A Itália sofreu, segurou empate por 0 a 0 com a Ucrânia e, com o resultado, se classificou para a Eurocopa 2024.
Itália e Ucrânia fizeram uma "final" valendo a segunda posição do grupo C das Eliminatórias da Euro. O empate deixou ambas com 14 pontos, mas os italianos ficam na frente por levarem a melhor no confronto direto — a tetracampeã venceu o primeiro jogo entre as duas seleções. A liderança da chave ficou com a Inglaterra, com 20 pontos.
A Itália vai defender o título na Eurocopa, depois de conquistar a edição 2020, disputada em 2021. A Azzurra venceu quatro, empatou duas e perdeu outras duas partidas nas Eliminatórias.
A Ucrânia vai brigar pela vaga na Euro através da repescagem. O adversário da seleção ucraniana será conhecido em sorteio.
Classificação e jogos
Como foi o jogo
O jogo começou equilibrado, mas logo a Itália tomou conta da partida e chegou algumas vezes com perigo. Trubin se destacou com boas intervenções no primeiro tempo.
A Ucrânia abdicou de atacar e se fechou na defesa, armando um ferrolho em frente à área e complicando a criação italiana.
Com a marcação ucraniana encaixada, a Itália encontrou dificuldades de finalização, terminando o primeiro tempo com o placar zerado.
A segunda etapa começou na mesma toada: Itália com a bola, Ucrânia recuada. A Azzurra girava a bola de um lado para o ouro, buscando espaços negados pela Ucrânia.
Com a vaga próxima e o jogo perto do fim, a Itália perdeu o ímpeto de atacar e levou pressão da Ucrânia. O goleiro Donnarumma tomou bronca do árbitro por cera.
Lances e destaques
Primeira chegada. A Ucrânia chutou a primeira bola no gol do jogo. Tsygankov arrancou pelo meio e finalizou para a defesa de Donnarumma.
Perdeu! Zaniolo ajeitou cruzamento para a área, e Chiesa, de frente para o gol, perdeu a primeira grande chance italiana no jogo.
Donnarumma! Bom momento da Ucrânia no jogo. Sudakov chutou forte, e o goleiro do PSG fez uma intervenção difícil.
Trubin! Resposta italiana. Em jogada ensaiada no escanteio, Barella recebeu e bateu forte de fora da área. Trubin espalmou.
Quase! Chegada da Itália em escanteio. Dimarco bateu fechado, Di Lorenzo cabeceou para o chão e mandou com perigo para fora.
Defendeu! Linda jogada de Chiesa, passe perfeito para Frattesi, que, cara a cara com o goleiro, chutou rasteiro, e Trubin fez grande defesa.
Ninguém? Chiesa recebeu na linha de fundo, bateu rasteiro para a área, Raspadori se atirou na bola, mas não alcançou.
Fora. Chiesa tentou jogada individual, carregou da esquerda para dentro e bateu colocado à esquerda do gol de Trubin.
Defendeu! A zaga italiana se atrapalhou em lateral cobrado na área, e a bola sobrou para Mudryk, que finalizou, e o goleiro da Itália saiu para abafar.
Quase! Mais uma chegada da Ucrânia. Tsygankov tentou rolar para o meio, Jorginho cortou e quase meteu contra, mas Donnarumma pegou.
Segue o jogo. Na reta final, Zubkov descolou cruzamento rasteiro da direita para a área e, no domínio, Mudryk foi derrubado por chegada atrasada de Cristante. Nada de pênalti.
Ficha Técnica
Ucrânia 0 x 0 Itália - Eliminatórias da Euro 2024 - Rodada 10 do Grupo C
Data e horário: segunda-feira, 20 de novembro de 2023, às 16h45 (de Brasília)
Motivo: Rodada 10 do grupo C das Eliminatórias da Eurocopa 2024
Local: BayArena, Leverkusen, Alemanha
Árbitro: Jesús Gil Manzano (ESP)
Assistentes: Diego Barbero e Ángel Nevado (ESP)
VAR: Juan Martínez Munuera (ESP)
Cartões amarelos: Buongiorno (ITA)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: não houve
Ucrânia: Trubin; Konoplya (Tymchyk), Svatok (Malinovskyi), Zabarnyi e Mykolenko; Stepanenko (Pikhalyonok), Tsygankov (Zubikov), Sudakov e Zinchenko (Sikan); Mudryk e Dovbyk.
Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Acerbi, Buongiorno e Dimarco; Jorginho (Cristante), Frattesi e Barella; Zaniolo (Politano) (Darmian), Raspadori (Scamacca) e Chiesa (Kean).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.