Como Zagallo liderou um vestiário em crise no Flamengo por tri histórico

Zagallo costumava se emocionar ao ver o gol de Petkovic aos 43 minutos do segundo tempo em 27 de maio de 2001. Em um dos momentos mais emblemáticos da trajetória dele no Flamengo, o Velho Lobo superou um vestiário em crise para conquistar o tricampeonato carioca histórico pelo clube.

Superando diferenças

O Fla conquistou o título sobre o Vasco após vencer por 3 a 1, revertendo a vantagem cruz-maltina do primeiro jogo.

Como treinador, Zagallo foi fundamental para amenizar os problemas de relacionamento entre Petkovic e Edílson. Os dois não se davam bem e o grupo estava rachado naquele momento.

Zagallo teve reuniões com o grupo. Pediu para darem fim à vaidade e jogarem pela torcida. "Eu confio em vocês. Esse time é bom pra c******! Pet e Edílson são as nossas referências e tenho certeza que vão decidir para a gente'", recordou Reinaldo sobre o discurso do treinador em entrevista à ESPN.

Edílson dizia que Pet reclamava muito e não gostava que os mais novos chegassem nele no treino. Isso teria desgastado o grupo. No dia do jogo, porém, os dois entraram focados em campo e se ajudaram.

Aqui dentro de campo é o preto e vermelho, é união. Fora de campo, se vocês não se dão, é outro problema. [...] Ou ganhávamos o tricampeonato ou não. Era uma fração de segundo para ganhar o título. Estava nos pés do Pet. Falo e vejo o Pet colocar a bola no gramado. Torci como nunca para que aquela bola entrasse. Só aquela bola com o Pet poderia conseguir o impossível.

Zagallo ao documentário em homenagem ao tri

Outros problemas

Na mesma semana do segundo jogo, Pet brigou com a diretoria do Flamengo. O problema era o não cumprimento das promessas para pagamento dos salários. Ele cogitou não jogar a decisão, mas foi convencido por um amigo a mudar de ideia um dia antes da partida.

Continua após a publicidade

Zagallo entendeu a situação e soube administrar na época. "Se não fosse ele, não teria jogado. Ele comprou a briga com a diretoria. Me disse que não interessava a diretoria, que me queria em campo para ter mais chances. A briga com a diretoria era tão grande, a falta de pagamento tão enorme... Ele me perguntou: 'Quer jogar?' Falei que sim. Ele respondeu que então eu iria jogar", afirmou Pet ao Extra em 2021.

O Velho Lobo considerava Pet um jogador difícil, mas ele sabia lidar. Teve jogo se cintura, conversava, lidava como se fosse pai. Sabia que precisava so sérvio.

Petkovic guarda as lembranças com carinho. No texto de despedida, relembrou a importância de Zagallo para um dos maiores momentos de sua carreira.

Título do tri em 2001 pelo Flamengo que nós conseguimos teve vários protagonistas, mas o ator principal foi você, "Velho Lobo", não o golaço do "Pet". Ver esse vídeo de você beijando o santinho depois do jogo na entrevista ainda dentro do campo no Maracanã e dizendo que o beijo é para mim, provoca lágrimas nos meus olhos. Joguei aquela decisão somente por ter sido bancado por ti, contrariando a diretoria, o velho pai, avô treinador, professor mostrou a sabedoria e colocou em primeiro lugar a importância da torcida, instituição, time, grupo indivíduo (eu) acima de tudo para fazer o que ele achava que era certo para conseguir o título tão desejado por ele e pelo 40M das pessoas.

Petkovic nas redes sociais

A conquista no Maracanã lotado ajudou a diminuir a dor pelo Maracanazo de 1950. Zagallo era soldado da Polícia do Exército naquela partida diante do Uruguai e viu tudo ao vivo.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes