Tite não assiste aos jogos da seleção e usa Corinthians para curar ferida
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
29/11/2023 04h00
A disputa do título do Brasileiro pelo Flamengo, que hoje (29) encara o Atlético-MG, toma o tempo de Tite. Mas nem que sobrassem minutos, o treinador acompanharia a seleção brasileira. Longe do comando desde o fim d e 2022, ele cura as feridas deixadas pelas Copas do Mundo com um exemplo do Corinthians.
O que aconteceu
Miro Bachi, irmão de Tite, contou ao UOL que o treinador evita acompanhar a seleção brasileira. Ele não vê os jogos, por mais que garanta que superou qualquer trauma sobre a saída.
A razão para o recolhimento é não provocar recordações traumáticas que possam interferir no dia a dia do treinador.
Segundo o irmão, a família sofreu mais do que o próprio Tite com tudo o que houve nos Mundiais da Rússia e do Qatar, quando o Brasil caiu para Bélgica e Croácia, respectivamente.
Tite costuma dizer que "o futebol te dá e te tira", escorado em um exemplo ocorrido no jogo entre Corinthians e Chelsea, no Mundial de Clubes de 2012, quando o Timão ergueu a taça.
Ele procura não ver jogos da seleção. Eu também não vejo. Somos humanos e dói. É uma ferida enorme. Mas o Tite é muito preparado, até espiritualmente. Eu falo que a família sentiu mais do que ele tudo isso. Ele costuma dizer que o futebol te dá e te tira. A Croácia chutou uma bola em gol e se classificou. Mas ele sempre lembra que lá contra o Chelsea, o Fernando Torres fez um gol aos 90 minutos e o bandeirinha conseguiu ver o impedimento e anular. Ali o futebol nos deu, depois tirou. Se vence jogos sem ser merecido, e uma hora se perde quando não se merecia
Miro Bachi, irmão de Tite
Empolgação com o Flamengo
Afastado de lembranças que possam fazer mal, Tite está se reconstruindo no Flamengo O novo trabalho empolga mais o técnico a cada dia.
Em contato com o irmão, Tite concordava que o time reencontrou sua vibração, está unido e vai encontrando sua essência pouco a pouco.
Matheus, auxiliar técnico e filho de Tite, ouviu de Miro que 'só vale gol bonito' no Flamengo, em alusão aos marcados pelo time. E respondeu: 'até agora não houve nenhum mais ou menos'.
A arrancada do Fla de Tite conta com cinco jogos de invencibilidade, sendo com quatro vitórias. Ao todo são seis triunfos, um empate e duas derrotas.
O que eu vejo de fora é que o Flamengo recuperou sua vibração, hoje se olha o Flamengo e se percebe muito mais o "nós" do que o "eu". E tudo que falei com o Tite sobre isso, ele concordava. Disse que olhou para o banco na comemoração e todos estavam juntos. É normal um ou outro não gostar do trabalho, não tem como agradar todo mundo, mas ele também nota que este espírito está voltando ao Flamengo
Miro Bachi