Barça quase se enrola contra time da 4ª divisão, mas avança na Copa do Rei
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
07/01/2024 18h54
Em jogo mais difícil do que o esperado, o Barcelona derrotou o Barbastro por 3 a 2 hoje (7), no Estádio Municipal de Barbastro, pela terceira rodada da Copa do Rei.
Raphinha, Fermín López e Lewandowski marcaram para o clube catalão, enquanto De Mesa e Marc Prat descontaram para o Barbastro.
Com a vitória, o Barcelona avançou às oitavas da Copa do Rei, se juntando a clubes como Real Madrid e Sevilla. O sorteio dos confrontos acontece amanhã.
O Barça volta a campo na próxima quinta-feira (11) para disputar a semifinal da Supercopa Espanhola contra o Osasuna.
Como foi o jogo
Domínio do Barcelona no primeiro tempo. A equipe comandada por Xavi teve as melhores oportunidades pelo lado direito, com Raphinha e Koundé. Em uma dessas jogadas saiu o gol de Fermín, aos 17 minutos, com assistência do brasileiro. O goleiro Fabrega, do Barbastro, fez algumas boas defesas e impediu um placar mais elástico.
No segundo tempo, o Barcelona quase foi punido por displicência, mas conseguiu o resultado. Raphinha fez o segundo gol logo no início da etapa, mas depois disso os catalães tiraram o pé do acelerador e viram o Barbastro criar chances. Os adversários marcaram com De Mesa, aos 14. Nos minutos finais, Lewandowski ampliou para o Barça, mas o Barbastro ainda diminuiu com Prat — ambos de pênalti.
O brasileiro Vitor Roque entrou em campo aos 19 minutos da segunda etapa e teve a chance de marcar. O novo reforço do Barça saiu na frente de Fabrega e teve seu gol evitado pelo goleiro adversário.
Gols e destaques
Com assistência para gol, Raphinha inaugurou as chances do Barcelona. O camisa 11 foi bastante acionado nos primeiros minutos e levou muito perigo com uma finalização por cobertura de fora da área. A rede balançou aos 17, com Fermín López escorando um cruzamento do brasileiro.
Mais pressão do Barça e quase gol de falta à la Ronaldinho. O goleiro do Barbastro trabalhou bastante no restante da etapa inicial, destacando uma boa defesa em falta de João Félix, cobrada por baixo da barreira. O atacante português ainda marcou um gol perto dos acréscimos, mas estava impedido.
O Barça ampliou com Raphinha. Aos 5 minutos do segundo tempo, Fort cruzou da esquerda para Raphinha, que apareceu nas costas da defesa para completar.
Para dar emoção ao jogo e inflamar o estádio: Barbastro diminuiu. O time da casa, que pertence à quarta divisão espanhola, marcou com De Mesa aos 14 minutos. O centroavante aproveitou sobra após escanteio e finalizou na pequena área. E a equipe foi para cima, criando novas oportunidades em cima de falhas individuais do Barça.
Barça fez o terceiro com Lewandowski, mas seguiu sofrendo sustos. O artilheiro polonês entrou em campo no final e gerou um pênalti em disputa de cabeça. Ele mesmo foi para a cobrança e, com categoria, ampliou. Também de pênalti, o Barbastro fez o segundo, nos acréscimos, com Prat.