Dorival valoriza São Paulo vibrante e breca testes no fim da temporada

O técnico Dorival Jr valorizou a vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino na noite de hoje (8), na Vila Belmiro. O comandante afirmou que quer fazer a melhor campanha possível mesmo após atingir os 45 pontos e brecou a expectativa por testes neste fim de temporada.

SPFC vibrante e valente. "Eu nunca peguei um time tão valente, tão vibrante quanto o São Paulo. Um time guerreiro, que deixa tudo de si dentro de campo. Desde abril quando aqui cheguei, tivemos talvez o jogo de Goiânia e o do Palmeiras, além do primeiro contra o América, que não foram jogos consistentes. Na grande maioria, procuramos fazer de uma maneira correta, jogando com posse de bola, com trabalho de infiltração. E hoje novamente".

Foco na campanha. "Eu quero fazer a melhor campanha possível. Tem alguns jogadores que vieram de lesões muito sérias em uma longa recuperação. Caso do Erison, que hoje tomou a frente e fez o gol de pênalti com muita personalidade. O David, que teve poucas oportunidades comigo. Méndez, é uma verdade, um dos jogadores que eu menos dei oportunidades, muito pela nossa formação de meio-campo. Mas é um profissional muito sério, muito dedicado. Temos que reconhecer isso em algum momento também".

Sem testes. "Eles ainda estão dentro de competições importantes para o clube (jovens de Cotia). Estamos observando cada um deles. Aqueles que estão vencendo a idade, estão buscando oportunidades nos profissionais. Os garotos do sub-17 que têm se destacado muito, têm feito competições interessantes, alguns deles. Temos por obrigação estar atento a tudo isso. Esse momento era muito complicado. Não vamos abrir mão do campeonato brasileiro. Não vamos buscar só experiências. Vamos manter a postura que temos tido e dar uma resposta ao torcedor."

Confira outras respostas do técnico Dorival Jr durante a entrevista coletiva após o jogo.

Poderia brigar pelo título?

Eu acho que é muito difícil fazer avaliação desse tipo. Eu nunca peguei um time tão valente, tão vibrante quanto o São Paulo. Um time guerreiro, que deixa tudo de si dentro de campo. Desde abril quando aqui cheguei, tivemos talvez o jogo de Goiânia e o do Palmeiras, além do primeiro contra o América, que não foram jogos consistentes. Na grande maioria, procuramos fazer de uma maneira correta, jogando com posse de bola, com trabalho de infiltração. E hoje novamente. Com uma equipe que talvez seja uma das melhores quando visita. Nos últimos jogos, acredito eu, com uma derrota se não me falha a memória. Para vocês verem a dificuldades que foi o jogo. Um jogo muito jogado, no sentido de marcado. As mudanças feitas pelo Pedro, feitas por nós. Respondendo, tentando um outro fato em outros momentos. Eu fiquei muito feliz com a maneira com que conquistamos o resultado. Enfrentamos uma das melhores equipes do campeonato. Que joga um futebol consistente, ao mesmo tempo agressivo. Temos que enaltecer uma partida como essa. O esforço foi muito grande para sairmos hoje com o resultado. É uma satisfação poder estar vendo o São Paulo jogando da forma como está. Cria-se uma possibilidade? Talvez. Mas você estar em três frentes, e fomos a última equipe a sair dessas competições, é muito complicado. Eu fico satisfeito porque depois que finalizamos a Copa do Brasil, nós voltamos ao Brasileiro, e hoje acredito eu seja a quinta vitória, com dois empates e duas derrotas. A equipe está brigando, tentando fazer o melhor resultado possível, e isso é o mais importante.

Vila Belmiro

A proximidade do torcedor é grande. É um pouco diferente do Morumbi, ainda que a nossa torcida faça a diferença lá dentro e tem feito em todos os momentos. Hoje, mais uma vez. Apoiando e incentivando a todo momento. Entendendo que foi um jogo complicado.

Continua após a publicidade

Goleada para o Palmeiras

Tivemos aquele momento com o Palmeiras e muitas coisas aconteceram ao longo daqueles dias que interferiram de uma maneira ou de outra. Estamos preparados para os novos compromissos.

Galoppo

Galoppo, em especial, ainda não está liberado pelo departamento médico. Tem protocolo a ser seguido e ainda tem um período para que ele cumpra os meses necessários para estar na transição e depois mexendo totalmente com bola, totalmente liberado para confrontos, duelos, disputas, essas coisas.

Campanha após Copa do Brasil

Eu fico muito feliz de mesmo com a perda de alguns jogadores importantes logo depois da Copa do Brasil. O time vem dando resposta muito positiva. Alguns garotos que logo que chegamos aqui sentiam o peso de um apupo, de um questionamento, como Rodrigo Nestor, Pablo Maia, foram decisivos. Hoje chamam atenção como revelações do campeonato. O Juan, que fez um jogo com uma briga constante, vencendo boa parte dos duelos que participou. Eles precisam de paciência para que possamos encontrar uma resposta. Às vezes, um demora mais que o outro. Além de jogadores como Alisson, que vem fazendo campeonato brilhante, vinha sendo pressionado. Essa é a resposta de um elenco que acreditou na proposta e está encontrando um caminho dentro das dificuldades.

Continua após a publicidade

Nestor

Tudo isso vamos ter que sentar. Estamos avaliando superficialmente tudo isso. Não entramos em detalhes. O mercado é muito dinâmico. De repente, possam acontecer saídas ou chegadas. Se possível, prepararmos uma venda para que não aconteça de maneira que pegue com surpresa, ou tenhamos que ir para um mercado totalmente fechado, com poucas possibilidades. Temos que planejar daqui para frente. Graças a Deus, o resultado foi importante. Dentro dessa parada da Data Fifa, a gente pode começar a falar um pouco mais de elenco, grupo, de possíveis contratações para que possa ter ideia mais clara do que teremos.

Garotos de Cotia

Eles ainda estão dentro de competições importantes para o clube. Estamos observando cada um deles. Aqueles que estão vencendo a idade, estão buscando oportunidades nos profissionais. Talvez preferenciando. Mas olhando os garotos do sub-17 que tem se destacado muito, têm feito competições interessantes, alguns deles. Temos por obrigação estar atento a tudo isso. Esse momento era muito complicado. Não vamos abrir mão do campeonato brasileiro. Não vamos buscar só experiências. Vamos manter a postura que temos tido e dar uma resposta ao torcedor.

Luciano titular

Foi em cima dessa pressão que resolvi colocar o Luciano (em tom de brincadeira). Ele sempre foi titular da equipe. Teve uma postura profissional em todos os sentidos. Todos diziam que o Luciano tinha problemas. Eu vim preparado para não deixar isso acontecer e ele me surpreendeu. Um cara sempre participativo, dedicado. Pensando muito no grupo, entendendo posições que foram tomadas com a chegada de Lucas, de James, enfim. Sempre respeitando o seu momento, o profissional que esteve ao lado dele. Em todas as oportunidades, acredito, tenho contado com Luciano. Quer fosse iniciando, ou entrando no meio da partida. Não tem diferença nenhuma. Ele sabe disso. Eu já pontuei isso a ele próprio. Vocês podem ter certeza que ele continua sendo esse jogador. Vai ser respeitado, como todos no grupo.

Continua após a publicidade

Juan

Uma sequência de jogos, confiança maior. Que todos nós tenhamos paciência com esses garotos. Uns de repente rapidamente se posicionam. Outros levam um pouco mais de tempo. Hoje, vimos o Evangelista, formado aqui dentro, saiu muito jovem e retorna jogando um futebol de altíssimo nível. A maturação não acontece com todos em igualdade. Peço que o torcedor entenda que os jogadores se dedicam muito. Às vezes, a resposta demora, mas cabe a nós acreditarmos.

Pato

Se eu for falar de todos os jogadores que não entraram, vou ficar aqui a noite toda. Prefiro falar daqueles que atuaram. Dentro da minha visão e do que estou observando, esses jogadores estão sendo colocados aos poucos, depois que voltaram de suas lesões. No momento oportuno, vai acontecer. O elenco é grande. Tem jogadores que tenho a exigência de uma ou outra característica, foi o que tentei usar hoje era um jogo de muita pegada, de muita disputa, de muito choque. São jogadores com esse perfil.

Voltar à Vila

Última partida que disputei aqui dentro, se não me falha a memória, foi uma atuação espetacular do Neymar, num Santos e Internacional, que ele fez dois gols saindo do meio-campo. Fiquei me lembrando dos movimentos dessa partida e da responsabilidade de jogarmos aqui no fim de semana. É uma partida decisiva para muitos clubes, inclusive para o Santos. Não é fácil para quem passou por aqui. É uma situação difícil, complicada, mas estou defendendo outro clube. Vou tentar fazer meu melhor pelo São Paulo, sabendo que temos um compromisso muito difícil no fim de semana.

Continua após a publicidade

Quer saber tudo o que rola com o São Paulo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Quer saber tudo o que rola com o São Paulo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.