Descontente com posição na tabela, Dorival elogia São Paulo e quer mais

O São Paulo empatou sem gols com o Santos dentro da Vila Belmiro na noite de hoje (12). O Tricolor teve domínio das ações da partida, mas seguiu seu jejum de vitórias fora de casa no Brasileirão, competição em que a equipe não venceu nenhuma partida fora.

Bem, mas sem vitória. "Não foi só a partida de hoje. O São Paulo tem feito partidas muito boas fora de casa. Foram assim algumas que perdemos, inclusive, deixamos pontos ao longo da temporada. É estranho, porque o comportamento não muda. Talvez seja uma das equipes com mais posse de bola, que mais busca fundo de campo, mais ataca a linha adversária".

Lesões não afetaram. "Jogadores que infelizmente tiveram lesões férias. Comprometeriam, com a saída, o desenvolvimento de qualquer equipe. Substituímos e jogamos da mesma forma. Para um profissional no comando há seis, sete meses, fico muito satisfeito. Percebe que tem trabalho, estrutura".

Nada de férias. "Eu vou manter a equipe principal atuando. Os que estiverem em melhor condição vão jogar. Esperamos que eles possam jogar. Não estou contente com essa posição. Acho que podemos fazer mais"

Confira outras respostas de Dorival Jr na coletiva.

Análise

Não foi só a partida de hoje. O São Paulo tem feito partidas muito boas fora de casa. Foram assim algumas que perdemos, inclusive, deixamos pontos ao longo da temporada. É estranho, porque o comportamento não muda. Talvez seja uma das equipes com mais posse de bola, que mais busca fundo de campo, mais ataca a linha adversária. Passamos muitos jogos sem sofrer gols. Depois daquele momento da Copa do Brasil, é a segunda equipe que mais pontos fez na competição. Estamos tentando de todas as formas, tivemos uma equipe novamente muito bem organizada em campo, trabalhando bola, envolvendo o adversário, mudando de lado as jogadas. Tivemos bolas atravessadas, infiltrações, todos os ingredientes para que pudéssemos ter um resultado melhor. Infelizmente, não aconteceu. O principal é o volume de jogo que temos colocado em todas as partidas. Isso já está sendo uma forma aceita pelos jogadores e totalmente estruturada dentro da nossa equipe. Mudamos nomes importantíssimos da equipe.

Lesões de titulares

Jogadores que infelizmente tiveram lesões férias. Comprometeriam com a saída o desenvolvimento de qualquer equipe. Substituímos, jogamos da mesma forma. Para um profissional no comando há seis, sete meses, fico muito satisfeito. Percebe que tem trabalho, estrutura. E se mantida, esse fatídico resultado vai acabar acontecendo.

Continua após a publicidade

Férias

Eu não pretendo antecipar de maneira alguma. Até porque a legislação não permite isso. Temos aí um cronograma que seguiremos de acordo com a diretoria. Quem manda em férias, em período, em tempo, é a diretoria. Isso não tem envolvimento da diretoria e da comissão técnica em momento algum. Tudo o que for determinado, teremos que cumprir. Voltando ao Paulista, teremos muito pouco tempo para a readaptação desses jogadores. Enquanto as equipes estarão trabalhando novembro e dezembro, as equipes que terminam o Brasileirão no dia 6 fatalmente se reapresentarão no dia 6 ou 7. É pouco tempo até a estreia. Por isso, temos ver tudo o que podemos fazer para acelerar esse processo.

Zaga

Eu fico muito contente de estar vendo e acompanhando o crescimento da equipe de modo geral. Alguns jogadores em especial. Jogadores que quando aqui cheguei eram questionados. Os meninos estão dando uma resposta muito boa, muito positiva. Coragem para jogar. Dificilmente erramos um passe. Estamos em uma confiança muito grande na iniciação. A iniciação é o que faz com que possamos ter esse trabalho nas entrelinhas. Isso tem possibilitado um trabalho muito interessante no nosso time. Quando aproximamos num lado do camopo, conseguimos trabalhar a bola. Quando invertemos o lado, pegamos o lado oposto desprotegido. São pontos muito interessantes. Demandam muito tempo. Temos cobrado e exigido bastante. Essa confiança tem acontecido de maneira natural.

Beraldo e Arboleda

Arboleda e Beraldo foram jogadores muito importantes nesse processo. Diego, Alan, Ferraresi voltando agora, Belém por ali também. Não tivemos problemas crônicos ali. Cada um com suas características particulares. Isso é fruto de dedicação, um time que sabe muito bem o que faz em campo. O próprio treinador tem seis ou sete meses na sua equipe. Temos jogadores que estão retornando de lesões. De repente, definindo um elenco mais seguro que possa atravessar o período.

Continua após a publicidade

Saídas

Possibilidade de saída existe. Temos que estar preparados para isso. Se quisermos lutar por competições, temos que ter times fortes. O próximo passo talvez seja mais importante do que o inicial. A partir de agora, a cobrança será ainda maior.

Convocados pra sub-23

Serão só treinos, mas muito importante uma convocação. Minha última passagem aqui pelo Santos, tivemos cinco jogadores convocados para a Seleção. Aquilo enriquecia o trabalho. O Santos demorou para ter jogadores novamente na Seleção. O São Paulo voltou a ter grandesjogadores, jogadores respeitados, que estão sendo reconhecidos. São três jogadores de um elenco, feitos dentro de casa, que estão criando uma estrutura ainda maior, atingindo agora 70, 80, 100 jogos pelo São Paulo. Isso tudo é um amadurecimento natural e necessário para fortalecer a equipe principal e para que esses meninos possam ter uma trajetória brilhante pela frente. Estão merecendo. Conto com os três (contra o Fluminense).

Base

Esses garotos vão jogar no sábado contra o Palmeiras. A partir de domingo, ficam com a gente. Traremos também além dos dois que estavam, o Henrique, do sub-17, e o Tales, do sub-20. Para que também possam ser um pouco melhor observados. Vamos ja estruturando o que teremos para o ano que vem.

Continua após a publicidade

Poupar titulares?

Eu vou manter a equipe principal atuando. Os que estiverem em melhor condição vão jogar. Esperamos que eles possam jogar. Não estou contente com essa posição. Acho que podemos fazer mais.

Garotos não jogaram

Não. Eles se apresentaram ontem depois da partida e pouco trabalharam com a gente. Não trabalharam comportamentos necessários para jogar. Comportamentos defensivos, cumprindo funções. Eles setão atuando. Ontem, nós ficamos sem o Alexanre Pato e o James Rodríguez. Tivemos que trazê-los. Temos o departamento méico bem carregado. Mas são garotos promissores e com calma, se Deus quiser, terão a primeira oportunidade.

Correções na Data Fifa

Tudo pode melhorar. Tudo faz com que você adquira uma confiança e uma consistência desde que tarbalhados. PRocuramos trabalhar todas as fases de uma equipe. As marcações alta, média e baixa. São comportamentos que devam ser trabalhados sempre. Os meninos precisam trabalhar um pouco o que pensamos em relação a quando estamos sendo atacados. Eles nao tiveram essa possibilidade. Se tivéssemos um jogo mais tranquilo, poderia colocaram. O jogo foi colocado até o final. Tìnhamos uma real possibilidade de alcançaramos o gol pelo que criamos.

Continua após a publicidade

Lucas

Ele está finalizando, iniciando o processo de transição. Espero contar com ele contra o Fluminense.

Quer saber tudo o que rola com o São Paulo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Deixe seu comentário

Só para assinantes