Topo

Palmeiras, Fla e Botafogo: a briga minuto a minuto pela ponta do Brasileiro

Zé Rafael celebra seu gol em Palmeiras x Fortaleza no Campeonato Brasileiro Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/11/2023 04h00

Você está preparado para um Brasileirão decidido no saldo de gols? É o que se desenha no momento, faltando três rodadas para o campeonato acabar.

Depois de uma rodada alucinante, Palmeiras e Flamengo estão empatados com 63 pontos e o que prevalece a favor do time paulista é a diferença entre gols marcados e sofridos.

Ver os dois times no mano a mano não chega a surpreender, mas o enredo desta reta final tem sido de tirar o fôlego, sobretudo pelo jeito que o Botafogo se apagou depois de fazer um primeiro turno espetacular. O Atlético-MG, como bom mineiro, come pelas beiradas.

A 35ª rodada foi tensa e intensa. Chegou a ter três times na liderança, em momentos diferentes. Um vaivém que gerou contas, dúvidas e certezas de que mais emoção vem pela frente.

É evidente a atitude campeã que eles (jogadores) têm. Meu maior orgulho dessa equipe é a atitude, a forma como fazemos das tripas coração para depender só de nós. Temos três finais, preciso da ajuda do nosso torcedor agora, com jogos na nossa casa. Está tudo em aberto, e vamos ter campeonato até o fim. Abel Ferreira, técnico do Palmeiras

A linha do tempo da liderança

A tarde de ontem (26) começou com o Palmeiras na ponta. Mas às 16h10 o Botafogo deu o salto para retomar a dianteira, depois do gol de cabeça de Danilo Barbosa sobre o Santos.

Parecia que o time que não vencera os sete jogos anteriores renasceria para a disputa pelo título, retomando a confiança de um triunfo no tapetinho sobre o qual desfilou bom futebol ao longo da maior parte do ano.

Parecia. Porque o enredo virou às 17h50. Mais um gol sofrido nos minutos finais e um novo empate amargo que deixou o Nilton Santos em choque. O Botafogo, naquele momento, estava com a mesma pontuação do Palmeiras, mas perdia no saldo de gols.

Os olhos, então, se voltaram para o que aconteceria em Uberlândia, no América-MG x Flamengo, e em Fortaleza, no Fortaleza x Palmeiras.

Para que o rubro-negro assumisse a liderança, havia um requisito. E ele veio às 18h51, com o gol de Thiago Galhardo, colocando o Leão em vantagem sobre o time de Abel. Quando deu 19h, o gol de Everton Cebolinha colocou o rubro-negro na liderança.

O Flamengo não teve mais problemas pela frente. O time de Tite construiu uma vitória sólida sobre o lanterna rebaixado, impondo um 3 a 0. As idas e vindas ficariam por conta do que estava acontecendo no gramado do Castelão.

Lá, um Fortaleza doido para aprontar, até para se ver de vez livre do risco de rebaixamento e ficar mais perto de voltar à Sul-Americana no ano que vem. Quem sabe para repetir a chegada à final, como neste ano, mas sem o amargo vice-campeonato.

Já em vantagem, o cenário parecia propício para a vitória que ajudaria o Fla a ser líder. O Palmeiras teve Gustavo Gómez expulso às 19h50.

Problema? Sete minutos depois, gol do Palmeiras e retorno à liderança. Ah, agora a vida ficaria mais tranquila? Gol do Fortaleza! Não deu nem cinco minutos! Foram quatro, para ser mais exato. Calebe fez a torcida do Flamengo comemorar.

Contas e mais contas. Lá se vão as unhas. Esse jogo não acaba? Vai dar tempo? Um minuto, dois, três, cinco, sete! Gol do Palmeiras! Empataram de novo! Agora, com Zé Rafael.

Às 20h08 o time de Abel voltou à liderança para não sair mais durante a rodada. Acabou 2 a 2 e poderia ser pior. Mas o tropeço está dentro da margem de erro. Ainda.

Quarta-feira, a partir das 19h30, quando o Flamengo enfrenta o Atlético-MG no Maracanã, o cenário pode mudar. O próprio Galo, de Felipão, está na briga, três pontos atrás do rubro-negro. O Palmeiras joga às 21h30, contra o América-MG, mesmo horário em que o Botafogo enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira.

Eu não sei da pontuação. Eu não sei. Eu não quero ficar pensando nos outros porque eu desfoco do meu trabalho. Claro que eu vou torcer contra os que estão na frente, mas eu tenho que isolar e ficar focado no nosso dia a dia. Tite, técnico do Flamengo.

Olho no relógio e no campo, porque o tempo do Brasileirão está acabando.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Palmeiras, Fla e Botafogo: a briga minuto a minuto pela ponta do Brasileiro - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2023