São Paulo vira no final contra o Carajás e garante classificação na Copinha
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
06/01/2024 21h29
O São Paulo sofreu até o final e arrancou uma virada heroica por 3 a 2 contra o Carajás, hoje (6), pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara.
Faisal, Caio e Palmberg marcaram para o São Paulo, enquanto Valdivia e Davi Lucas balançaram as redes pelo Pica-Pau da Ilha.
Com o resultado no Grupo 7, o São Paulo foi a seis pontos e garantiu vaga no mata-mata junto com a líder Ferroviária, também já classificada antecipadamente.
Já o Carajás permaneceu sem pontuar, assim como o lanterna Porto Vitória.
Na última rodada, o Tricolor Paulista encara a Ferroviária pela liderança do grupo na próxima terça-feira (9), às 19h15 (de Brasília), enquanto o Carajás enfrenta o Porto Vitória, no mesmo dia, às 17h.
Como foi o jogo
Apesar de ser o "azarão", o Carajás foi bem mais eficiente que o São Paulo em primeiro tempo movimentado. O clube do Pará, fez dois gols logo no começo, aos 15 e 19, e segurou bem o resultado. O tetracampeão da Copinha correu atrás do prejuízo, mas esbarrou na falta de organização.
O segundo tempo teve retranca do Carajás e maior iniciativa do São Paulo, que conseguiu a virada no final. Depois de um período mais morno, os tricolores diminuíram com Faisal, aos 20. Com maior pressão ofensiva, Caio, de pênalti, aos 40, e Palmberg, um minuto depois, garantiram o triunfo tricolor com emoção.
Gols e lances importantes
1x0: Carajás surpreendeu e abriu o placar. Após sofrer alguns chutes perigosos do São Paulo, o time paraense foi para cima e conseguiu um escanteio. João Vitor, conhecido como Valdívia, recebeu curto na direita e chutou cruzado. A bola passou por todo mundo antes de morrer no fundo das redes na marca dos 15 minutos.
2x0: defesa são-paulina vacilou e Carajás fez o segundo. Aos 19, após falha defensiva do São Paulo, o Carajás recuperou a bola e invadiu a área. Wellington finalizou, Leandro espalmou, e Davi Lucas aproveitou o rebote para escorar.
São Paulo pressionou e quase diminuiu com gol de falta do goleiro Leandro. Perto do final da primeira etapa, Leandro deu uma de Rogério Ceni e cobrou uma falta da entrada da área que passou raspando o travessão. Luiz Henrique teve outras duas boas chances de marcar a favor dos paulistas.
Tricolores voltaram com mais ímpeto, mas Carajás travou o jogo e apostou no contra-ataque. Com maior controle, o time comandado por Menta tentou furar a retranca adversária e viu Alyson impedir uma finalização perigosa de Luiz Henrique. A resposta do Carajás veio num cabeceio de Eric, que assustou.
2x1: São Paulo diminuiu. Mesmo com dificuldades, o ataque tricolor encaixou por volta da metade da etapa complementar, e Faisal recebeu na grande área para bater de primeira no cantinho.
2x2: empate na base do sofrimento. Aos 39, Eric tocou com a mão dentro da área e o juiz assinalou pênalti. Caio foi para a cobrança e bateu no meio, alto, sem chances para Alyson.
2x3: virada relâmpago do São Paulo com golaço de cobertura. Aos 41, Palmberg recebeu no lado da área e acabou finalizando para o gol sem querer, ao tentar um cruzamento.