Pelo sexto ano consecutivo, pelo menos um dos três principais títulos da temporada ficou com Palmeiras e Flamengo. A comentada "espanholização" do futebol brasileiro não atingiu a força que alguns imaginavam, mas deixa avisos importantes e sempre a dúvida: quem são os times que não permitirão que esse domínio se amplie?
Até a derrocada do Botafogo, muitos imaginavam que, pela primeira vez desde 2018, os dois candidatos a Real Madrid e Barcelona do Brasil não ganhassem nem o Brasileirão, nem a Copa do Brasil e muito menos a Libertadores. O Palmeiras apareceu na reta final para manter a escrita que parecia perdida também pelo péssimo ano flamenguista.
Em 2023, os dois times que tentaram acabar com essa repetição foram São Paulo (Copa do Brasil) e Fluminense (Libertadores). A dúvida que fica é se os dois vão conseguir manter essa posição de brigar frente a frente com a dupla.
São Paulo
O Tricolor do Morumbi aparece no cenário com uma arrecadação crescente, mas ainda com problemas financeiros que fizeram o time terminar o ano devendo direitos de imagem. Ainda assim, a política por lá é de continuar investindo em reforços. A ideia é fazer uma Libertadores à altura da gloriosa história são-paulina na competição.
Fluminense
Já nas Laranjeiras, o primeiro objetivo do ano é ganhar a Recopa. Voltar a estar no topo em um dos três campeonatos é uma tarefa difícil para Fernando Diniz repetir. Ele deve perder André e Nino para o mercado europeu e ver a idade atrapalhar ainda mais Felipe Melo, Marcelo, Fábio e companhia. O técnico já mostrou que gosta do desafio, mas é inegável que o tempo passa mais rápido para os quarentões no futebol.
Atlético-MG
O Atlético-MG é outro que já foi candidato e conseguiu seus minutos de fama ao lado de Palmeiras e Flamengo no cenário nacional. O time foi campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão e agora busca o sonhado bi da Libertadores depois de cair justamente para o Alviverde pela terceira vez consecutiva na competição.
Grêmio e Botafogo
Depois de voltar à elite, o Grêmio fez um ano de invejar, mas deve sofrer para conseguir repor Luis Suárez. Além disso, Renato Gaúcho já mostrou dificuldades de acertar seu esquema defensivo. O Botafogo começa a temporada novamente como azarão e desperta dúvidas até mesmo se vai conseguir passar da pré-Libertadores, onde deve ter um encontro com o Red Bull Bragantino.
Como Flamengo e Palmeiras chegam em 2024
Já o flamenguista, depois de não ganhar nada em 2023, já sabe que terá De La Cruz como grande reforço para 2024, conseguindo um meio-campo de dar inveja a qualquer um. Mais nomes de peso devem chegar e a expectativa é voltar a gritar é campeão.
O Palmeiras, por sua vez, não conseguiu nem comemorar direito o seu título brasileiro e já vê parte da torcida criticando a diretoria pela mesma política adotada nos últimos anos: contratações sem tanto impacto, mas a manutenção de um esqueleto que é para lá de vitorioso. E o mais importante: sob o comando de Abel Ferreira.
Nenhum titular vai sair até junho, quando Endrick vai para o Real Madrid, e o elenco ainda ganha com as chegadas de Aníbal Moreno e Bruno Rodrigues. Mais dois nomes devem ser anunciados até o começo da temporada.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberO domínio de Palmeiras e Flamengo nos últimos anos
2018 - Palmeiras campeão do Brasileirão
2019 - Flamengo campeão da Libertadores e do Brasileirão
2020 - Flamengo campeão do Brasileirão e Palmeiras campeão da Copa do Brasil e da Libertadores
2021 - Palmeiras campeão da Libertadores
2022 - Palmeiras campeão do Brasileirão e Flamengo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores
2023 - Palmeiras campeão do Brasileirão
Deixe seu comentário