Clubes e federações fazem manifesto e declaram apoio a candidato na CBF
Do UOL, em São Paulo
29/12/2023 19h12
Um grupo formado por 30 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e oito federações estaduais emitiu um manifesto cobrando mudanças no futebol nacional e declarando apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, na eleição da CBF.
O que aconteceu
A carta faz duras críticas às gestões recentes da CBF e cita a necessidade de uma "mudança efetiva". O texto afirma que o futebol brasileiro "tem sangrado" há pelo menos uma década e cobra um "projeto moderno e ambicioso".
O grupo manifesta apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da entidade máxima do futebol no Brasil. O movimento, que se apresenta como "único e inédito", também se coloca à disposição da Fifa e da Conmebol para zelar pela transparência do processo eleitoral, que ocorrerá em janeiro.
Athletico, Atlético-MG, Ceará, Cruzeiro, Corinthians, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Fluminense, Goiás, Inter, Santos, São Paulo Sport e Palmeiras são alguns dos principais clubes que assinaram a nota. O grupo ainda diz que conta com apoio de outros clubes e federações que preferiram não tornar seus votos públicos neste primeiro manifesto.
Já Botafogo, Flamengo, Grêmio e Vasco não se manifestaram ainda. De acordo com apuração do UOL, o Fla está do lado oposto, enquanto o Vasco deve assinar em breve e o Botafogo se posicionou como neutro.
Quem assinou
Clubes
- Amazonas Futebol Clube (AM)
- América Futebol Clube SAF (MG)
- Associação Atlética Ponte Preta (SP)
- Associação Chapecoense de Futebol (SC)
- Atlético Clube Goianiense (GO)
- Avaí Futebol Clube (SC)
- Botafogo Futebol SA (SP)
- Ceará Sporting Club (CE)
- Club Athletico Paranaense (PR)
- Clube Atlético Mineiro (MG)
- Coritiba Sociedade Anônima do Futebol (PR)
- Criciúma Esporte Clube (SC)
- Cruzeiro Esporte Clube SAF (MG)
- Cuiabá Esporte Clube SAF (MT)
- Esporte Clube Juventude (RS)
- Fortaleza Esporte Clube (CE)
- Fluminense Football Club (RJ)
- Goiás Esporte Clube (GO)
- Grêmio Novorizontino (SP)
- Guarani Futebol Clube (SP)
- Ituano Futebol Clube (SP)
- Mirassol Futebol Clube (SP)
- Operário Ferroviário Esporte Clube (PR)
- Santos Futebol Clube (SP)
- São Paulo Futebol Clube (SP)
- Sociedade Esportiva Palmeiras (SP)
- Sport Club Corinthians Paulista (SP)
- Sport Club do Recife (PE)
- Sport Club Internacional (RS)
- Vila Nova Futebol Clube (GO)
Federações Estaduais
- Federação de Futebol do Acre
- Federação Amapaense de Futebol
- Federação Matogrossense de Futebol
- Federação Paranaense de Futebol
- Federação Paulista de Futebol
- Federação Pernambucana de Futebol
- Federação de Futebol do Estado de Rondônia
- Federação Tocantinense de Futebol
Confira o texto na íntegra
Há pelo menos uma década, o Futebol Brasileiro tem sangrado. Afastados ou banidos, nenhum dos cinco últimos presidentes da CBF terminou seu mandato. O futebol sofre, como nunca antes, ingerências externas que tumultuam o já complexo ambiente do esporte, a pretexto de interesses individuais duvidosos. Incomodados com este cenário, que gera estagnação e atraso no esporte mais popular do país, as Oito Federações Estaduais e os 30 Clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro aqui signatários se uniram e iniciam um movimento único e inédito. Estamos convictos de que o Futebol Brasileiro necessita de uma mudança efetiva, com um projeto moderno e ambicioso, e manifestamos, por meio desta carta, apoio público à eleição de Reinaldo Carneiro
Bastos à presidência da CBF para o próximo ciclo. Nos colocamos à disposição da FIFA e CONMEBOL, que, atentas, vêm ao Brasil no próximo mês para acompanhar o processo eleitoral que será realizado. Estaremos unidos para apoiar a lisura e transparência deste processo, para que o Futebol Brasileiro saia de uma vez por todas desta situação lamentável em que se encontra.
Além dos signatários, temos sinalizações de apoio de outros Clubes e Federações que preferem não tornar seus votos públicos neste momento. As Entidades aqui signatárias deste primeiro manifesto seguem em tratativas que visam ampliar este
movimento, para que mais Federações e Clubes que acreditam no projeto de resgate do Futebol Brasileiro participem dessa mudança histórica e necessária