Com gol de Hulk, Atlético-MG massacra Grêmio e embola briga pelo título
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
26/11/2023 17h56
Com gol e assistência de Hulk, homenageado antes da partida, o Atlético-MG massacrou o Grêmio por 3 a 0 hoje (26), na Arena MRV, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Arana e Zaracho fizeram os outros gols do jogo.
O resultado neste "confronto direto" fez o Galo subir para 60 pontos e encostar nos primeiros colocados, embolando ainda mais a briga pelo título brasileiro.
Já o Tricolor Gaúcho perdeu a chance de assumir a liderança provisória do Brasileirão e se manteve com 59 pontos, localizado provisoriamente na 5ª colocação.
Vale lembrar que Palmeiras, Flamengo e Bragantino ainda jogam na rodada e podem movimentar ainda mais a tabela.
O Atlético-MG visita o Flamengo na próxima quarta (29), enquanto o Grêmio recebe o Goiás no dia seguinte, em jogos válidos pela 36ª rodada.
Curiosidade: problemas com o VAR no começo do jogo. O monitor que transmite as imagens não estava funcionando, e a CBF explicou que foi uma falha humana.
Como foi o jogo
Primeiro tempo foi movimentado, com vantagem a quem errou menos. Os dois times, visivelmente nervosos, buscaram a vitória, mas o Atlético-MG teve mais efetividade e conseguiu ir ao intervalo em vantagem. Guilherme Arana fez o gol atleticano, aos 24 minutos.
Atlético-MG dominou Grêmio e ampliou na etapa final. Renato Gaúcho desmantelou a linha de três no intervalo e viu o Grêmio perder a solidez defensiva. Com isso, a equipe de Felipão foi para cima e aumentou a vantagem para 3 a 0, com Zaracho e Hulk. Apesar disso, os tricolores até pressionaram bastante, mas sem sucesso.
Gols e destaques
O jogo começou com chances lá e cá. Logo aos 3 minutos, Reinaldo deu um chute forte e exigiu boa defesa de Everson. Depois, o Atlético-MG controlou mais a posse e teve duas oportunidades com Hulk.
Atlético-MG melhorou, pressionou o Grêmio e teve até bola na trave. Aos 16 minutos, Edenílson arriscou um chute de fora da área e carimbou o poste. Com maior imposição no campo do adversário, o gol atleticano saiu alguns minutos depois.
1 x 0: Guilherme Arana abriu o placar com chutaço. Aos 24, Zaracho cruzou e Kannemann tirou pelo alto. Na sobra, o lateral chegou batendo de primeira e estufou as redes de Grando.
Primeira etapa quase teve desfecho com empate gremista. Depois de boas oportunidades do Galo, o Grêmio revidou em cobrança de escanteio e acertou a trave — Lemos quase mandou contra a própria meta — nos acréscimos.
2 x 0: Grêmio voltou com tudo na etapa final, mas Atlético ampliou via contragolpe mortal. O time de Renato Gaúcho levou muito perigo com apenas três minutos. Nathan bateu cruzado e Jemerson tirou em cima da linha, depois, Ferreira bateu firme e Everson espalmou. Na sequência, Igor Gomes puxou um contra-ataque rápido e abriu para Hulk, que deixou Zaracho na cara do gol para tocar na saída de Grando.
3 x 0: Em tarde de homenagens, Hulk ampliou e chegou ao seu gol 401. Paulinho fez grande jogada pela direita e passou para Hulk, que chegou batendo cruzado de direita, no cantinho. O astro da camisa 7 recebeu uma placa antes do jogo pelos seus 400 gols marcados na carreira.
Grêmio não recuou e tentou diminuir. Após a larga vantagem, os mandantes naturalmente tiraram o pé, fazendo com o que os gaúchos buscassem um resultado mais ameno. Suárez teve a melhor chance, aos 41, ao acertar a trave.
FICHA TÉCNICA
Atlético-MG 3 x 0 Grêmio
Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Data e hora: 26 de novembro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Cartões amarelos: Guilherme Arana, Edenílson e Lemos (Atlético); Suárez e Fabio (Grêmio)
Gols: Guilherme Arana (aos 24 minutos do primeiro tempo), Zaracho (aos 4 minutos do segundo tempo) e Hulk (aos 12 minutos do segundo tempo)
Atlético-MG: Everson; Saravia, Jemerson, M. Lemos, G. Arana; Otávio (Alan Franco), Zaracho, Igor Gomes (Rubens), Edenílson (Pavón); Paulinho (Patrick) e Hulk. Técnico: Felipão
Grêmio: Grando; Fabio, Gustavo Martins, Bruno Uvini (Nathan Fernandes), Kannemann, Reinaldo; Ronald, Carballo (André), Cristaldo (Ferreira), E. Galdino (Nathan); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi