Eleições no Corinthians têm policiamento reforçado e começam com calmaria

As eleições no Corinthians para definir o próximo presidente e os 200 conselheiros começaram sem agitação, apesar do clima de tensão no ar que resultou em policiamento reforçado no Parque São Jorge.

Urnas abertas

A votação foi aberta às 9h04 (de Brasília). A Comissão Eleitoral realizou os testes prévios e liberou o acesso dos sócios, que poderão votar até 17h. A apuração começará na sequência.

Os dois candidatos já estão no local. Candidato da situação, André Luiz Oliveira, o André Negão, chegou primeiro, enquanto Augusto Melo, nome da oposição, entrou no ginásio Wlamir Marques pouco antes do início do pleito.

Além do novo presidente, a eleição definirá os 200 conselheiros do triênio 2024-2026. São 16 chapas concorrendo às vagas.

O anúncio do próximo mandatário está previsto para 18h. São esperados cerca de 4,5 mil sócios, embora o número de associados aptos ultrapasse os dez mil.

Augusto Melo, candidato presidenciável da oposição nas eleições do Corinthians
Augusto Melo, candidato presidenciável da oposição nas eleições do Corinthians Imagem: José Manoel Idalgo/Ag. Corinthians
André Luiz Oliveira, mais conhecido por André Negão, candidato da situação nas eleições do Corinthians de 2023
André Luiz Oliveira, mais conhecido por André Negão, candidato da situação nas eleições do Corinthians de 2023 Imagem: José Manoel Idalgo/Ag. Corinthians

Após a tempestade

O dia começou com calmaria, embora a véspera tenha sido caótica. Ontem, o Parque São Jorge amanheceu com muros pichados e balas alojadas na fachada, que levantaram dúvidas sobre a manutenção da data do processo eleitoral, e terminou com derrota por goleada na Neo Química Arena.

Continua após a publicidade

A Polícia Militar colocou um grande contingente nas ruas, enquanto seguranças lotam a sede social do Corinthians. Profissionais privados fazem o monitoramento interno a cada cinco metros nas dependência do clube.

O delegado Cesar Saad, do Drade, marcou presença no local. Ele conversou com integrantes da Arquibancada 85, chapa de organizados com presença majoritária dos Gaviões da Fiel, e depois ficou circulando no Parque São Jorge.

As imediações do Parque São Jorge começaram o dia tomadas por apoiadores dos dois presidentes. Integrantes das chapas adversárias "travam" um duelo à parte de bandeiras e faixas, contando com carro de som e presença de torcedores organizados.

A Gaviões realizou um protesto contra André Negão e o grupo da situação. A principal organizada do clube, que manifestou apoio a Augusto Melo, havia feito uma convocação geral para o ato, que começou por volta das 11h.

Deixe seu comentário

Só para assinantes