O governo do Rio recebeu hoje (7) os envelopes dos participantes da concorrência para a gestão do Maracanã pelos próximos 20 anos.
Foram três consórcios credenciados:
Consórcio Fla-Flu (Flamengo e Fluminense)
Consórcio Maracanã Para Todos (Vasco, WTorre e Legends)
Consórcio RNGD (Arena 360)
O que aconteceu
Os grupos apresentaram os documentos de habilitação e as propostas técnica e financeira, em uma audiência no auditório do Maracanã. Os três tiveram que fazer um depósito caução de aproximadamente R$ 1,8 milhão.
Como o volume de documentos é extenso, não houve ainda a habilitação formal confirmada pela comissão que conduz a licitação. Isso será feito futuramente, dando seguimento aos demais passos do processo.
A previsão do governo é que, até o fim da concessão, o vencedor faça investimentos de cerca de R$ 186 milhões.
Após análise dos documentos, será divulgada a pontuação técnica e haverá a abertura dos envelopes com a proposta financeira.
O vencedor será aquele que conjugar a melhor proposta financeira com os melhores requisitos técnicos. A parte técnica tem peso maior.
A estimativa do estado é que a classificação final será anunciada em meados de 2024.
O que envolve o projeto
De acordo com o edital, estão previstas para o Maracanã obras de recuperação dos sistemas de água, escadas rolantes, elevadores, ar condicionado e exaustão, modernização e adequação dos sistemas eletrônicos e revitalização do Museu do Futebol.
Já para o Maracanãzinho serão realizados reparos da cobertura do ginásio, novo sistema audiovisual e acústico, requalificação das áreas de hospitalidade, iluminação e acessibilidade.
Enquanto a licitação não termina, o estádio continua sendo gerido por Flamengo e Fluminense, graças a uma permissão de uso assinada com o governo.
Favoritismo dos clubes
Nas regras dos edital, o governo prioriza o uso para futebol do estádio.
Portanto, o número mínimo de partidas por ano que cada postulante oferece é um fator de peso no critério técnico para escolha do vencedor. Esse cenário coloca Flamengo e Fluminense como favoritos.
A pontuação máxima no critério técnico será para quem oferecer pelo menos 70 jogos por ano. Em 2023, o Maracanã bateu 73, contando seleção brasileira e dois jogos do Vasco no Brasileirão.
O critério técnico tem peso de 60% nos pontos da concorrência. O quesito financeiro, 40%.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.