Quem é a 1ª mulher em comissão técnica de clube masculino na elite europeia

Marie-Louise Eta integra a comissão técnica interina do Union Berlin como auxiliar após a demissão do técnico Urs Fischer. A alemã de 51 anos foi puxada da equipe sub-19 junto com o treinador Marco Grote, que comandará a equipe "até novo aviso", segundo nota oficial do clube.

Eta é a primeira mulher a participar de uma comissão técnica de clube masculino na história do futebol alemão. Há registros de treinadoras mulheres comandando equipes na segunda divisão francesa, terceira divisão italiana e quarta divisão inglesa, mas nunca em uma liga da elite europeia.

Experiência com Jürgen Klopp

Marie-Louise Eta como auxiliar técnica na seleção alemã feminina sub-15
Marie-Louise Eta como auxiliar técnica na seleção alemã feminina sub-15 Imagem: Christof Koepsel/Getty Images for DFB

A alemã iniciou sua trajetória como treinadora em 2018, passando por categorias sub-13 a sub-15 do Werder Bremen, treinando garotos e garotas. Eta recebeu convite para trabalhar como auxiliar nas seleções femininas de base da Alemanha e ainda ganhou experiência concluindo curso de gestão esportiva.

Eta obteve licença para treinar clubes profissionais neste ano. Ela foi a única mulher entre 16 pessoas que realizaram curso na Federação Alemã, em abril deste ano.

Marie-Louise foi contratada pelo Union Berlin nesta temporada para ser auxiliar da equipe sub-19. O time da capital ocupa a terceira posição no Campeonato Alemão da categoria e tem uma vitória em quatro jogos na Uefa Youth League.

A técnica visitou Jürgen Klopp e outros nomes renomados no mercado durante o período de estudos. Em entrevista à revista Kicker, Eta destacou a experiência, que incluiu almoço com o comandante do Liverpool e sua comissão, além de conversa longa com Alex Inglethorpe, diretor de categorias de base do clube.

Eta afirmou que uma de suas metas era justamente ser auxiliar de uma equipe masculina do Campeonato Alemão. A mulher de 32 anos vislumbra também outras possibilidades, como comandar seleções de base — independentemente do sexo — e ser treinadora efetiva na Bundesliga feminina.

Campeã europeia como atleta

Marie-Louise Eta em ação pelo Werder Bremen, em 2015
Marie-Louise Eta em ação pelo Werder Bremen, em 2015 Imagem: Martin Stoever/Bongarts/Getty Images

Marie-Louise Eta teve uma longa carreira como jogadora. A volante atuou entre 2007 e 2018 no futebol alemão, vestindo as camisas de Turbina Potsdam, Hamburgo, Cloppenburg e Werder Bremen.

Continua após a publicidade

Seu grande destaque foi a conquista do título da Liga dos Campeões em 2009/10, com o Turbina Potsdam. O clube ainda foi tricampeão da Bundesliga entre 2009 e 2011.

Eta passou por todas as seleções de base da Alemanha, mas nunca foi convocada para a equipe principal. A volante disputou a Copa do Mundo sub-17 em 2008, e dois anos mais tarde disputou o Mundial sub-20.

Comissão de Eta assume time em crise

Urs Fischer é um dos maiores nomes da história do Union Berlin. Até no anúncio de sua demissão, ele foi tratado com o respeito que um ídolo merece. "Sou grato e orgulhoso ao olhar para o tempo que passamos juntos e o sucesso que celebramos. Por mais dolorosa que essa separação seja, Urs Fischer sai como um amigo que sempre será recebido de braços abertos", disse Dirk Zingler, presidente do clube.

Fischer passou mais de cinco anos no Union Berlin e levou o clube a níveis inéditos em sua história. O técnico pegou o time na segunda divisão, conseguiu o acesso na primeira temporada e gradualmente se firmou na Bundesliga. Atualmente, a equipe disputa a Liga dos Campeões pela primeira vez desde sua fundação.

A sequência atual, no entanto, é péssima. O time é lanterna da Bundesliga após 11 rodadas e não vence há 14 jogos por todas as competições. O Union Berlin foi eliminado da Copa da Alemanha e já está fora do mata-mata da Champions, brigando somente por uma vaga na Liga Europa.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.