O Ministério Público de Goiás fez hoje (28) a terceira fase da operação Penalidade Máxima, que investiga manipulação de partidas e um esquema de apostas no futebol brasileiro.
O que aconteceu
Sete partidas entraram na lista de jogos suspeitos e isso envolve as Séries A e B do Brasileirão 2022, além de jogos pelos Campeonatos Goiano e Paraibano de 2023.
Os agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em oito municípios de cinco estados.
Segundo o MP, os jogos suspeitos na fase atual foram do segundo turno do Brasileiro e partidas ocorridas entre janeiro e fevereiro deste ano.
Classificação e jogos
A nota divulgada pelo MP cita o Avaí x Flamengo de 2022 como um dos jogos suspeitos. Mas o jogo com mando do time catarinense, na verdade, foi no primeiro turno. O jogo do returno foi com mando rubro-negro.
Os jogos suspeitos
Avaí x Flamengo, pela Série A do Brasileirão de 2022
Náutico x Sampaio Corrêa, pela Série B do Brasileirão de 2022
Náutico x Criciúma, pela Série B do Brasileirão de 2022
Goiânia x Aparecidense, pelo Goianão de 2023
Goiás x Goiânia, pelo Goiano de 2023
Nacional x Auto Esporte, pelo Paraibano de 2023
Sousa x Auto Esporte, pelo Paraibano de 2023
Trabalho contínuo
A operação de hoje é desdobramento das Operações Penalidade Máxima I e II, feitas em fevereiro e abril de 2023. Três denúncias já foram recebidas pela Justiça, com 32 pessoas acusadas de crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.
No âmbito desportivo, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva já decretou banimento de alguns jogadores envolvidos, suspendeu outro e tem recebido as informações do Ministério Público de Goiás para embasar os processos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.