Ex-alvo do Fla, Gallardo acumula 3ª queda em Mundiais e não encara o Flu
Do UOL, em São Paulo
15/12/2023 17h51
Classificação e Jogos
Marcelo Gallardo é um técnico de prestígio no futebol internacional, mas o Mundial de Clubes não é uma competição onde seus times costumam se destacar.
O que aconteceu
O Al-Ittihad de Gallardo foi eliminado na segunda fase do Mundial de 2023. A equipe de Benzema, Kanté e Fabinho perdeu hoje para o Al Ahly, do Egito, por 3 a 1.
Esta é a terceira participação de Gallardo em Mundiais, e nenhuma campanha pode ser chamada de um sucesso. Mais do que a falta de títulos — coisa que nenhum time fora da Europa alcança desde 2012 —, os times do técnico argentino sofreram com zebras e derrotas acachapantes.
O primeiro Mundial de Gallardo foi o melhor. Campeão da Libertadores com o River Plate em 2015, o técnico levou os Millonarios à final do torneio, passando pelo Sanfrecce Hiroshima com vitória apertada na semi. Na decisão, os argentinos levaram um baile: 3 a 0 para o Barcelona, um gol de Messi e dois de Suárez.
Em 2018, grande decepção com o River. Nove dias depois de uma das maiores vitórias da história do clube, batendo o rival Boca na final da Libertadores, o time de Gallardo foi surpreendido pelo Al Ain. O time dos Emirados Árabes Unidos segurou empate no tempo normal e eliminou os argentinos nos pênaltis. Na disputa de terceiro lugar, os Millonarios golearam o Kashima Antlers por 4 a 0.
Gallardo e os principais craques não participaram da campanha que colocou o Al-Ittihad no Mundial. O time foi campeão Saudita sem Benzema, e com Nuno Espírito Santo como técnico. O comandante português foi demitido após atrito com o atacante francês. O argentino foi contratado para substitui-lo há menos de um mês.
Já foi sonho do Flamengo
O trabalho no River transformou Gallardo em sonho de consumo de clubes brasileiros nos últimos anos. O time que observou com maior interesse foi o Flamengo, especialmente no fim de 2021, após a saída de Renato Gaúcho. O argentino manteve seu trabalho no clube de Buenos Aires.
Gallardo deixou o River no fim de 2022, e passou quase um ano sem emprego. A imprensa europeia apontou-o como alvo de diversos clubes, mas o treinador esperou a proposta que mais lhe agradasse. Segundo jornais argentinos, ele receberá 18 milhões de euros (R$ 96 milhões na cotação atual) por temporada no Al-Ittihad.
Gallardo é o treinador mais vencedor da história do River, com 14 títulos. Dentre eles, destacam-se as conquistas da Libertadores (2015 e 2018), da Sul-Americana (2014) e do Campeonato Argentino (2022).