O que fez o Santos alcançar aproveitamento de campeão com o novo técnico?

O técnico Marcelo Fernandes assumiu o Santos em posição muito difícil, mas tem aproveitamento de campeão. Por quais razões?

Mudanças decisivas

O primeiro grande desafio de Marcelo Fernandes foi ajudar a recuperar a confiança do elenco do Santos, que já estava abalada e ficou mais ainda com a derrota de 3 a 0 para o Cruzeiro na Vila Belmiro. O vexame culminou na saída de Diego Aguirre.

Conhecedor do grupo, Marcelo nunca mostrou dúvida e sempre disse aos jogadores que eles eram capazes de tirar o time da situação. O técnico prometeu sinceridade e justiça nas decisões.

Taticamente, o primeiro grande passo foi "abolir" o esquema fixo com dois zagueiros e dois pontas. O Santos passou a jogar com três zagueiros, no 3-5-2, o que deu mais equilíbrio à equipe.

Com as vitórias contra Bahia, Vasco e Palmeiras, Marcelo Fernandes ganhou confiança para fazer variações e achar alternativas. As derrotas contra Red Bull Bragantino e Internacional assustaram, mas o Santos se reergueu e venceu Coritiba e Flamengo e empatou com o Corinthians.

Soluções caseiras

Fernandes não teve reforços desde que assumiu, então precisou encontrar alternativas no próprio elenco.

Jogadores que viviam sob desconfiança, como Joaquim, se firmaram. Kevyson, da base, virou presença frequente. E Soteldo voltou a brilhar.

Afastado após desentendimento com Paulo Turra e com atuações discretas sob o comando de Aguirre, o camisa 10 retomou o protagonismo do Santos.

Continua após a publicidade

O venezuelano, tido como pessoa com temperamento difícil, adora e confia em Marcelo Fernandes, que conversa frequentemente com o jogador sobre onde e como ele prefere jogar.

E o futuro?

Marcelo Fernandes só pensa em salvar o Santos do rebaixamento e não conversa sobre 2024.

O Peixe terá eleições em dezembro, e o atual presidente Andres Rueda não será candidato à reeleição.

Santista de coração, Marcelo quer continuar, porém, essa decisão só deve ser tomada no fim do ano, já com o novo mandatário.

Situação semelhante vive o coordenador técnico Alexandre Gallo, outro profissional da região que deseja permanecer e tem futuro incerto.

Continua após a publicidade

Canal do Santos

Quer saber tudo o que rola com o Santos sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes