Gabigol após acusação de tentar fraudar doping: 'Notícias falsas sobre mim'
Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)
22/12/2023 14h14Atualizada em 22/12/2023 15h44
O atacante Gabigol usou as redes sociais para dizer que está sendo alvo de notícias faltas. A declaração do jogador acontece no dia em que veio à tona a denúncia contra o atacante do Flamengo, sob acusação de tentativa de fraude em exame de doping.
Obrigado pelo apoio, e principalmente por entenderem que há algum tempo têm acontecido notícias falsas sobre mim! Eu e minha família agradecemos o apoio. E sabendo que Deus está no controle e nos livrando de todo mal, amém. Gabigol, atacante do Flamengo
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), organização nacional antidopagem, por sua vez, divulgou um esclarecimento sobre o episódio e reforçou que "por sigilo, qualquer informação do caso não será divulgada e o atleta e seus representantes tomarão ciência dos próximos andamentos por meio oficial".
"Tomando conhecimento das notícias veiculadas na mídia e em relação a nota oficial publicada pelo atleta, nesta sexta-feira, dia 22, esclarecemos que no Código Mundial estão previstas 11 violações à regra antidopagem, que não se restringem à presença de substâncias proibidas na amostra do atleta."
Ontem, Gabigol também usou o X (ex-Twitter) para dizer que a informação sobre a pedida financeira para renovar contrato do Flamengo — salário de R$ 2 milhões e bônus de R$ 54 — também não era verdadeira:
Sério que você acreditou nisso?
O que diz a denúncia
Gabigol foi denunciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), sob alegação de que tentou fraudar o exame de doping realizado em abril deste ano, no CT do Flamengo.
Os relatos dos oficiais de controle de doping dizem que o jogador, em uma das tentativas, tentou esconder a genitália na hora de urinar.
Isso contraria a orientação na hora da coleta, já que é preciso verificar se o conteúdo no pote vem mesmo do organismo do jogador e não de uma bolsa, por exemplo, com urina de outra pessoa.
Relatórios dos oficiais de controle dão conta da irritação e agressividade de Gabigol no dia do exame e tentativa de atrasar a coleta.
Denunciado, Gabigol corre risco de ser suspenso por quatro anos.