Técnico do Santos valoriza ponto em empate ruim, mas chama responsabilidade

O técnico do Santos, Marcelo Fernandes, valorizou o ponto conquistado no empate por 0 a 0 com o Cuiabá, hoje, na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo ruim, ele chamou a responsabilidade para os erros.

O que aconteceu

Responsabilidade: "Se aconteceu algo de errado a culpa é minha, não encaixou. Mas a noite não ser boa não é desculpa. A gente tem que entender que coletivamente ficamos tentando fazer de 'qualquer jeito'".

Ponto importante: "Conquistamos um ponto que vai ser muito importante pra nós lá na frente. Pegamos um adversário difícil, foi um jogo de paciência."

Santos não sofreu gol após 21 jogos: "Estamos aprimorando o setor, não sofremos gol hoje. Ponto importante também, nos portamos defensivamente bem."

Lucas Lima substituído: "Ele é substituído para podermos abrir mais o time. Sermos mais consistentes. Hoje fechamos uma linha de quatro com ele pela direita. É um cara que se esforça e se doa muito."

Veja a coletiva na íntegra:

Soteldo bravo na saída?

Pelo contrário, o Soteldo dispensa comentários. É uma insatisfação de quem quer jogar, atrás ele deu um pique e não conseguiu chegar por ter sentido o adutor. No intervalo ele fez massagem, mas ele sentiu de novo e tivemos que tirar por receio. Mas é bom quando o jogador quer jogar, não é insatisfação com nada. Está tudo certo, vamos embora pra próxima.

Logística

Continua após a publicidade

Em relação a viagem, fizemos essa logística contra o Flamengo e recuperamos todo mundo. Vai fazer 48h com a gente em goiania, quarta de noite. Temos que ter calma, para recuperar o elenco. Vai ser mais uma batalha. Essa equipe hoje está chateada, mas sabe que somamos em uma noite ruim. Pegamos um adversário difícil, foi um jogo de paciência. Lógico, a frustração é grande. Não vai ser todo dia que vai dar tudo certo, que vai dar todo o jogo. Mas conquistamos um ponto que vai ser muito importante pra nós lá na frente.

Dificuldade com o Cuiabá

Cuiabá tem 41 pontos, um grande treinador. Se não me engano ganhou do Palmeiras, desculpe se eu estiver falando besteira. O primeiro tempo não foi aquilo que preparamos, era para o Soteldo cair mais pelo lado direito. Tentamos, mas o Cuiabá é um time muito bem montado, é perigoso em bola parada e contra-ataque. Mas somamos um ponto contra um adversário difícil.

Torcer contra

Uma coisa que é certa: não precisamos olhar para ninguém, temos que olhar o nosso. Está tudo nas nossas mãos. Não precisamos torcer contra ninguém. Mas assim, falando de forma bem clara: nove jogos, nós pulamos uma cerca de jogos muito difíceis. Oscilações acontecem, hoje foi o dia. Mas estamos com gordura na frente, agora é fazer o que estamos fazendo dentro e fora de casa. O adversário dificultou muito, mas valeu pelo ponto.

Torcida

Continua após a publicidade

A gente tá bem fechado quanto a isso, só podemos agradecer pela torcida. A torcida fica inquieta, lógico, estamos em uma luta que vem lá de trás, árdua. Nós ficamos ansiosos também. Mas estamos mantendo a calma. A torcida está no direito dela, também podem criticar, hoje não foi uma noite boa, tentamos. Em Goiânia vamos pegar uma atmosfera pesada de novo, mas vamos fazer tudo que já fizemos. O mesmo contra o Flamengo. Vai dar tudo certo.

Dodô de volta?

A perda do Basso e do Dodô são fortes, era um estilo de jogo já encaixado. Esperamos muito que ele vá pra Goiânia, vai fazer um tratamento agora e continuará até a hora do jogo. Vamos contar com ele sim. O Jair, expectativa grande por se tratar de um grande jogador, mas o Jair vem de uma lesão no joelho, está em transição. Tem treinos que ele sente o joelho ainda enrijecido. Estamos adaptando. Mas não queremos gerar expectativa, ele pode nos ajudar muito, mas não podemos prejudicá-lo. Tem que ser na hora certa e agora é um momento muito duro do campeonato.

