.
Aos 36, Alisson abriu o placar, mas o VAR traçou as linhas e apontou um impedimento por pouco. A jogada teve cabeceio de David, rebote de Cabral e Alisson sozinho na pequena área.
Mais emoção e vitória no fim
O Cruzeiro voltou muito bem para a etapa final. Logo aos 2 minutos, William bateu forte e Rafael espalmou. Na sobra, Jussa bateu com desvio e Rafael, de novo, defendeu.
No minuto 6, Rafael passou mal e quase fez contra. Irritado com o início tricolor, o técnico Dorival Júnior fez três substituições: tirou Rodrigo Nestor, James Rodríguez e David e colocou Michel Araújo, Luciano e Erison. Parte da torcida do São Paulo vaiou a saída de James. Luciano, que a torcida pediu, foi muito aplaudido.
Aos 31, a melhor chance do São Paulo. Caio Paulista lançou, Michel Araújo dividiu e Erison, na pequena área, bateu forte para outra grande defesa de Rafael Cabral. Com 35 jogados, o Cruzeiro ficou muito no quase. Bruno Rodrigues acertou o travessão depois de Pablo Maia escorregar na área. Na sobra, Mateus Vital bateu muito forte e a bola subiu.
Após a insistência de ambos os times, o gol finalmente saiu. Alisson tabelou com Michel Araújo e cruzou para Luciano, de cabeça, vencer Rafael Cabral aos 38 minutos. 1 a 0 para o São Paulo e comemoração contida do herói. Gol decisivo de quem a torcida pediu para entrar.
Lances importantes
Por pouco. Aos 36 minutos, David cabeceou, Rafael Cabral espalmou e Alisson marcou. O VAR apontou impedimento do volante.
Duas vezes. No minuto 6 do segundo tempo, William bateu para boa defesa de Rafael. Na sobra, Jussa bateu e o goleiro do São Paulo pegou novamente.
Quase. Aos 31, Michel Araújo recebeu na área e ajeitou para Erison, que da pequena área bateu forte para grande defesa de Rafael Cabral.
Quase de novo. Com 35 jogados, Bruno Rodrigues acertou bonito chute no travessão após escorregão de Pablo Maia. No rebote, Mateus Vital bateu por cima.
Finalmente. Aos 38 minutos, Alisson cruzou e Luciano, sozinho, cabeceou para o fundo das redes. 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 0 CRUZEIRO
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 2 de novembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Assistente 2: Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA-RJ)
Cartões amarelos: Beraldo (São Paulo) e William e Rafael Elias (Cruzeiro)
Gol: Luciano, aos 38 minutos do 2T
SÃO PAULO: Rafael, Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson (Diego Costa), Rodrigo Nestor (Michel Araújo) e James Rodríguez (Luciano); Wellington Rato (Juan) e David (Erison). Técnico: Dorival Júnior
CRUZEIRO: Rafael Cabral, William (Palacios), Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Machado (Robert) e Lucas Silva (Wesley); Matheus Pereira (Mateus Vital), Arthur Gomes (Rafael Elias) e Bruno Rodrigues. Técnico: Zé Ricardo