Com Fluminense, Libertadores de 2024 já tem 16 times classificados; veja
Colaboração para o UOL, em Santo André (SP)
05/11/2023 10h23
O título conquistado sobre o Boca Juniors não só colocou o Fluminense na lista de campeões da Libertadores como também já garantiu ao clube a oportunidade de tentar o bi em 2024.
O que aconteceu
Por ter sido campeão, o Fluminense já garantiu a sua vaga na edição do ano que vem da Libertadores. O Tricolor das Laranjeiras, inclusive, já sabe que será o cabeça de chave do Grupo A — lugar ocupado pelo vencedor do ano anterior.
O Fluminense se juntou ao São Paulo como um dos 16 times que já garantiram vaga na edição do ano que vem. Além dos dois brasileiros, times da Argentina, Colômbia, Equador, Venezuela, Paraguai e Peru já estão classificados.
Apenas Bolívia, Uruguai e Chile não têm nenhum clube classificado para o torneio continental até o momento.
Ainda existem mais 31 vagas em disputa. Isso porque, apesar de apenas 32 times disputarem a fase de grupos, há uma fase preliminar onde 19 clubes brigam por quatro vagas nos grupos.
Vagas no futebol brasileiro
Com Fluminense [campeão da Libertadores] e São Paulo [campeão da Copa do Brasil], o Brasil ainda tem, pelo menos, outras seis vagas garantidas na próxima edição da Libertadores.
Os quatro primeiros colocados do Brasileirão garantem vaga direta para a fase de grupos, enquanto o quinto e sexto disputarão a fase preliminar da Libertadores.
As vagas no Brasil podem aumentar caso Fluminense ou São Paulo terminem o Brasileirão entre os seis primeiros colocados, algo que não acontece no momento.
Caso o Brasileirão acabasse hoje, Botafogo, Palmeiras, Bragantino e Grêmio estariam na fase de grupos da Libertadores. Atlético-MG e Flamengo disputariam a etapa preliminar.
O Fortaleza teve a chance de se classificar para a Libertadores pela Sul-Americana. Entretanto, o Leão do Pici foi superado pela LDU na decisão do torneio e perdeu a oportunidade.
Veja todos os classificados até o momento
- Brasil: Fluminense* e São Paulo*
- Argentina: River Plate*
- Colômbia: Millonarios*
- Equador: LDU* e Independiente del Valle
- Paraguai: Libertad* e Cerro Porteño*
- Peru: Alianza Lima*, Universitario*, Sporting Cristal e Melgar
- Venezuela: Deportivo Táchira, Academia Puerto Cabello, Portuguesa e Caracas
*Equipes já classificadas para a fase de grupos