Novato da Argentina para encarar o Brasil é espanhol e incomodou Messi
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
21/11/2023 04h00
Classificação e Jogos
A principal novidade na lista de convocados do técnico Lionel Scaloni para esta Data Fifa na Argentina foi um jogador espanhol. O lateral direito Pablo Maffeo, do Mallorca-ESP, debuta na seleção campeã do mundo como projeto para o futuro e com histórico de ter incomodado Lionel Messi.
O que aconteceu
Nascido em Sant Joan Despí, na província de Barcelona, Maffeo foi convocado em razão da ascendência, pois sua mãe é argentina. Ele ainda poderia optar por atuar na Itália, país de nascimento do pai.
O jogador não foi utilizado na derrota por 2 a 0 para o Uruguai, na última quinta-feira. Contra o Brasil, hoje (21), ele deve iniciar no banco de reservas.
Não acredito que a decisão dele de jogar pela Argentina acontece porque fomos campeões do mundo. Ele tem a mãe argentina, como eu tenho filhos que nasceram fora. Um dos meus filhos nasceu em Roma e o outro na Espanha, mas seu pai é argentino e sua mãe espanhola. Amanhã poderão decidir onde jogar. A decisão de Maffeo não é pela Argentina campeã do mundo, mas porque tem sangue argentino e isso é o mais importante Lionel Scaloni, técnico da Argentina
Incomodou Messi
Não foram apenas as boas atuações pelo Mallorca atualmente que chamaram a atenção da Argentina. Antes mesmo de Scaloni, Messi já conheceu Maffeo.
Foi em 2017, quando o jovem defendia o Girona emprestado pelo Manchester City, em uma partida do Campeonato Espanhol que terminou com vitória do Barça por 3 a 0.
A perseguição de Pablo a Lionel foi tão grande durante o jogo que isso marcou o melhor do mundo. Ao longo do confronto, eles chegaram a conversar.
"Messi perguntou se eu era emprestado pelo City e quantos anos eu tinha", contou Maffeo depois da partida.
Durante o jogo, as câmeras de transmissão flagraram outro diálogo, dessa vez menos amistoso. "Jogar assim é uma m...", reclamou Messi depois de uma forte marcação ao agora colega de seleção.
Histórico e projeto
Promessa da base da seleção espanhola, Pablo Maffeo participou de todos os ciclos na Fúria. Foi membro das equipes sub-15, sub-17, sub-21, mas nunca jogou na principal, por isso teve liberdade para optar pela Argentina.
Lionel Scaloni entende que a observação se deve pela ausência de alternativas. O treinador já precisou utilizar Martínez Quarta, que é zagueiro, improvisado na lateral, o mesmo que já tinha acontecido com Juan Foyth.
Nós o conhecemos bem e acompanhamos seu desenvolvimento. É uma boa oportunidade de tê-lo conosco. Ele joga em uma posição que precisamos pensar para o futuro Lionel Scaloni
Cria do Espanyol e do City
Maffeo começou carreira no Espanyol com 15 anos. Depois de alguns meses, foi adquirido pelo Grupo City e integrado ao Manchester City.
Concluiu sua formação na Inglaterra e estreou no principal pelos Citizens. Mas sua maior frequência ocorreu pelo Girona, parceiro do grupo na Espanha.
Em 2018, seus direitos foram comprados pelo Stuttgard, da Alemanha, por 10 milhões de euros (R$ 53,4 milhões na cotação atual).
Em seguida, passou por Girona novamente, Huesca e atualmente defende o Mallorca, que comprou seus direitos no ano passado.
Se tiver oportunidade de jogar pela Argentina, farei o que faço no Mallorca. Lutar, trabalhar e sempre tentar ajudar a equipe. É uma honra estar ao lado do Messi Pablo Maffeo