Topo

Textor diz que erros de arbitragem corrompem a 'integridade do Brasileirão'

John Textor, dono da SAF do Botafogo Imagem: Wagner Meier/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/11/2023 17h21

John Textor, dono do Botafogo, se pronunciou através de nota em seu site oficial sobre falas após a derrota de seu time para o Palmeiras no Brasileirão.

O que Textor disse

Integridade do Brasileirão: "Apesar de eu não ter feito acusações de corrupção financeira, acredito que o nosso Brasileirão 2023 foi corrompido por repletos erros e abusos de processo. Também acredito que podemos demonstrar de maneira convincente que tais decisões incorretas de arbitragem têm resultado na redução de pontos do Botafogo (e outros) e adição de pontos a rivais chave na perseguição. Nessa definição da palavra Corrupção, acredito que houve perversão da integridade da nossa competição".

Uso do termo corrupção: "Por favor considerem as entrevistas completas, pois esclarecem que não fiz acusação de corrupção financeira; não acusei o Sr. Ednaldo Rodrigues de corrupção, ou qualquer outra pessoa; deixei claro que a palavra 'corrupto' é usada frequentemente na minha linguagem (inglês), de formas que são relevantes às minhas preocupações. Corrupção é uma perversão de integridade. A mudança (ou perversão) de algo em relação a seu curso original".

Pedido de renúncia a Ednaldo Rodrigues: "Meu pedido para o Sr. Rodrigues renunciar foi certamente carregado de emoção, após uma série de erros de arbitragem e decisões da CBF que afetam o Brasileirão 2023. Meu pedido para sua saída não tinha qualquer conexão com minhas falas sobre corrupção, além de minha crença que um líder de uma organização é o maior responsável pelas suas falhas".

Desempenho do Botafogo: "Eu quero deixar claro que não acredito que nosso time tem respondido bem aos desafios de arbitragem (e competitivos) que enfrentamos. O nível extremo de erros (como verificado independentemente) diminuíram em grande parte desde o jogo do Palmeiras e perdemos grandes oportunidades de restabelecer a liderança".

Estudo sobre erros de arbitragem

John Textor contratou uma empresa independente para analisar possíveis erros de arbitragem. O dono do Botafogo irá apresentar o documento ao STJD como prova para sustentar seus comentários. O dirigente foi suspenso preventivamente pelo tribunal por 30 dias.

O estudo aponta que o Botafogo deveria ter 68 pontos após 33 jogos, 8 a mais do que o alcançado. Já o Palmeiras deveria ter 50 pontos, 12 a menos em relação ao desempenho que coloca o Alviverde na liderança do Brasileirão.

O que Textor disse após Botafogo 3x4 Palmeiras

Não é um cartão vermelho, isso mudou o jogo. Isso é roubo, isso é corrupção. Por favor, me multe, Ednaldo [Rodrigues], mas você precisa pedir demissão amanhã de manhã. Isso é o que precisa acontecer. Esse campeonato virou uma piada, ninguém merece isso. Nem os jogadores do Palmeiras querem ganhar assim e não queremos perder desse jeito John Textor

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Textor diz que erros de arbitragem corrompem a 'integridade do Brasileirão' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2023