Briga contra o Z4

A luta é clara, não tem moleza. Todo ponto é fundamental. Escolhemos o 3-5-2 por conta do Braga, que é muito forte. A ausência dele hoje foi sentida. Não pelo mal momento dos dois (João Lucas e Caiçara), mas por ser um jogo difícil, pesado. O João tentou, foi até o limite dele. E os jogadores tentaram. Volto a dizer, pontuamos, saímos aplaudidos, temos que erguer a cabeça e seguir em frente.

Deyverson

Continua após a publicidade

Na hora do jogo trocamos 'carinhos', o Deyverson é um grande jogador, um cara que dispensa comentários, é campeão por onde passa. Nos falamos de boa, é o estilo dele. Na saída de campo foi de boa, está tudo certo entre eu e ele.

Nonato pode vir a tomar o lugar do Lucas Lima?

O Lima em casa sempre mostra muita facilidade pra jogar. E o Nonato entrou bem, e no Flamengo já havia ido bem. São opções que temos a depender de quem vamos enfrentar. Vamos ver o que é melhor pra equipe pra tentar conseguir um bom resultado lá também.

Goiás

Todas as partidas são finais pra nós. Saímos do jogo contra o Flamengo dificílimo que eu duvido que alguém diria que sairíamos com o resultado. Agora a próxima, das seis últimas que faltam, tentaremos também. A torcida pode ter certeza que vamos com tudo pra tentar o resultado de novo.

Não sofreu gol após 21 partidas

Continua após a publicidade

A questão defensiva, realmente trabalhamos muito, eles também querem arrumar muito isso. Tem jogos que a defesa vai bem mesmo apesar dos gols. Só sei que os jogadores estão tentando muito melhorar isso, hoje foi a prova disso. O Messias trabalha muito sério, o Joaquim está mostrando seu valor. Estamos aprimorando o setor, não sofremos gol hoje. Ponto importante também, nos portamos defensivamente bem. Não fomos tão exigidos ou tivemos apertos, apesar das bolas aéreas, que também trabalhamos muito. Mas é assim, tem dia que dá, e noite que não. Cada jogo é uma final, a próxima é o Goiás.

Lucas Lima

O Lucas Lima é importantíssimo. É um jogador que precisa muito de uma retaguarda forte pra conseguir desempenhar o papel dele. O lado direito, hoje, ficou vazio. O João Lucas tinha que explorar mais, mas não encaixou, isso ficou nítido. Ele é substituído pra podermos abrir mais o time. Sermos mais consistentes. Hoje fechamos uma linha de quatro com ele pela direita. É um cara que se esforça e se doa muito. Não só ele, todos. Mas hoje foi uma noite que não foi boa. Não temos preferência para o A, B E C. Vemos o melhor pro clube. Saiu ele, Soteldo... importante é termos todo mundo inteiro pra final contra o Goiás.

Ponto mais negativo da equipe

Se aconteceu algo de errado a culpa é minha, não encaixou. Mas a noite não ser boa não é desculpa. A gente tem que entender que coletivamente ficamos tentando fazer de "qualquer jeito". Deslocamos o max pela direita, e ele é um cara de dentro do campo. Tem nos ajudado muito. Mas tem ansiedade, erra passe que era pra entrar. Hoje foi um dia que... não quero tirar o valor do Cuiabá, mas nos precipitamos muito, não jogamos bem. Não deu nada certo contra o Red Bull Bragantino, hoje a noite não foi boa e não encaixou. A gente fica engessado na hora de mudar, fortalecer. Fica difícil pela falta de jogadores preciosos para o time. Mas vamos pra batalha, estão todos cientes disso. Chateados, mas vamos pra Goiânia fazer um grande jogo.

Retorno do Braga pós suspensão

Continua após a publicidade

A volta dos jogadores é importante pensando no esquema 3-5-2, um esquema que encaixou. O Braga fez muita falta hoje, é criticado, mas fez jogos importantes com a gente. Teremos uma semana difícil, com jogos a cada dois dias. A primeira contra o Goiás, e depois a parada, sim. Descansar esses atletas. Pegar o Botafogo fora.

Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes