Ex-seleção x quem poderia ter sido: o confronto inédito entre Tite e Abel
Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro
08/11/2023 04h00
Flamengo e Palmeiras fazem hoje (8) um duelo importante na briga pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro. Além disso, colocam frente a frente pela primeira vez Tite, ex-técnico da seleção brasileira, e Abel Ferreira, que muitos defendiam como nome ideal para suceder o hoje rubro-negro.
Personalidades
Tite tem um estilo mais pacato, amigável e "paizão" do grupo. Foi isso que o levou ao Flamengo depois de sucessivos erros com treinadores na atual gestão. A chegada mudou o ambiente e foi rapidamente sentida.
Já Abel é mais explosivo, "sincerão" e mudou a mentalidade no Palmeiras. Campeão de praticamente tudo, o treinador só não entrou nos planos da CBF pelo comportamento.
Os dois se encontram pela primeira vez no jogo de hoje (8), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Com estilos opostos, tentam colocar os times na mira do título nessa reta final do Brasileirão.
Os times estão separados por seis pontos na tabela. O Flamengo é o sexto, com 53, enquanto o Palmeiras tem 59, empatado com o Botafogo. Uma vitória alviverde dá a liderança. Um triunfo rubro-negro, que tem um jogo a menos, coloca mais emoção na disputa do título.
Apaziguador
Um dos melhores treinadores brasileiros atualmente, Tite chegou com expectativa ao Flamengo. Depois de mudar de ideia e aceitar começar a trabalhar ainda neste ano, ele tenta organizar a casa.
Ele é conhecido pelo relacionamento com os jogadores e a gestão de pessoas. Na chegada ao Fla, já mudou o dia a dia com mais diálogo.
O treinador passou seis anos na seleção brasileira. Foram 81 jogos, 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas. Um aproveitamento de 80,2%, além do título da Copa América em 2019.
Combativo
Treinador estrangeiro mais vitorioso no Brasil, Abel Ferreira foi amplamente citado pela opinião pública para assumir o lugar de Tite. Mesmo vencedor, o nome não emplacou.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, desmentiu que o comportamento de Abel tenha sido um impedimento para ee assumir a seleção. O 'plano A' sempre foi o italiano Carlo Ancelotti, e o plano B seria algum treinador de destaque no futebol europeu.
As pessoas dizem que o Abel está fora porque briga com a imprensa e com o árbitro, mas não é. Eu entendo que ele tem uma competência pelo trabalho dele, e os números mostram isso. Ednaldo Rodrigues, em entrevista à Band em maio.
Meses depois, Abel descartou a possibilidade de treinar uma seleção até o fim de seu contrato com o Palmeiras — até o fim do ano de 2024.
"Meu dia a dia é top, top, top. Chego duas horas mais cedo que o treino, tomo café, tenho quatro adjuntos, durmo bem, descanso, falo com meus jogadores. Não falta nada no clube, me sinto realizado com o caráter dos jogadores, estou onde quero estar e assim continuo", disse o técnico após vitória por 2 a 0 contra o São Paulo, no primeiro turno do Brasileirão.
O técnico afirmou quando chegou ao Palmeiras há três anos que um de seus sonhos era assumir o comando da seleção portuguesa.
Encontro em treino
Em 2021, os dois se encontraram em treino da seleção na Academia de Futebol. Abel publicou a seguinte mensagem: "A grandeza do treinador está na grandeza do homem. Obrigado, professor Tite! Já comprei os 3 budas. Queria agradecer também aos jogadores e demais integrantes da comissão pela vossa simpatia".
O treinador do Palmeiras também já disse ser 'uma delícia' ver a seleção jogar após vitória por 4 a 1 sobre o Uruguai.
No ano passado, Abel disse que a convocação havia feito mal a Danilo, mas Tite evitou qualquer polêmica e elogiou o português. "O Abel tem sido muito aberto, receptivo a nós e fazendo um trabalho extraordinário", disse.