Tite busca estabilidade e maturidade no Flamengo sem tranquilidade de 2023

O Flamengo perdeu o segundo jogo seguido de virada sob o comando de Tite. Depois de um começo promissor, o time viu o futebol rapidamente desandar, algo que tem sido comum ao longo de 2023. Com um tom diferente e foco na vaga direta na Libertadores, a equipe mal deixou o torcedor sonhar com chance do primeiro título na temporada.

O que aconteceu

O Fla perdeu para o Santos por 2 a 1, sofrendo o gol da virada já nos minutos finais. O jogo aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Tite pediu mais maturidade e estabilidade ao time depois do resultado. O treinador vê os dois fatores como fundamentais para a evolução.

Ele já tinha citado a maturação ao analisar a derrota para o Grêmio. Na ocasião ele também afirmou que o time não soube absorver o gol sofrido. "Tem que absorver quando sofre o gol, ter maturidade e naturalidade para retornar a um desempenho".

Apesar disso, o técnico não quis responsabilizar o lado psicológico pela situação da equipe na temporada.

O treinador segue o discurso de que ainda está conhecendo o elenco. Esse foi o quarto jogo no comando do time e faltam mais oito.

O Flamengo é o segundo time da Série A que mais sofreu viradas em 2023. Agora são oito contra 10 do América-MG.

Temos que ter maturidade para jogar nessas diferentes situações. Não vou entrar no mérito da expulsão. Eu a vi e tenho minha opinião, vou deixar com vocês. Mas não justifica que nós tenhamos uma instabilidade no momento do empate. Antes, tivemos infiltrações, acertamos a trave, mas tomamos o gol e sentimos um pouco. A equipe ainda está no processo de me conhecer e de ter estabilidade nesses momentos. Isso é maturidade. Deve ser desenvolvido.

Tite

Continua após a publicidade

Pés no chão

A falta de uma boa sequência é normal para o Flamengo desta temporada. Dificilmente o time conseguiu empolgar por muito tempo e somar mais de duas vitórias seguidas.

O Flamengo só conseguiu sequências mais longas, como três ou quatro jogos, quando jogou várias competições. Em todas as vezes, teve partidas de Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores em sequência. Isso sem considerar o Estadual.

Quando chegou, Tite disse que o título era um sonho e o foco no Brasileirão seria a vaga na Libertadores. "O objetivo, agora, é a classificação direta na Libertadores. A perspectiva de título tem na matemática, mas é sonho. E ela tem um risco, são nove equipes que estão muito próximas, campeonato extremamente necessidade", falou na apresentação.

Após novo revés, o treinador manteve o tom e praticamente descartou a ideia de taça. "A realidade dos fatos nós temos que enxergar. É claro que o torcedor fica frustrado. Eu sou torcedor, eu fui torcedor. E tenho compreensão. Mas temos que ter a serenidade e a calma e a concentração para administrar tudo isso. Objetivo é a classificação direta para Libertadores. É isso desde o início. Coerentemente falando".

O Flamengo está em sexto, com nove pontos de distância para o Botafogo. Os dois ainda têm um jogo a menos.

Continua após a publicidade

Quer saber tudo o que rola com o Flamengo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes