Topo

Confira a íntegra do que Augusto Melo disse em sua posse no Corinthians

Do UOL, em São Paulo

02/01/2024 20h46

Augusto Melo assumiu oficialmente hoje a presidência do Corinthians para o triênio 2024-2026. O UOL separou abaixo tudo o que o novo presidente disse em seu pronunciamento e na entrevista coletiva.

Primeiras palavras

"É uma honra e satisfação enorme poder respeitar 35 milhões de torcedores apaixonados, estar à frente desta nação maravilhosa. É uma honra ser empossado. Obrigado às autoridades, amigos. Fiel torcida, na qual me incluo e apaixonado, estar aqui hoje como novo presidente não é apenas um privilegio, é uma grande responsabilidade. Estar como presidente do Corinthians é acima de tudo a realização do sonho de um torcedor que transformou o amor incondicional que nos une e diferencia, em sua razão de existir. Para aqueles que não carregam nas veias o sangue corintiano é impossível entender esse clube. Acham estranho que lotamos estádio quando não estamos bem no campeonato, se surpreendem quando calamos os mandantes enquanto visitantes ou quando mais de 30 mil corintianos se deslocam para o outro lado do mundo".

Emoção ao falar da família

"Quero agradecer a cada parceiro, cada parceiro do nosso grupo que ajudou a conquistar essa vitória e saliento, é uma conquista nossa. Agradecer a cada integrante das nove chapas que fizeram a frente ampla de oposição. Quero agradecer aos vitalícios que depositaram confiança na nossa candidatura, juntos seremos mais fortes. Também quero agradecer à minha família, meus filhos que amo de paixão. Minha filha, meu filho, minha companheira amor da minha vida, te amo. Minhas irmãs, meus parentes e todos meus amigos. Pela compreensão nos momentos de ausência, pela força nos momentos de ameaça. Só vocês sabem o que passamos e prometo que valerá a pena. Vão se orgulhar do pai e marido presidente de um dos maiores clubes do mundo".

Promessas

"Dizem que falo demais, que prometo muitas coisas, que deveria ser mais comedido e menos populista. Isso pode ter ocorrido algumas vezes, sou simples e sem muito traquejo, posso escorrer na sinceridade. Mas não é populismo, acredito no que penso e no que podemos alcançar com respeito e dedicação a essa marca que tanto amo".

Situação que encontrou o clube

"Passamos por momento de transição e constatamos que a situação é pior do que imaginamos. Não só pela dívida, mas pela profunda desorganização, falta de processos, contratos que não privilegiam o clube. Não será possível fazer o que prometemos na campanha? Não, mas teremos que trabalhar mais duro. Podem ter certeza que dedicação é marca da nova gestão. Contamos com suporte e por que não as críticas dos que querem o melhor para o Corinthians?"

Choque de gestão e auditoria

"Prometi maior choque de gestão da história. E hoje estou aqui para confirmar cada linha dessas promessas. Esse processo começa com a contratação de uma grande auditoria. Anuncio a maior empresa de auditoria do mundo: Ernst & Young".

Sem coleguismo

"Chega de coleguismo, indicações, o Corinthians será gerido por pessoas honestas, técnicas e capacitadas. A torcida não saberá o que encontramos somente, mas como encontramos. Não é caça às bruxas. É importante instrumento para planejar as ações e conhecer de fato o clube. Lutaremos pela pacificação política do clube pois acima de qualquer divergência está o Corinthians. Se alguém agiu de má fé, vai responder pelos seus atos. A pacificação não significa passar pano para quem manchou a história e prejudicou a credibilidade da nossa marca".

Política de contratações

Acabou a história de contratar só quem treinador, diretor ou empresário indicou. Todos passarão pelo Cifut, especialistas em análise de mercado. Todas as contratações terão o selo Corinthians e vamos diminuir o risco de formar o time do técnico e, em uma eventual mudança, o time ficaria. Estamos convictos que é o melhor caminho para o Corinthians. A história mostra que temos espaço para todos os estilos, menos os indiferentes, os que não deixam 101% em campo. Só jogará quem entender o que é o Corinthians".

Reforços anunciados

"Raniele, Diego Palacios e Rodrigo Garro. Eu falei quatro porque um falta detalhe, praticamente fechado. Preferimos segurar um pouco. Queremos jogadores pontuais. Estruturamos departamento para errar pouco ou não errar. Há muito tempo não tínhamos cobrador de falta, técnico, raçudo, que faz gols. Teremos meio-campo muito forte. Equipe forte e jogadores fortes nós teremos. A bola precisa entrar, e vai entrar. Precisávamos montar esse esqueleto, as outras peças vão se encaixar. Sem um time atual ganhando, já mostramos credibilidade no mercado. Imagina num time em que a bola está entrando? Gabigol seria mais um grande jogador, assim como outros. São cinco ou seis em negociações".

Interesse em Gabigol

"Gabigol tem conversas adiantadas, depende deles. A gente vem conversando, é um atleta que nos interessa, sempre brinco que tem nossas características. Já fizemos nossa parte. É difícil, um dos melhores do país, mas fizemos nossa parte. Nos interessa, sim, é um ídolo de onde passou. Está caminhando bem".

"A negociação com o Gabigol existe, nos interessa, estamos conversando e depende deles. Não é um jogador barato, mas nos interessa. Seria um sonho. Se não der certo, temos Plano B e C. O Corinthians precisa de mais um centroavante também. Não terá investidor".

"Gostaríamos de ser mais claros [nas negociações], corretos e olho no olho como o Gabigol, não sou hipócrita de negar. Gostaria muito. Se não der, temos outras opções. Vem grandes surpresas, podem ter certeza. Não vamos abrir mão de um time para ganhar tudo".

"Depende deles porque nos mostramos interessados. Conversamos com a diretoria, empresário do atleta. Daqui para frente, precisam falar o que é preciso para termos uma proposta concreta. Conversa bacana, amigável, legal. São os dois maiores clubes do país e não tenho dúvida que chegaremos a um acordo. Um acordo ou não, pedimos resposta".

Presença do vice-presidente de futebol do Flamengo

"Marcos Braz veio representando o Flamengo, o Bahia veio. O futebol tem que ter integração, harmonia. Eu fui na posse do presidente Marcelo Teixeira, é uma satisfação. A vinda foi pela posse, tudo sob controle".

Venda de Moscardo ao PSG

"Fomos contra a venda desde o começo. É uma realidade, quem conhece de futebol sabe. Nunca fui a favor da venda. Deixei claro na campanha que atletas de base será terceira renda para frente. Atletas deixamos por último, jogar, dar títulos e depois sair. Sou contra venda de atletas recém-formados. Eu tive que de, certa forma, participar dessa negociação. Não era o que queríamos. Se nós não aceitássemos, pagaríamos a multa muito mais barato. Por que não aumentaram a multa do Moscardo? Na renovação de contrato, deram porcentagem. Existe uma multa e temos que cumprir. Eu e Rubens trabalhamos bastante e tiramos 12,5% do passe. O Corinthians fica com 92,5%, a família tinha 20%. Vocês vão saber todos os percentuais de cada negociação. Por tudo que aconteceu com o garoto, cirurgia simples mas de emergência, a venda continua. Tudo sob controle. Moscardo é jogador do PSG. O pagamento vem só na próxima janela".

Executivo de futebol

"Saiu muita coisa na internet, nunca procuramos ninguém, não tivemos proposta recusada. A diretoria dá credibilidade bacana ao Corinthians. Estão nos oferecendo grandes atletas, mostra a credibilidade da nova diretoria. Tivemos conversa informal com o Rodrigo Caetano, nada concreto. Se eu tiver dinheiro para contratar estrela, não precisamos de executivo. Eu e Rubens vamos direto aos clubes, viajamos. Quero diretor que garimpe, atualizado, que não busque só estrelas. Atleta formado também dentro do Corinthians. Já demos economia ao clube sem comissões como era antes. Vamos direto com quem temos que falar. Por que eu e Rubens não podemos ir?".

Corinthians desejado

"Todo mundo quer vir ao Corinthians. Se tivéssemos situação financeira privilegiada, estaríamos com muitas estrelas. O Corinthians não precisa só de estrelas, mas de atletas específicos que vão surpreender vocês.

Rumor sobre Leonardo Godoy

Leonardo Godoy [do Estudiantes-ARG] recusou o Augusto? Nunca falei com ele. Assisti à final =da Copa da Argentina], vi jogadores, conheci clubes e presidentes. Foi uma viagem corrida em prol do Corinthians. Augusto nunca procurou Leonardo Godoy, temos outras situações encaminhadas."

Ampliação da arena

"Chamamos os presidentes das organizadas, junto ao engenheiro que trabalhou na arena, o Lucio que coordena a arena. Se Deus quiser o Corinthians abre o Campeonato Paulista com aumento da capacidade. Até julho, visitantes na parte oeste e de cima. Já abriríamos com seis mil ingressos a mais populares e 54 mil no total, com a retirada das cadeiras azuis da sul e da norte com a oeste. Vamos ampliar a norte e a sul. Eu pressiono minhas diretorias, coloco metas, por isso temos diretores técnicos. Eles têm que correr atrás e está dando tudo certo".

