Zagallo só jogou em três times do RJ e ganhou mais de 60 taças como atleta
Do UOL, em Santos (SP)
06/01/2024 04h00
Mário Jorge Lobo Zagallo sempre foi um vencedor. Antes de se tornar um dos maiores técnicos de todos os tempos, ele conquistou mais de 60 títulos como atleta.
Zagallo começou na base do América em 1948. Chegou ao Flamengo em 1950. No Mequinha, venceu o Torneio Início e a Taça Disciplina.
Pelo Flamengo, o "Velho Lobo" brilhou: empilhou campeonatos cariocas, Rio-São Paulo, torneios internacionais e saiu, a contragosto, em 1958.
Zagallo foi para o Botafogo, onde seguiu vencedor. Mas a ideia era ter continuado no Flamengo.
Eu não queria sair do Flamengo, mas quiseram me vender. Aí veio a Portuguesa me oferecendo 3 milhões, o Palmeiras oferecendo 5 milhões, e eu acabei aceitando ir ao Botafogo por 3 milhões. Por quê? Porque o Botafogo era um time bom, além disso minha mulher era professora e ela ia perder todas as aulas dela se eu fosse para São Paulo
Zagallo
Amarelinha
Pela seleção brasileira, Zagallo venceu as Copas do Mundo de 1958 e 1962, além de outraças taças, como o tri da Oswaldo Cruz.
Com Zagallo, o Brasil do técnico Vicente Feola inovou em 1958, numa espécie de 4-3-3, esquema até hoje. O Velho Lobo era um ponta-esquerda que voltava para ajudar o meio-campo.
Em 1962, Zagallo seria reserva, mas acabou decisivo novamente ao substituir Pepe, astro do Santos, que ficou fora por lesão.
Zagallo estreou pelo Brasil em 1958 e se despediu em 1964, um ano antes de pendurar as chuteiras pelo Botafogo, mesmo clube onde ele iniciaria a trajetória como treinador em 1966.