Time alemão lota estádio com ingresso de graça. Daria certo no Brasil?

É prática comum em times que passam por momentos difíceis: fazer uma promoção ou dar ingressos de graça para garantir estádio cheio e apoio de sobra. Mas um clube da segunda divisão alemã resolveu inovar. O Fortuna Dusseldorf criou uma campanha que libera entrada de torcedores de graça em alguns jogos da temporada mesmo em bom momento.

O que aconteceu

Em abril, o clube alemão anunciou o início do projeto 'Fortuna para Todos', que consiste em ter os custos de abertura do estádio pagos pelos patrocinadores do clube. A iniciativa visava aproximar a equipe de seus torcedores e da cidade e foi firmado um acordo de 45 milhões de euros (R$ 236,2 milhões na cotação atual) por cinco anos com empresas parceiras.

Seis meses depois, o jogo contra o Kaiserslautern, no último dia 21, foi o primeiro da ação, com entradas totalmente gratuitas.

A Merkur Spiel-Arena, que tem capacidade para 54.600 pessoas recebeu 52 mil torcedores, num recorde absoluto de público. O time da casa venceu por 4 a 3.

Para que se tenha uma ideia, o recorde de público na casa do Fortuna antes desse confronto na temporada era 40 mil torcedores.

O clube já anunciou mais dois jogos com ingressos gratuitos dentro do mesmo modelo. São duelos com St.Pauli e Eintracht Braunschweig.

O Fortuna é, atualmente, vice-líder da segunda divisão alemã.

A iniciativa daria certo no Brasil? Especialistas respondem

Já tivemos exemplos no Brasil, em diferentes estados, com maior destaque no Nordeste, quando torcedores trocavam notas fiscais por ingressos. Já vivenciamos a entrada de torcedores nos estádios sem que pagassem pelo ingresso, mas através de subsídios estatais. Que existe interesse dos clubes por cessão de ingressos em lote, com recebimento antecipado, já vimos. Precisamos colocar à prova o interesse da iniciativa privada de fazer publicidade comprando ingressos no atacado

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Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil

É algo raro de se ver, porém reforça que o futebol é uma área com infinitas possibilidades. Iniciativas assim podem criar uma admiração maior do clube e das marcas junto à comunidade. Com certeza, será a primeira oportunidade de muitas pessoas irem pela primeira vez ao estádio. Quando vários esforços se juntam, há a chance de se criar algo grande e o esporte é prova disso

Rogério Neves, CEO da Motbot, startup plataforma de crowdfunding esportivo

É nítido que foi uma estratégia muito inteligente de marketing, que deu uma ascensão ao nome do clube. É uma equipe com uma receita muito baixa e que conseguiu fazer alianças com as empresas e construiu uma notoriedade na mídia social. Isso, sem dúvida alguma, será revertido em valores financeiros que serão mais interessantes do que os que ela já vinha colhendo. Achei isso fantástico.

Sandro Orlandelli, Membro da UEFA Academy

Existe um risco pequeno do momento em que se fornece o ingresso ao torcedor, ele, lá na frente, quando tiver que comprar o ingresso, pode ter uma certa resistência a pagar. O risco é pequeno, mas existe e isso pode trazer um problema para o clube. Alguns clubes do interior de São Paulo fizeram ações como esta e hoje têm média de público baixa porque os torcedores se habituaram a ganhar o ingresso, e depois quando tiveram que comprar não compareciam

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Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo

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