Sócio com direito a voto

"Gestão que estava sempre mudava o estatuto para o bem deles. Augusto quer estatuto pronto com melhorias ao Corinthians, com sócio votando, a mulher votando, diminuindo de cinco para três anos. Vamos trabalhar assim que elegermos o novo Conselho pela reforma estatutária".

Quitação da Caixa e apelido

"Na eleição passada [2020], perdi por 72 votos depois que anunciaram naming rights, venda. Também tentaram [na de 2023] com a Caixa e sabíamos que era impossível. Fui chamado de Pinóquio, e vamos provar quem é Pinóquio. [Duilio] Disse que mudaria de nome se não quitasse a arena até o dia 31. Vocês têm que cobrá-lo sobre mudar de nome".

Boatos de o Corinthians ser mau pagador

"Atrapalham muito, mas estão confiando em nós. Essa fama de pagador ruim que falam joga contra. 70% ganhou a eleição e torce para o Corinthians, querem o bem do clube. Vamos voltar a ser bons pagadores e devedores."

Situação de Rojas

"Conversamos com ele e estafe. A auditoria independente vai existir, doa a quem doer. A Ernst & Young nos dará o caminho como ajudou o Flamengo. Contratamos por três anos e vai mostrar tudo que aconteceu, acontece e pode acontecer. A conversa está tranquila com o Rojas, vamos pagar. Tudo sob controle".

Vinda de Roberto Firmino

"Não sei de onde saiu isso, não existe. Recebe 25 milhões por ano, tem contrato. Nenhum clube pode pagar isso. Nada a ver".

Patrocinadores

"Quando falei que não tem empresa para custear o Gabigol, é porque temos uma das três melhores folhas do país. Então temos que ter um dos melhores times do país. Flamengo tem percentual para liquidar um ano de contrato. Podemos parcelar, diluir luvas e salários. Folha vai diminuir com qualidade melhor. Vem um dos maiores patrocínios do futebol".

Quem mais pode sair?

Folha salarial

"Temos folha muito elevada, mas atletas saíram e tivemos diminuição de R$ 8 milhões. Atletas que virão são grandes negociações encaminhadas. Queremos qualificar nosso elenco com folha daí para baixo. Vamos ter time jovem, qualificado, com condição boa. Vamos monitorar tudo, por isso queremos executivo atualizado. Viajar Europa, América do Sul, uma grande correria. Minha família tem tido paciência. Vocês vão ver a grande economia que teremos. Vocês viam enormes comissões e vamos dar benefício ao Corinthians. Resultado será fantástico".

Relação com a imprensa

"Vocês vão ter a maior liberdade de expressão já vista em um clube. Podem contar conosco nesse sentido. Sou objetivo, correto, olho no olho e falo o que tem que falar. Vocês têm direito de trabalhar. Contem com a gente, vou precisar de vocês. Usar muito o CT como receitas, grandes parceiros, e que nos ajudem nisso. O CT será grande receita nossa".

Melhores goleiros do continente

"Essa foi uma grande sacada nossa, adquirir mais percentual do Carlos Miguel. Nosso grande time já começa com os dois melhores goleiros da América do Sul. E vem um ataque forte, aguardem".

CT e executivo de base

"André é um coordenador, queremos executivo de base para abranger base e profissional. Logo logo vamos analisar. Estou rezando e vai dar tudo certo".

"Alojamento de base está quase todo orçado. No dia seguinte da eleição estivemos lá. São 10 dias para conclusão do alicerce. Engenheiros deram 10 dias para análise do alicerce, precisamos de laudo técnico. Faremos coisa muito profissional. O CT praticamente já começou a obra. Quero tirar o muro e integrar a base ao profissional, com o sub-20 treinando ao lado do profissional, com a mesma filosofia e o treinador de olho no sub-20. O Corinthians começa gestão de forma muito profissional".

Futebol feminino

"Nosso time feminino é um dos mais falados lá. Olha onde chegou. Qualidade fantástica, nos deu alegria nesse ano difícil. Vamos estruturar cada vez mais. Se estava ótimo, vai ficar excelente. Queremos estruturar a Fazendinha por um CT só para elas. Mandar jogos de base no novo CT, com alojamento. E vamos deixar estrutura da Fazendinha para base e time profissional feminino. Vou anunciar até sexta-feira um grande patrocínio para o feminino. Que tenham estrutura melhor e serem bem remuneradas para exercerem o que gostam".

