Quem tem o caminho mais fácil para ser campeão? PVC e Mattos analisam

O Brasileirão tem um empate triplo na liderança a cinco rodadas do fim, com Flamengo e Bragantino na cola, ambos com um jogo a menos. Quem tem a tabela mais fácil para buscar o título? No De Primeira, os colunistas Paulo Vinícius Coelho e Rodrigo Mattos analisaram os duelos dos seis primeiros colocados nessa reta final (veja acima).

Na visão deles, Botafogo e Bragantino têm as tabelas mais difíceis, e o Flamengo joga a vida no clássico contra o Fluminense. Dois dos três líderes, Palmeiras e Grêmio teriam caminhos intermediários, com o Atlético-MG correndo por fora, como azarão. (Confira na tabela abaixo).

PVC: 'Flamengo é o maior candidato ao título se ganhar o Fla x Flu'

O Fla x Flu vai ser muito determinante, porque se o Flamengo ganhar o Fla x Flu, vai ser impossível não olhar para o Flamengo como maior candidato ao título. Até porque as duas maiores viradas dos pontos corridos foram do Flamengo, em 2009 e 2020. Em 2009, o Palmeiras chegou a ficar 13 pontos na frente do Flamengo, com o Flamengo em 11º lugar, e em 2020, quando o São Paulo teve sete pontos de vantagem na 24ª rodada e na 27ª rodada, embora nesta última o Flamengo tivesse um jogo a menos. As duas grandes viradas mais recentes quem virou é o Flamengo, então a gente vai olhar para o Flamengo se ele ganhar o Fla x Flu. Agora, o clássico tem todo o ingrediente de o Fluminense não querer deixar o Flamengo ser campeão, e o Flamengo quer carimbar a faixa do Fluminense, que não foi carimbada pelo Internacional e pode ser carimbada no Fla x Flu. O Flamengo pode ser o maior candidato ao título se ganhar o Fla x Flu. PVC

Mattos: 'Flamengo está na sua zona de conforto, isso já aconteceu'

Vou acrescentar uma informação ao que o PVC falou — Flamengo ganhou oito campeonatos brasileiros, em quatro deles ele foi um campeão improvável. Em 1987, o Atlético-MG era claramente o time dominante e o Flamengo conseguiu uma vaga sendo o segundo colocado, eliminou o Atlético-MG na semifinal e depois o Inter na final. Em 1992, o Flamengo já estava praticamente eliminado do campeonato quando perdeu um jogo para o Sport, o time dá uma virada, se classifica em quarto, elimina o Vasco que era o primeiro colocado, o melhor time do campeonato naqueles quadrangulares, e depois ganha do Botafogo na final. E depois as outras duas que o PVC citou: em 2009, na virada contra o Palmeiras e São Paulo, mais contra o Palmeiras; e depois em 2020, que ganhou no último minuto, porque o Inter teve um gol anulado no finalzinho. Então, eu diria que o Flamengo está na sua zona de conforto de certa forma, porque isso já aconteceu. Rodrigo Mattos

Tabela final do G-6 do Brasileirão

Tabela de Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Bragantino, Flamengo e Atlético-MG na reta final do Brasileirão
Tabela de Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Bragantino, Flamengo e Atlético-MG na reta final do Brasileirão Imagem: Arte UOL

Quem tem a pior tabela na luta contra o rebaixamento? PVC e Mattos comentam

Continua após a publicidade

Assista ao De Primeira na íntegra

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado na citação de PVC, o Flamengo se classificou em quarto na primeira fase do Brasileirão de 1992, e não em oitavo. O erro foi corrigido.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.