Prefeitura assina projeto de lei que viabiliza reforma de São Januário
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou hoje (7) o projeto de lei que viabiliza a reforma de São Januário, estádio do Vasco.
O que aconteceu
O projeto de lei consiste em estabelecer o "potencial construtivo" de São Januário. Ou seja, estipular, em m², quanto o terreno do estádio pode ser reformado e ampliado. Em troca, a Prefeitura disponibiliza esses m² ao Vasco, que os comercializa às empresas interessadas.
O valor do potencial construtivo de São Januário gira na casa dos R$ 500 milhões. O Vasco, obrigatoriamente, precisa aplicar esta verba para reformar seu estádio.
Os m² que serão disponibilizados ficam em regiões do bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste (RJ), e cabe ao Vasco negociar com as empresas a venda destes terrenos até que se atinja o valor limite do potencial.
Classificação e jogos
O Cruzmaltino já possui negociações avançadas com a rede hospitalar "Rede Dor" e a construtora Cyrella.
"Estou tendo a honra de assinar o projeto de lei viabilizando a construção do novo estádio de São Januário, clube do meu coração, mas muito importante para o Rio também. O que a gente está fazendo é pegando o potencial construtivo de São Januário, o que poderia se construir ali, e levando para outra área da cidade, na Barra da Tijuca. Isso permite viabilizar recursos. Só que a gente não permite que os recursos vão em dinheiro para o Vasco. A gente obriga que esses recursos sejam para a construção do novo estádio de São Januário", disse o prefeito Eduardo Paes, complementando:
Isso foi um pedido desde o início da administração do presidente Salgado [presidente do Vasco], a quem eu queria homenagear e agradecer. E deixar um recado: a gente está numa negociação com o Fluminense, o Botafogo já está lá com o Engenhão e estamos abertos para o Flamengo, para ajudar os clubes do Rio de Janeiro. Claro que hoje é um momento especial que é o Vascão, do meu coração, que está, finalmente, podendo ter um estádio digno do seu tamanho. Vasco! Casaca!
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro
Novo Estádio de São Januário!!! pic.twitter.com/PEFnmvonhe
-- Eduardo Paes (@eduardopaes) November 7, 2023
Projeto precisa ser aprovado pela Câmara
O projeto de lei do potencial construtivo de São Januário ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.
O projeto vai ainda hoje (7) para a Câmara e sairá amanhã (8) no Diário Oficial. Em seguida passará pelos ritos e apreciações dos vereadores.
A tendência é a de que se vote o projeto de lei ainda este ano, antes do recesso parlamentar, que se inicia antes do Natal, por volta do dia 15 de dezembro.
Reforma já tem projeto desenvolvido pela WTorre
A reforma e ampliação de São Januário já tem um projeto pronto desenvolvido pela empresa WTorre, a mesma que construiu o Allianz Parque, do Palmeiras.g3L5C3yj
A promessa é de um estádio com capacidade de 43 mil torcedores, camarotes modernos, dois "paredões" de arquibancada atrás dos gols nos moldes do estádio do Borússia Dortmund e a fachada original de São Januário mantida.
A Prefeitura também pretende ajudar na modernização do entorno e na melhoria dos acessos à Colina Histórica.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.