Novo patrocínio máster

"Muito mais, por isso recusei [proposta do Duílio]. Temos patrocinadores maiores. É o tamanho da credibilidade que já passamos no mercado. Já analisamos no jurídico, quando derem ok a gente anuncia. Um dos maiores da América Latina".

Pendência com os jogadores

"Sobre a dívida com elenco, estamos cientes, com jurídico qualificado, diretor de mercado. Não abro mão de pessoas técnicas, sempre melhores que eu, iguais ou melhores, piores nunca. Já fazemos excelente trabalho. Vamos voltar a ser bons pagadores, limpar o nome. Dívida monstruosa que nos preocupa, mas através de parceiros, novas empresas que se associam conosco, vamos resolver".

Planejamento com Mano Menezes por títulos

"Um dia depois da eleição, sentamos com o Mano, uma reunião de trabalho. E definimos como o Corinthians ia atuar. Inclusive na metodologia de contratação, com Cifut, nós e escolha de jogadores de cada posição. Mano cumpre o que foi combinado. Não vamos priorizar competição, disputaremos todas. Vamos montar um plantel para isso. Corinthians não pode escolher uma depois de cinco anos sem vencer. O planejamento é feito de forma paulatina. Começa o Paulista no dia 21 e depois as outras competições se encaixando

Chegada do lateral esquerdo Hugo

"Vai ser um bom jogador e com a nossa equipe ele vai se sobressair. Começa com dois grandes goleiros e teremos time qualificado para disputar tudo".

Situação do zagueiro Adriano Martins

"Foi nos oferecido no começo. Estamos analisando. Todo bom atleta é analisado".

Manutenção de Lucas Veríssimo

"Primeira grande contratação. Lucas Veríssimo se encaixou como luva, é excelente zagueiro. Tem histórico de lesão. Quando foram buscar, por que não estipularam passe? Temos feito isso. Por que não fizeram? Se tivessem feito, custaria metade do que custou hoje. Fomos de uma certa forma obrigados a aceitar o preço e por termos a necessidade. Imagina se tiram o Veríssimo da gente e o que iam falar do Augusto. Deu super certo. Ele, Maycon, os outros que estão chegando para um time forte a partir de 21 de janeiro."

Acordo por Garro

"Dois amistosos [com o Talleres)], um na Argentina e um em São Paulo, uma renda para cada. Valores parcelados por anos. Vamos divulgar os valores no portal primeiro. São três anos de parcelas".

Situação de Fausto Vera

"Conversei com o empresário para sentarmos com o clube argentino [Argentinos Juniors) e equalizarmos pagamentos. Pagaram uma pelo que soube e tem uma em aberto. Pagaram a atrasada e ficou só a vencer e a próxima. Mas não tenho certeza. Estamos conversados com o Fausto e está tudo bem".

Patrocínio da Ezze Seguros

"Fomos atendidos pelo máster, que temos valores maiores, mas fizeram acordo pelas costas mesmo a gente pedindo para não fazer. Vamos conversar com eles".

Fala, Rubão

O novo diretor estatutário de futebol, Rubens Gomes, também falou no evento.

Troca de Fausto Vera com o Flamengo

"Existe uma conversa de Flamengo e Corinthians. Não vamos falar nomes. Estamos estreitando relações. Os nomes eu não vou falar. Sai Thiago Maia e Matheuzinho na imprensa, mas prefiro falar depois de concretizar. A cada nome que sai, tem 500 nomes usados por empresários. Não só empresários, outros fogos internos".

Empréstimo de jogadores

"O presidente definiu nova linha. Antes, o Corinthians emprestava e pagava salário. Não faremos isso e nem emprestar de graça. Se temos que pagar, eles também. Ivan para o Internacional, com direitos federativos de Carlos Miguel. Só tínhamos 40% do Ivan, ficamos com 20% do Carlos e uma parte em dinheiro. Quer o jogador? Paga o salário e o empréstimo".

Situação de Roni

"O Atlético-GO pediu emprestado. Roni me ligou e disse que tem vontade, mas cai no problema. Se não pagar pelo empréstimo, ele ficará, pois está nos planos utilizá-lo. De graça não vai mais".

Especulação de Luiz Henrique

"De Luiz Henrique não tem nada. Nada concreto. Estamos monitorando vários jogadores".

Acabou a farra?

"Acabou a farra. Não vai ver o Corinthians sem disputar uma bola, cercando galinha. O Corinthians vai ver a bola como prato de comida. Vocês vão ter alegria de ver o Corinthians jogar".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Confira a íntegra do que Augusto Melo disse em sua posse no Corinthians - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol