Corinthians quer criar jeito de jogar único do sub-11 ao elenco principal
A nova gestão do Corinthians quer unificar o jeito de jogar do clube desde o sub-11 até o elenco principal.
O que aconteceu
O presidente eleito Augusto Melo quer que sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 treinem como os jogadores profissionais. Cada categoria tem suas peculiaridades e limitações, mas a ideia é criar uma "identidade" desde cedo.
Augusto Melo procura um novo coordenador de base que concorde com essa premissa. O presidente trabalhou na base do Corinthians e visitou Bayern, Barcelona, Real Madrid e PSG antes de tomar essa decisão de unificar o jeito de jogar das categorias e também do futebol feminino.
A preocupação maior é com o sub-20. O Corinthians deve derrubar o "tapume" que separa base e profissional do CT para que o elenco juvenil treine ao lado dos profissionais. A intenção é quebrar o gelo naturalmente e tornar a transição mais fácil.
Chicão, ex-zagueiro do Corinthians, será o responsável por essa transição entre base e profissional. Ele escolherá os atletas que treinarão com o técnico Mano Menezes e terá contato diário com a comissão do grupo principal do Timão.
Outra ideia, essa com maior dificuldade de ser executada, é que os treinadores de base subam junto com os jogadores. O profissional começaria no sub-11, por exemplo, e depois iria para o sub-13 quando os atletas estourassem idade.
O planejamento do Corinthians é ter o novo gestor de base até janeiro para colocar o projeto em prática. O Timão promete que esse diretor será moderno e com experiência no trato com os mais jovens.