Wilton Pereira Sampaio pode ser chamado para apitar na Eurocopa, diz Seneme
Do UOL, em São Paulo
15/11/2023 18h05
A Eurocopa de 2024, que acontecerá na Alemanha, pode ter um trio de arbitragem brasileiro.
O que aconteceu
Os auxiliares Bruno Boschilia e Bruno Pires foram convidados pela Uefa para participarem de curso no Chipre. Os árbitros Fifa integrarão grupo de 60 assistentes de 30 países em evento que acontecerá em janeiro.
Wilton Pereira Sampaio já participou de curso da Uefa recentemente. O árbitro, representante brasileiro na Copa do Mundo de 2022, foi a Genebra em setembro deste ano para acompanhar evento reunindo os melhores do planeta na função.
Wilson Luiz Seneme, chefe de arbitragem da CBF, tem expectativa que o trio atue na próxima Eurocopa. Segundo o presidente da comissão haverá intercâmbio entre Conmebol e Uefa, com árbitros europeus participando da Copa América, também disputada em 2024.
Tem um intercâmbio entre Uefa e Conmebol, principalmente com o objetivo de indicar esses árbitros para torneios. Existe uma expectativa muito boa para que esse trio, Wilton Sampaio, Bruno Boschilia e Bruno Pires, participe da Eurocopa, assim como provavelmente um trio europeu virá para a Copa América. Isso tudo mostra a credibilidade da arbitragem brasileira no mundo e nos deixa muito satisfeitos Wilson Luiz Seneme
Polêmicas no Brasil
Wilton Pereira Sampaio acumula atuações questionáveis desde a Copa do Mundo. O goiano segue como nome frequente na escala de árbitros dos principais torneios do Brasil.
Wilton chegou a ser afastado pela CBF após erro em Corinthians x Grêmio. O pênalti não marcado a favor dos gaúchos gerou gancho para o árbitro principal e o VAR (Emerson de Almeida Ferreira). Após "reciclagem", ele retornou à elite do futebol nacional.
Desde então, algumas atuações de Wilton não passaram despercebidas no Brasileirão. Ele e sua equipe validaram gol do Cuiabá em vitória sobre o Botafogo, em 29 de outubro. Os cariocas reclamaram de toque de mão de Isidro Pitta. Na última rodada, o goiano apitou o empate por 1 a 1 no Fla-Flu, marcado pela expulsão polêmica de Gabigol em confusão com Nino.