Eliminatórias da Eurocopa: veja o que está em jogo nas últimas rodadas
Faltam apenas duas rodadas para o fim das Eliminatórias da Eurocopa 2024. Com partidas espalhadas por esta Data Fifa, o UOL mostra a situação de cada um dos grupos da competição.
Como funciona
As 53 seleções filiadas à Uefa (a Rússia segue vetada em competições oficiais em razão da invasão à Ucrânia) foram divididas em dez grupos. Sete chaves têm cinco países, e três grupos possuem seis equipes.
Para conquistar uma vaga direta à Euro, basta terminar em primeiro ou segundo da chave, totalizando 20 classificados. A Alemanha, sede da competição, já está garantida.
Ainda há possibilidade de classificação via repescagem, que é determinada pela classificação na Nations League. Serão mais três vagas neste modelo, cujos jogos estão previstos para março do ano que vem.
Grupo A: Espanha e Escócia classificadas
Espanha e Escócia somam 15 pontos na classificação e não podem mais ser alcançadas por outras seleções. Noruega e Geórgia podem chegar no máximo a 13, e o Chipre não pontuou.
Grupo B: França classificada e uma vaga em disputa
A França soma 18 pontos e está garantida na Euro. Resta uma vaga em disputa — entre Grécia e Holanda.
Os gregos têm 12 pontos em sete partidas: resta encarar justamente a França na próxima terça-feira (21).
O elenco holandês, que soma os mesmos 12 pontos, depende só de si, pois ainda possui dois jogos para realizar: diante de Irlanda, sábado (18), e Gibraltar, terça-feira (21).
Grupo C: Inglaterra classificada e uma vaga em disputa
A Inglaterra está classificada com 16 pontos e fecha sua participação em jogos contra Malta, amanhã (17), e Macedônia do Norte, segunda-feira (20).
Ainda há uma vaga em disputa entre Itália e Ucrânia, que se enfrentam na segunda-feira (20).
Os ucranianos somam 13 pontos e só têm mais esta partida para fazer. Já os italianos possuem 10 pontos e ainda encaram, amanhã (17), a Macedônia do Norte.
Grupo D: Turquia classificada e uma vaga em disputa
Com 16 pontos, a Turquia confirmou vaga na Euro 2024. Sua participação nas Eliminatórias acaba contra País de Gales, terça-feira (21).
A segunda vaga está entre Croácia, País de Gales e Armênia. Os dois primeiros somam 10 pontos, e o último, sete.
A Croácia encara a Letônia, sábado (18), e tem confronto direto com a Armênia na terça (21).
O País de Gales também atuará em confronto direto com a Armênia, mas no sábado (18), antes de encarar a Turquia na terça (21).
A Armênia mantém chances remotas e precisa reverter a desvantagem vencendo seus jogos.
Grupo E: quatro seleções brigam por duas vagas
Treinada pelo brasileiro Sylvinho, a Albânia depende apenas de uma vitória para confirmar vaga. Seus jogos são contra Moldávia, amanhã (17), e Ilhas Faroe, segunda (20). A equipe soma 13 pontos.
Outra candidata forte à vaga é a República Tcheca, que tem 11 e encara Polônia, amanhã (17), e Moldávia, na segunda (20).
A Polônia tem apenas mais um jogo para disputar, contra a República Tcheca. Para se classificar, precisa vencer e contar com uma combinação de resultados.
Já a Moldávia também reúne chances de conquistar a vaga. Com nove pontos, a equipe joga contra a Albânia e tem confronto direto com a República Tcheca antes de encerrar a fase de grupos.
Grupo F: Bélgica e Áustria classificadas
Com 16 pontos cada, Bélgica e Áustria estão classificadas para a Euro 2024. Destaque para os belgas, que estão invictos na competição. Suécia, Azerbaijão e Estônia são carta fora do baralho.
Grupo G: três seleções brigam por duas vagas
Quem está mais perto de classificação neste grupo é a Hungria, que soma 14 pontos e ainda tem jogos contra Bulgária, hoje (16), e Montenegro, domingo (19). Basta um ponto para carimbar o passaporte.
A Sérvia, segunda colocada na chave, tem 13 pontos e só mais uma partida a fazer, contra a Bulgária, no domingo (19). Um ponto também é suficiente para garantir vaga.
Já Montenegro, terceiro colocado com oito pontos, encara a Lituânia, hoje (16), e a Hungria na última rodada. Para se classificar, precisa vencer ambos os jogos e contar com tropeços dos concorrentes.
Grupo H: três seleções brigam por duas vagas
Dinamarca e Eslovênia possuem 19 pontos na classificação e se enfrentam amanhã (17). O cenário é simples: quem vencer avança. Se der empate, o time derrotado depende da última rodada, quando dinamarqueses encaram a Irlanda do Norte e eslovenos pegam o Cazaquistão — ambos os jogos são na segunda (20).
Quem também está na briga é o Cazaquistão, que está em terceiro com 15 pontos e ainda jogará duas vezes.
Grupo I: três times brigam por duas vagas
O empate contra Israel, ontem (15), impediu a Suíça de confirmar classificação antecipada. Com 16 pontos, a equipe depende de uma vitória contra o Kosovo, no sábado (18), para se garantir. A última partida será contra a Romênia, na terça-feira (21).
A própria Romênia vive cenário semelhante, pois também registra 16 pontos e, além do duelo contra os suíços, encara Israel.
Israel, com 12 pontos, ainda tem alguma chance, mas vive cenário complicado e depende de outros resultados.
Grupo J: Portugal classificado e três times disputam uma vaga
Fenômeno nestas Eliminatórias, Portugal está classificado com 100% de aproveitamento. Foram oito vitórias, com 32 gols marcados e só dois sofridos.
A segunda vaga do grupo está em disputa entre três seleções: Eslováquia, Luxemburgo e Islândia.
A única alternativa da Islândia, que tem 10 pontos, é vencer as duas partidas que restam, contra Eslováquia, hoje (16), e Portugal, domingo (19). Ainda assim, dependerá de resultados paralelos.
Para Luxemburgo, a situação é idêntica. Com 11 pontos, a equipe precisa bater Bósnia e Liechtenstein — e ainda contar com uma combinação de placares.
Quem está com uma mão na vaga é a Eslováquia, que necessita só de um empate para garantir presença na Euro 2024. Com 16 pontos, basta pontuar com Islândia ou Bósnia.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.