Topo

Quem é o 'Real Madrid da África' que encara o Fluminense no Mundial

Maaloul celebra seu gol pelo Al Ahly contra o Al-Ittihad no Mundial de Clubes Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

17/12/2023 04h00

Classificação e Jogos

O Al Ahly, do Egito, desbancou o badalado Al-Ittihad e promete jogo duro contra o Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa. Apesar de ser tratado como zebra, a equipe é presença constante no torneio e não à toa carrega o apelido de "Real Madrid da África".

Presença constante no Mundial

Muitos torcedores do Fluminense esperavam ter como adversário o time de Benzema, Romarinho e companhia nas semifinais do Mundial. O Al-Ittihad era apontado como favorito diante do Al Ahly.

Porém, os egípcios fizeram uma partida extremamente sólida e se classificaram pela quarta vez consecutiva às semis do torneio da Fifa, ao vencerem por 3 a 1 nas quartas.

O Al Ahly é a segunda equipe que mais esteve no Mundial, com nove participações — atrás apenas do Auckland City no quesito — e conquistou três medalhas de bronze, em 2006, 2020 e 2021.

O elenco do time comandado pelo suíço Marcel Koller se destaca pela força coletiva, mas tem alguns jogadores conhecidos, como o atacante francês Anthony Modeste (ex-Borussia Dortmund) e o lateral tunisiano Ali Maaloul (que participou das Copas de 2018 e 2022).

A partida entre Fluminense e Al Ahly acontecerá na próxima segunda-feira (18), às 15h (de Brasília). Um deles pegará na final o vencedor de Manchester City e Urawa Red Diamonds, que duelam pela outra semi.

Na última edição, o Al Ahly ficou em quarto lugar, sendo eliminado pelo Real Madrid na semifinal e perdendo para o Flamengo na disputa pelo terceiro lugar por 4 a 2.

Dominância à la Real

O Al Ahly conquistou 11 títulos da Liga dos Campeões da África. A vantagem é de seis taças para o segundo maior campeão e seu maior rival no Egito, o Zamalek.

O apelido "Real Madrid da África" vem daí. A exemplo do clube espanhol, que levantou a "orelhuda" 14 vezes, os egípcios detêm o melhor desempenho do continente africano na competição.

Além da força continental, o Al Ahly é, disparado, o maior campeão do Campeonato Egípcio e da Copa do Egito. São 43 títulos da liga e 38 da Copa.

Pedra no sapato do Palmeiras

Por suas várias participações no Mundial, o Al Ahly coleciona embates contra clubes brasileiros. O time do Cairo enfrentou Inter, Corinthians, Palmeiras (duas vezes), Flamengo, e, agora, pegará o Fluminense.

O momento mais marcante ocorreu em 2020, quando o representante africano venceu o Palmeiras, nos pênaltis, na disputa de 3º lugar.

Na ocasião, os alviverdes levaram um banho de água fria e terminaram com a pior campanha de um sul-americano no Mundial. A equipe de Abel Ferreira se vingou na edição seguinte e derrotou os egípcios nas semis, por 2 a 0.

A "rivalidade" também se reflete nas taças, pois o Al Ahly é o único clube que tem tantos títulos recentes quanto o Palmeiras, segundo levantamento do colunista Rafael Reis. Os dois times deixam gigantes como Manchester City e Bayern de Munique para trás quando o assunto é títulos conquistados desde que Abel chegou ao Palmeiras.

Confira a lista de títulos desde novembro de 2020:

  • Al Ahly (EGI): 9
  • Palmeiras (BRA): 9
  • Manchester City (ING): 7
  • Bayern de Munique e Real Madrid (ESP): 6
  • Flamengo (BRA), Porto (POR) e Red Bull Salzburg (AUT): 5
  • Paris Saint-Germain (FRA): 4
  • Ajax (HOL), Barcelona (ESP) e Liverpool (ING): 3

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem é o 'Real Madrid da África' que encara o Fluminense no Mundial - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Mundial de Clubes - 2023