Topo

Santos x São Paulo vale simbólico título 'Cinturão do Futebol'; entenda

Do UOL, em São Paulo e Santos (SP)

12/11/2023 04h00

Imagine que o futebol fosse como o boxe, esporte no qual o 'campeão' leva para casa um cinturão e defende esse título a cada luta. Essa é a ideia do Cinturão do Futebol Brasileiro, que remonta aos primórdios do esporte, em 1902, para construir a trajetória dessa simbólica conquista. O clássico de hoje (12) entre São Paulo e Santos, 18h30, na Vila Belmiro, coloca em jogo o cinturão, que hoje pertence ao Tricolor.

O que é o Cinturão do Futebol

O Cinturão é uma espécie de campeonato brasileiro não oficial. Os criadores do perfil brasileiro destrincharam o futebol a partir de 1902, ano em que a Associação Atlética Mackenzie College venceu o Sport Club Germânia no Parque Antártica e conquistou o primeiro cinturão.

O regulamento leva em conta somente jogos oficiais, organizados por federações competentes da época. Somente jogos entre equipes brasileiras são computados, mesmo que por torneios internacionais ou realizados fora do país.

A Mackenzie teve o título por cinco meses até ser derrotada pelo Paulistano e passar, simbolicamente, o cinturão. E assim se sucede até hoje.

Em caso de empate, o atual detentor mantém o cinturão. Se for um jogo mata-mata e o detentor empatar ou até perder, mas se classificar nos pênaltis, ele mantém o título.

O modelo utilizado pelo @cinturaofutebol no Twitter não é exclusividade. Perfis de redes sociais espalhados pelo mundo destrincham e mostram quem é o detentor do cinturão em diversos países e até em categorias internacionais e por seleções.

Maiores campeões

Os quatro grandes de São Paulo são os maiores campeões do Cinturão do Futebol Brasileiro. O Corinthians lidera com 328 cinturões, sendo 60 conquistas e 268 defesas. O Palmeiras vem logo atrás com 326, o Santos tem 248 e o São Paulo 198.

Flamengo (142) e Vasco (135) aparecem em 5º e 6º, seguidos pela Portuguesa de Desportos (109) em 7º. Minas Gerais aparece em 8º e 9º com 102 para o Atlético e 100 para o Cruzeiro. O Fluminense fecha o top-10 com 98.

Ao todo, 227 times já tiveram a posse do Cinturão do Futebol Brasileiro. O recorde de defesas do cinturão é do Cruzeiro, com 34 jogos consecutivos em posse com início no ano de 2002.

Três anos longe da elite

Depois de passar três anos entre as divisões de acesso dos estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro, o cinturão voltou à elite do futebol brasileiro graças ao Volta Redonda. A equipe venceu a Portuguesa, que tinha batido o Gonçalense, conquistou o acesso à primeira divisão do Carioca e levou o cinturão junto.

O Botafogo foi quem tomou o cinturão do Volta Redonda e aí o título se alternou entre os cariocas durante o estadual antes de chegar à Série A do Brasileirão em posse do Fluminense. Fortaleza, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Athletico, Coritiba, Cuiabá, Corinthians, Red Bull Bragantino e, agora, São Paulo se revezaram durante o torneio.

Como as equipes da Série A só jogam entre si até o fim da temporada, o cinturão está seguro na elite do futebol brasileiro, mas não há garantias para a próxima temporada, sobretudo se o último detentor do ano for uma equipe que possui um estadual mais fraco tecnicamente. Mesmo se ficar com um dos cinco paulistas, uma derrota para uma equipe que não possui divisão nacional no estadual pode levar o cinturão novamente para longe da elite.

Quer saber tudo o que rola com o São Paulo sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Quer saber tudo o que rola com o Santos sem precisar se mexer? Conheça e siga o novo canal do UOL dedicado ao time no WhatsApp.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Santos x São Paulo vale simbólico título 'Cinturão do Futebol'; entenda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2023