Romário quer título do America reconhecido como Brasileiro e cutuca o Galo
Presidente eleito do America, Romário já tem um pleito institucional junto à CBF: o reconhecimento do título do Torneio dos Campeões de 1982 como um Brasileirão.
O Baixinho mencionou a iniciativa, que já tem articulação em curso, após a confirmação de que assumirá o clube pelos próximos três anos (de 2024 a 2026).
"Já cheguei a tocar nisso. O America é campeão em 1982. Fizemos um levantamento. É uma situação bem tranquila, vamos dizer assim, e nem um pouco complexa fazer com que o America seja reconhecido como campeão brasileiro", disse Romário.
O senador ainda cutucou o Atlético-MG, que conseguiu o reconhecimento da CBF recentemente para o Torneio dos Campeões de 1937 como um Campeonato Brasileiro.
Classificação e jogos
"Tenho certeza que é uma possibilidade, já que outros clubes com competições menores, com menor reconhecimento (conseguiram). Exatamente o Atlético-MG", completou.
Romário chegou a ter uma reunião com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, na qual trouxe o assunto de volta à tona. O primeiro movimento do America pelo reconhecimento do título como Brasileirão aconteceu em 2021, na gestão de Rogério Caboclo.
"O próprio presidente Ednaldo me passou que ele colocaria esse pleito na mão das pessoas técnicas nesse assunto e me daria essa resposta. A gente tem esse sonho", explicou o Baixinho.
O que foi o Torneio dos Campeões de 1982
Depois do Brasileirão daquele ano, conquistado pelo Flamengo em abril, a CBF organizou um torneio com todos os times que já tinham vencido alguma competição nacional até então.
Eram 17 equipes. Como precisava de número par, a CBF convidou o America, que somava 15 participações em torneios da entidade.
Depois de já ter os 18, o Flamengo preferiu fazer excursão no exterior e não participou, abrindo lacuna preenchida depois pelo Santa Cruz.
Os times foram divididos em quatro grupos. Teve um mata-mata a partir das quartas de final e a decisão, ao fim das contas, foi entre America e Guarani. Deu 1 a 1 no tempo normal na ida e na volta. Mas teve prorrogação, e o time carioca levou a melhor com um gol de Gilson Gênio.
O argumento do America passa pela comparação do Torneio dos Campeões à Taça Brasil e ao Roberto Gomes Pedrosa, que antecederam o Campeonato Brasileiro e posteriormente foram reconhecidos como títulos nacionais pela CBF.
A gente vai reivindicar o nosso direito.
Romário
Deixe seu comentário