Prefeitura assina projeto de lei que viabiliza reforma de São Januário

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou hoje (7) o projeto de lei que viabiliza a reforma de São Januário, estádio do Vasco.

O que aconteceu

O projeto de lei consiste em estabelecer o "potencial construtivo" de São Januário. Ou seja, estipular, em m², quanto o terreno do estádio pode ser reformado e ampliado. Em troca, a Prefeitura disponibiliza esses m² ao Vasco, que os comercializa às empresas interessadas.

O valor do potencial construtivo de São Januário gira na casa dos R$ 500 milhões. O Vasco, obrigatoriamente, precisa aplicar esta verba para reformar seu estádio.

Os m² que serão disponibilizados ficam em regiões do bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ), e cabe ao Vasco negociar com as empresas a venda destes terrenos até que se atinja o valor limite do potencial.

O Cruzmaltino já possui negociações avançadas com a rede hospitalar "Rede Dor" e a construtora Cyrella.

"Estou tendo a honra de assinar o projeto de lei viabilizando a construção do novo estádio de São Januário, clube do meu coração, mas muito importante para o Rio também. O que a gente está fazendo é pegando o potencial construtivo de São Januário, o que poderia se construir ali, e levando para outra área da cidade, na Barra da Tijuca. Isso permite viabilizar recursos. Só que a gente não permite que os recursos vão em dinheiro para o Vasco. A gente obriga que esses recursos sejam para a construção do novo estádio de São Januário", disse o prefeito Eduardo Paes, complementando:

Isso foi um pedido desde o início da administração do presidente Salgado [presidente do Vasco], a quem eu queria homenagear e agradecer. E deixar um recado: a gente está numa negociação com o Fluminense, o Botafogo já está lá com o Engenhão e estamos abertos para o Flamengo, para ajudar os clubes do Rio de Janeiro. Claro que hoje é um momento especial que é o Vascão, do meu coração, que está, finalmente, podendo ter um estádio digno do seu tamanho. Vasco! Casaca!
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro

Projeto precisa ser aprovado pela Câmara

O projeto de lei do potencial construtivo de São Januário ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

O projeto vai ainda hoje (7) para a Câmara e sairá amanhã (8) no Diário Oficial. Em seguida passará pelos ritos e apreciações dos vereadores.

A tendência é a de que se vote o projeto de lei ainda este ano, antes do recesso parlamentar, que se inicia antes do Natal, por volta do dia 15 de dezembro.

Reforma já tem projeto desenvolvido pela WTorre

Gráfico do projeto de reforma e ampliação do estádio de São Januário: parceria com a WTorre
Gráfico do projeto de reforma e ampliação do estádio de São Januário: parceria com a WTorre Imagem: Reprodução / Vasco TV

A reforma e ampliação de São Januário já tem um projeto pronto desenvolvido pela empresa WTorre, a mesma que construiu o Allianz Parque, do Palmeiras.g3L5C3yj

A promessa é de um estádio com capacidade de 43 mil torcedores, camarotes modernos, dois "paredões" de arquibancada atrás dos gols nos moldes do estádio do Borússia Dortmund e a fachada original de São Januário mantida.

Continua após a publicidade

A Prefeitura também pretende ajudar na modernização do entorno e na melhoria dos acessos à Colina Histórica.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.